Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

19 junho 2011

LIÇÃO 13 - AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA! / II O CLAMOR DO PROFETA HABACUQUE


*      "Profeta de Deus, tinha ele consciência do pecado de seu povo e do juízo que estava prestes a abater-se sobre sua gente."

COMENTÁRIO: Pb. Ismael Pereira de Oliveira

        O profeta Habacuque era um homem que amava o seu povo, quando o profeta percebeu que a ira de Deus se levantaria contra a casa de Judá, ele começou a interceder a Deus pelo povo, ele não concordava com os erros praticados pelos judeus, sabia das consequências dessas atitudes pecaminosas, sabia como Deus reagiria aos pecados do povo. Podemos dizer que há uma semelhança entre o profeta Habacuque e o grande líder Moisés.
       O pastor Moisés não compactuou com o pecado do povo de Israel no monte Sinai, pois quando desceu do monte, tratou com rigor o povo que havia pecado, destruiu imediatamente o bezerro de ouro e tomou uma série de outras atitudes para voltar o povo à obediência e à reverência a Deus. Quando Deus disse que iria acender sua ira contra o povo, Moisés fez uma grande defesa do povo diante de Deus, intercedeu sabiamente (Ex 32. 9–14). Deus prometera fazer de Moisés uma grande nação “Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.” (Ex 32. 10) Deus faz uma grande proposta para Moisés, faria dele uma grande nação, iniciaria um novo projeto a partir de Moisés, mas, que amor extraordinário tinha Moisés pelo seu povo, pediu até que Deus riscasse o seu nome do Livro da Vida se não perdoasse aquele povo “Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito.” (Ex 32. 31 e 32).
       Como é raro ver um líder como Moisés. Já vi tantos que se dizem líderes na igreja, tratarem o povo com desprezo, totalmente desprovidos de amor, chegam a dizer que as portas da igreja estão abertas e faz um convite para o crente se retirar. Tem crente que some da igreja meses e até anos e certas lideranças da igreja não sentem a sua falta, não fazem uma visita. Há que se diferenciar entre amor pelo povo e compactuar com o pecado, pois há líderes que por aceitar todo tipo de comportamento do povo acham que é uma forma de demonstrar o amor pelo seu povo, estão equivocados.
Estudar esta lição só para saber o quê e como aconteceu, sem aplicar aos nossos dias, não faz sentindo algum. Habacuque foi um homem preocupado com o estado espiritual de seu povo, e o grande clamor de intercessão que aquele profeta fez foi motivado pelo amor que ele sentia pelo seu povo. A nossa nação também precisa de um grande avivamento, vamos todos interceder com fervor e amor pelo nosso povo, e com certeza veremos um grande avivamento sacudir a nação brasileira. 

*      "Em seu coração, havia a plena certeza de que um remanescente fiel não haveria de perecer diante de Babilônia."


COMENTÁRIO: Pb. Ismael Pereira de Oliveira

          Em momentos de lutas e adversidades extremas, podemos ter esperança, pois temos um Deus que é especialista em restauração. Se a dificuldade chegou na tua mesa, lembre-se da viúva de Serepta que já se preparava para a última refeição, e o Deus que providencia o alimento e restaura as finanças, moveu-se a favor daquela mulher através do profeta Elias (1Rs 17), não tenho dúvidas de que o nosso Deus está iniciando um processo de restauração dentro de muitos lares a partir desta lição. Glórias a Deus!
Se você está enfrentando uma enfermidade como a mulher do fluxo de sangue que há 12 anos lutava contra aquela enfermidade e já havia padecido muito com muito médicos, lembre-se do encontro dessa mulher com a fonte restauradora (Mc 5. 25-34), tenha a mesma certeza de que o nosso Deus vai te restaurar neste dia, ele é especialista em restauração.
Se você está como os discípulos no barco, lutando contra a maré por causa dos fortes ventos, e já está até pensando como os discípulos, “mestre, estamos morrendo”, você acha que já é o fim da sua vida. Lembre-se de que no barco estava o maior especialista em restauração. Os discípulos ficaram perplexos com o poder restaurador de Jesus, “Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4. 41). Não há situações complexas que Ele não possa resolver, “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” (Jo 11. 40) Hoje a única coisa que você precisa fazer é crer e abrir os olhos para contemplar a glória de Deus.
Foi pensando dessa forma, lembrando-se dos grandes atos de Deus que o profeta Habacuque encheu-se de esperança e teve a certeza de que a restauração viria da parte de Deus. Pense como Habacuque, e tenha essa mesma certeza.

*           "Fazia-se urgente uma mudança de vida entre os filhos de Israel."


COMENTÁRIO: Pb. Ismael Pereira de Oliveira

          Se há um crente – não importa se líder ou membro da igreja – que vive se escondendo dos cobradores, não paga suas dívidas e não honra o próprio nome ou o nome da igreja, esse crente precisa de um avivamento, pois Deus não aprova esse tipo de conduta e quando um crente está avivado, ele muda o comportamento da sua vida. Esse é apenas um exemplo de vários que poderíamos aqui enumerar mostrando que tipo de mudança de vida existe na vida de um crente avivado.
          Na época do profeta Habacuque havia muitas injustiças, violência e idolatria entre o povo, logo o profeta percebeu que para mudar aquele cenário era preciso um grande avivamento. O avivamento vai conduzir o povo ao arrependimento, e esse é o primeiro passo para que haja de fato uma mudança, pois como uma pessoa vai mudar de vida se ela não se arrepende? E como ela vai se arrepender se ela não tiver consciência de que está pecando? E como ela vai ter consciência de que está pecando se ela não ouvir a Palavra de Deus? E como ela vai ouvir a Palavra se não há quem pregue? Portanto, esse avivamento genuíno tem origem na Palavra de Deus. A partir do avivamento o crente passa a viver uma vida de justiça, pureza e santidade.

* Texto extraído da revista da escola dominical CPAD 2°Trimestre, lição 13, II - O clamor do profeta Habacuque

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. amem eu creio que DEUS trara grandes avivamento nesses últimos tempo.

    ResponderExcluir
  2. amem eu creio que DEUS trara grandes avivamento nesses últimos tempo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!