Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

28 junho 2011

LIÇÃO 01 - O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS / I - CONCEITOS BÍBLICO DE REINO DE DEUS

* "Soma de "todas as bençãos, promessas e alianças que o Todo-Poderoso destinou aos que recebem a Cristo Jesus"


SUBSÍDIO: Pb. Ismael Pereira de Oliveira

O pastor Wagner Gaby, comentarista da revista, sintetizou muito bem a definição de Reino de Deus, “a soma de todas as bênçãos, promessas e alianças que o Todo-poderoso destinou aos que recebem a Cristo Jesus”.

Quem faz parte do Reino? Todos os que recebem a Cristo Jesus. Portanto, eu e você que já aceitamos a Cristo Jesus e fazemos a sua vontade, já estamos inseridos dentro do Reino de Deus. Já podemos dizer que temos mais uma pátria, além de sermos cidadãos da terra, agora somos cidadãos do Reino dos Céus.
Quem governa nesse Reino dos Céus? O Todo-poderoso, é Ele quem comanda, quem cria as normas desse Reino, quem cuida dos seus habitantes. O seu domínio é eterno, “O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações”. (Sl 145.13).
Quais as vantagens de pertencer a esse Reino dos Céus? O Todo-poderoso destina aos seus habitantes todas as bênçãos, promessas e faz alianças eternas com o seu povo. Se você consegue definir o que seria “todas as bênçãos” consegue entender as vantagens de pertencer a esse Reino de Deus.
Observe que essa definição de Reino de Deus é muito semelhante com a definição de reino da terra que conhecemos e vivemos, pois tem Governo soberano, tem povo e tem território (a Canaã celestial). Só nos falta morarmos na Pátria celestial, somos aqui forasteiros, mas em breve Jesus nos levará para morarmos com Ele nos Céus. “virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (Jo 14.3). Aleluia!


* "PRESENTE:... está presente na vida dos filhos de Deus. FUTURO:... está ligado ao reino milenar de Cristo sobre a terra"

Como podemos descrever os aspectos do Reino de Deus no presente? Podemos observar o Reino de Deus na atualidade através da vida dos filhos de Deus, pois nós que aceitamos a Cristo, andamos segundo as regras e os valores do Reino de Deus.

Os princípios da Palavra de Deus estão acima dos princípios humanos, as leis divinas são perfeitas, ao andarmos segundo esses princípios e normas do Reino transmitimos os aspectos do Reino de Deus.
Contamos com ajuda do Espírito Santo para vivermos segundo a vontade de Deus. Como Ele nos ajuda? “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” (Gl 5.22). Não há como não sermos diferentes com todas essas qualidades em nossas atitudes no dia-a-dia.
Como podemos descrever os aspectos do Reino de Deus no futuro? No futuro o Reino de Deus será manifestado de forma explícita. O Reino de Deus será literalmente instalado nesta terra, Cristo Jesus governará toda a terra por mil anos, e nós a Igreja do Senhor, governaremos com Ele. Nesse período todos estarão sujeitos às normas do Reino dos Céus e Deus julgará todas as nações segundo a sua Palavra. “Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade” (Sl 96.13).


* "Deus criou os céus e a terra. Ele tem o governo de todas as coisas. Seu domínio, soberania e autoridade real jamais terão fim."

Quem governa o Reino dos Céus é eterno, consequentemente o seu domínio também é eterno. Agora vamos estudar o campo de atuação desse governo.
A competência de governar de um prefeito é limitada ao tamanho do seu município, ou seja, ele só pode governar dentro daquele município. Essa limitação vale também para governador de Estado e presidente da República, todos os governos terrenos estão limitados aos limites do seu território.
Seguindo o mesmo raciocínio do parágrafo anterior, analisemos agora a competência do governo do Reino de Deus. O nosso governante criou os céus e a terra e todas as coisas que neles há, portanto, a sua competência de governar é tanto no céu como na terra.
Deus é soberano e governa o mundo todo, intervém na criação e na história. Um bom exemplo para relembrarmos é a manifestação poderosa de Deus no Egito para libertar Israel da escravidão de Faraó. O rei do Egito achou que o seu governo era absolutamente soberano, ainda endureceu várias vezes o seu coração contra Israel, mas descobriu que havia um governo superior ao dele.
É ou não é bom pertencer ao Reino de Deus e ser submisso a esse governo soberano?


* Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 01. I - Conceitos bíblicos de Reino de Deus.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!