Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

15 abril 2012

LIÇÃO 4 – ESMIRNA, A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR / TEXTO ÁUREO / VERDADE PRÁTICA / INTRODUÇÃO


SUBSÍDIO
A Igreja Sofredora


[2]           Segundo John Pitt*, “a perseguição revela os verdadeiros seguidores de Cristo. Os cristãos só de nome fugirão dela. Somente os dedicados permanecerão. Na história dos mártires é impressionante ver como enfrentaram a morte cheios de coragem. Encaravam a perseguição como uma honra e não como uma punição”. Isto pode ser observado claramente na vida dos cristãos do primeiro século que enfrentaram a fúria dos inimigos da fé evangélica (At 5.41). Vale lembrar ainda a atitude do primeiro mártir do cristianismo, Estevão, que aliás, deve ter sido um dos primeiros a ver o Cristo Glorificado (At 7.54-59). Não o vemos praguejar ou lançar palavras de maldição contra seus algozes, mas sim pedir a Deus que não os considerassem culpados (At 7.60).  
Em seu livro “Os amigos de Jesus”, publicado pela CPAD, E. Percy Ellis chama o apóstolo Tiago de “o amigo silencioso”. Tiago fazia parte do círculo de pessoas mais próximas de Jesus, todavia, sempre em silêncio. Acompanhei as conjecturas do autor sobre a personagem e não deixei de sentir um aperto no coração ao ler o fim da trajetória desde discípulo pouco conhecido. O Mestre investiu todo seu amor e dedicação, fez questão de tê-lo sempre muito próximo. A princípio imaginamos que este seguidor silencioso seria um dos grandes líderes de sua época, tais como Pedro ou João. Mas, ficamos surpresos ao lermos Atos 12.2. Tiago foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado e pouco sabemos do restante de sua história. É assim também em relação a muitos de nossos irmãos que, por amor a Cristo, têm sido brutalmente assassinados ao longo dos séculos. 
            John Pitt também relata em seu livro “Quando vem a perseguição”, que o irmão André, fundador de Portas abertas, em uma de suas viagens à Europa Oriental foi inquirido sobre a perseguição aos crentes em seu país, a Holanda. O irmão André sorriu e disse: [...]

Para acessar o subsídio completo  CLIQUE AQUI

__________________

São nos momentos mais difíceis que são revelados os verdadeiros adoradores



[1]        “Texto áureo: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10c).”

[1]        “Verdade prática: Nada poderá calar a Igreja de Cristo, nem a própria morte.”

[1]    “Introdução: A Igreja de Cristo está sendo impiedosamente perseguida. Embora localmente pareça tranquila, universalmente está sob fogo cerrado. A perseguição não é apenas física. Os santos são pressionados tanto pela cultura, quanto pelas instituições de um século que, por jazer no maligno, repudia e odeia os que são luz do mundo e sal da terra.
Esmirna é o emblema da igreja mártir. Se Laodiceia é a cara do mundo, Esmirna é o rosto do Cristo humilhado e ferido de Deus. Por isso, devota-lhe o mundo uma aversão insana e inexplicável. Mas como calar a voz daqueles, cujo sangue continua a clamar ao Juiz de toda a terra? Seu testemunho não será silenciado. Haverá de erguer-se tanto dos túmulos como dos lábios que se abrem com mansidão, para mostrar as razões da esperança cristã.
Compartilhemos o testemunho de Esmirna. Mesmo pressionada pelo inferno, soube como manter-se nas regiões celestiais em Cristo Jesus.”

VÍDEO AULA COM O PROFESSOR ISRAEL OLIVEIRA


PARA ACESSAR MAIS SUBSÍDIOS EM VÍDEO CLIQUE AQUI






[1]        Revista Lições Bíblicas. AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE, a mensagem final de Cristo à Igreja. Lição 4 – Esmirna, a igreja confessante e mártir. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2012.

[2]        Israel Oliveira - Arquiteto e Urbanista. Membro da Igreja Assembléia de Deus em Palmas/TO.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!