Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

25 abril 2012

LIÇÃO 5 – PÉRGAMO, A IGREJA CASADA COM O MUNDO / IV – AS HERESIAS DE PÉRGAMO / CONCLUSÃO


[1]        “1. Doutrina de Balaão. Ensino pseudobíblico que, torcendo as Sagradas Escrituras através de artifícios teológicos e hermenêuticos, corrompia a graça de Deus, apresentando aos santos uma teologia permissiva e eticamente tolerante (Jd 4). O objetivo dessa doutrina era levar o povo de Deus à prostituição e à idolatria, a fim de, enfraquecendo-os moral e espiritualmente, extorqui-lhes os bens materiais. Era a teologia dos ladrões.
            O patrono desta doutrina era Balaão, filho de Beor que, embora profeta e teólogo, utilizou-se da profecia e da teologia para levar a maldição ao arraial hebreu (Nm 25). Subornado por Balaque, rei de Moabe, ensinou-lhe como levar a maldição às tentas hebreias. Por isso, o apóstolo Pedro taxa-o de louco (2 Pe 2.15,16). E Judas acusa-o de venalidade (Jd 11).
            Balaão tinha os seus discípulos em Pérgamo. Estimulados pela ganância, utilizavam-se de sua influência teológica sobre a igreja, a fim de leva-la a noivar-se com o mundo.”

[1]        “2. A doutrina dos nicolaítas. Não sabemos muita coisa acerca dos nicolaítas. O que sabemos é que a sua doutrina não destoava quase nada do ensino de Balaão. Pelo menos quanto ao conteúdo.
Se Balaão era dissimulado, sutil e teológico, os nicolaítas, fazendo abertamente comércio dos santos, publicamente apregoavam a repaganização da igreja, afirmando ser possível servir a Deus e aos ídolos. Utilizando-se de um linguajar bem elaborado, levaram muitos fiéis a se desviarem pelos caminhos da fornicação, do adultério e da idolatria.”

___________________ 
SUBSÍDIO
Portanto, o nome Nikolaitwn (nicolaítas) composto destas duas palavras tem o sentido de “vitória sobre o povo” ou “os que dominam o povo”.

1. A ORIGEM DA DOUTRINA DOS NICOLAÍTAS

Esta era uma heresia que se formava já no fim da era apostólica, com os falsos mestres deturpando a Pureza da Doutrina de Cristo e seus Apóstolos. A doutrina nicolaíta concebeu a idéia de uma casta especial e superior na Igreja, ou seja, o chamado Clero. Indo além, formou-se a idéia de uma hierarquia eclesiástica dentro deste mesmo clero. Há uma grande probabilidade, lógica e historicamente, de que estes nicolaítas, dos quais muito pouco se sabe, sejam os formadores do pensamento Católico Romano e, portanto, seus antecessores. 
PARA ACESSAR O SUBSÍDIO COMPLETO  CLIQUE AQUI


[1]        “Conclusão. Escrevendo aos filipenses, o apóstolo Paulo afirmou: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). Embora o cristão não tenha como evitar o lado “temporal” da vida, seu olhar deve fixar-se em sua redenção eterna. Jesus sabia da sedução que os bens terrenos podem exercer sobre nós e por isso advertiu: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.21). Por esse motivo, coloquemos o Senhor Jesus sempre em primeiro lugar.”


[1]        Revista Lições Bíblicas. AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE, a mensagem final de Cristo à Igreja. Lição 5 – Pérgamo, a igreja casada com o mundo. IV – As heresias de pérgamo. 1. Doutrina de Balaão. 2. A doutrina dos nicolaítas. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Carissimo PB,existe duas cidades?uma em ruinas e outra a parte?desculpe perguntar.E que nao entendi bem essa parte!
    Grande abraço fraterno..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Querido(a), a Paz do Senhor. Essas fotos são um recurso didático para melhor visualizar a cidade que estamos estudando, Pérgamo na Turquia.
      As fotos são recentes, mas algumas mostram as ruínas da cidade antiga, que possuem mais de 2000 anos. As ruínas estão localizadas ao lado da atual cidade de Pérgamo, no centro da cidade também há algumas construções que datam daquela época, por exemplo a Basílica vermelha, que está no slide. Provavelmente foi nessa igreja que aconteceram os fatos que estamos estudando. Espero ter ajudado a sanar sua dúvida. Deus abençoe o seu esforço de estar aqui estudando e aprendendo as lições bíblicas. Um grande abraço fraterno!
      Ismael Pereira de Oliveira

      Excluir
  2. Carissimo PB,esta muito bonito o novo mapa!as gotinhas como de chuva estao lindas..
    parabens,abraços fraternos!!

    ResponderExcluir
  3. Apaz do Senhor, e com muito prazer que venho agradecer a Deus, pela vossa vidapois tem muito ajudado no ensino da escola biblica dominical, que Deus continue lhes abençoando.
    Grato
    PB Jairo

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!