Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

08 outubro 2011

LIÇÃO 03 - APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM / III A PORTA DO MONTURO, DA FONTE E DA GUARDA / CONCLUSÃO

[1] "1. A porta do monturo. Segundo o dicionário bíblico Wycliffe, "essa porta recebeu este nome porque o lixo da cidade era levado através dela para ser queimado no vale de Hinom". Que lição nos traz a Porta do Monturo? A igreja e a família devem ter cuidado para não se contaminar com o lixo deste mundo: heresias, apostasias, imoralidades e mentiras.
Se não tomarmos cuidado, todo esse lixo invadirá nossos lares por intermédio da mídia. Infelizmente, muitos são os que passam horas seguidas diante da tevê e da internet, permitindo que  a abominação lhes entre pela casa. A Palavra de Deus adverte-nos: "Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema". Os programas de TV, com raras exceções, estimulam a prostituição, o adultério, a fornicação e o homossexualismo. Tomemos cuidado, pois, com o que vemos, ouvimos e lemos, pois as Sagradas Escrituras alertam-nos a não colocarmos coisas más diante dos nossos olhos. Querido irmão, não se contamine com o lixo desse mundo!"

[1] "2. A porta da fonte. Essa porta ficava próxima ao Tanque de Siloé, ou Tanque do Rei. A porta da Fonte não é uma figura bastante forte da Palavra de Deus? Ela nos mata a sede espiritual, limpa-nos de todo o pecado e vivifica-nos a alma. Muitos já não recorrem mais a essa fonte e o resultado é a sequidão espiritual. Preferem as cisternas rotas deste mundo. Tem você bebido regularmente da fonte da água da vida? Jesus é a porta da vida eterna."

[1] "3. Porta de Micfade ou porta da guarda. Localizada na seção nordeste de Jerusalém, a Porta da Guarda, ao que tudo indica, ficava adjacente ao Templo. Ela faz-nos lembrar a guarda dos preceitos divinos: "Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, par sempre, até o fim".
Se quisermos as bênçãos do Senhor, obedeçamos aos seus preceitos. Se os deixarmos, arcaremos com pesadas consequências: miséria e destruição. Assim se deu com Judá, cujos habitantes, por ignorarem a Lei a Deus, além de contemplarem a destruição de Jerusalém, amargaram um cativeiro de setenta anos em Babilônia. O líder autêntico incentiva o povo a obedecer e a amar a Palavra de Deus."

[1] "Conclusão. Aprendemos, nesta aula, preciosas lições com as portas de Jerusalém. Roguemos a Deus que nos ensine a discernir todos os momentos de nossas lutas e provações, para que sejamos sempre sábios. As crises, apesar de seu desconforto, sempre nos tornam mais sábios espiritualmente. Foi o que aconteceu com Neemias.


[1] Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 4°Trimestre. Lição 03 - Aprendendo com as portas de Jerusalém. III A porta do monturo, da fonte e da guarda. 1. A porta do Monturo. 2. A porta da Fonte. 3. Porta de Micfade ou Porta da Guarda. Conclusão.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. obrigado pela vossa orientação, eis que me é muito util o conhecimento das coisas dos ceus, explicação detalhada e muito clara

    ResponderExcluir
  2. Muito conforto espiritual senti ao encontro o estudo que estava procurando apos a leitura da Bíblia.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!