Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

08 abril 2012

LIÇÃO 3 – ÉFESO, A IGREJA DO AMOR ESQUECIDO / TEXTO ÁUREO / VERDADE PRÁTICA / INTRODUÇÃO

Quando perdemos o amor, perdemos o fervor da vida espiritual, precisamos clamar ao Senhor "Ressuscita-me"



SUBSÍDIO 

Amor e Medo

          Um amigo, que também é psicólogo, afirmou certo dia que o oposto do amor não é a raiva, o ódio, mas sim, o medo. Como cristão, recordei das Escrituras onde este sentimento, amor, ganha vida e sentido pleno, está presente inclusive no texto áureo da Bíblia como elemento fundamental: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). João, o apóstolo do amor, vai além em sua primeira epístola quando diz: “No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1 Jo 4.18). Observando esta citação bíblica podemos aprender muito sobre vários cenários comuns em nossos dias, quando grande parte da sociedade é dominada pelo medo, depressão e real falta de amor. Enfim, devo concordar com meu amigo: amor e medo se opõem.

           Lendo as cartas do Apocalipse às sete igrejas da Ásia, temos em primeiro plano as palavras de Cristo ao anjo da igreja em Éfeso, e refletimos: não seria um grande paradoxo que justamente a igreja antes pastoreada pelo apóstolo do amor, segundo diz a tradição cristã dos primeiros séculos, agora fosse repreendida por ter abandonado este sentimento? E mais, não seria isto um alerta de que podemos falhar, inclusive naquilo que um dia fomos referência?

           Para ver o subsídio completo de Israel Oliveira, CLIQUE AQUI

[1]        “Texto áureo: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres” (Ap 2.5).”


[1]        “Verdade prática: Se não voltarmos urgentemente ao primeiro amor, jamais viveremos o refrigério de um grande e poderoso avivamento.”


[1]        “Introdução: Em toda a Ásia Menor, não havia igreja mais obreira, dinâmica e ortodoxa do que a de Éfeso. O seu preparo teológico era tão sólido, que o seu pastor capacitara-se, inclusive, a confrontar os que se diziam apóstolos (Ap 2.2). Éfeso era a igreja apologética por excelência. Ela destacava-se também por seu testemunho, esforço e extenuante labor pela expansão do Reino de Deus.
Até o próprio Cristo elogiou os efésios. Eles eram uma referência em toda aquela região. Apesar de todas as suas inegáveis virtudes e qualidades, havia um sério problema com Éfeso. Se ela, porém, se dispusesse a resolvê-lo seria uma igreja perfeita.”

VIDEO AULA COM  ISRAEL OLIVEIRA



NESTA LIÇÃO TEMOS 4 PROFESSORES DIFERENTES MINISTRANDO AULAS EM VÍDEOS, PARA ACESSAR TODOS OS VÍDEOS CLIQUE AQUI

 
[1]        Revista Lições Bíblicas. AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE, a mensagem final de Cristo à Igreja. Lição 3 – Éfeso, a igreja do amor esquecido. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Achei muito boa, a colocação do nosso amado Prof. ISRAEL. Quando menciona sobre o filho que ficou em casa, no caso do filho pródigo.
    Serve-nos de uma valiosa lição! Devemos ter a cautela de sempre examinar a nós, e ver se realmente estamos no amor de Deus! Para que não corramos o risco de cairmos no erro daquele filho que ficou em casa! Fazendo sempre paulatinamente a sua missão cotidiana, mas seco por dentro! Fazendo tudo sem amor!
    Há uma referência Bíblica, citada pelo nosso Pr. Presidente, nesta Quarta 11/04, no ensino na nossa Sede que diz:

    Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio. Provérbios 15:17;

    Que Palavra!!! Doce Palavra, a Palavra de Deus!!
    Me guarde Jesus... Me ajude!
    Abraço, Ismael e Israel!
    Shallom Adonai.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!