Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

14 junho 2011

LIÇÃO 12 - CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL / II - A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS



* "Satanás é astuto e usa de sutilezas para enganar e macular a Igreja do Senhor. Os falsos mestres e profetas utilizam vários disfarces para semear suas heresias... apresentam-se como ovelhas; interiormente, porém, são lobos predadores"
** “Vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mt 7. 15) Jesus ao descrever a forma de Satanás agir, deixa claro que um olhar precipitado ou um olhar simples do homem para os agentes de Satanás só identifica as vestes de ovelha. Então o que fazer para identificar as ciladas do Diabo? De que forma eu devo olhar? No mesmo versículo citado Jesus já começa dizendo “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas”, ou seja, Jesus disse para agir com cuidado, prudência e sem precipitação para evitar os maus resultados. Esse agentes de Satanás chegam em nossas igrejas com vestes de ovelhas, são os melhores dizimistas, são as pessoas que mais se envolvem nos trabalhos da igreja, auxiliam os líderes nos seu departamentos, são pessoas excelentes para se relacionar, querem sempre estar perto da liderança da igreja, as vezes pregam e/ou cantam muito bem, e muitos ainda dizem, “esse irmão é uma benção!” Geralmente quem mais fica fascinado com a forma de agir dessas pessoas são as nossas lideranças, por não ter em sua igreja pessoas com tanta disposição para trabalhar, e se o dízimo é alto, aí é que ele(a) chama mesmo a atenção. Já vi pessoas “caírem de paraquedas” dentro da igreja, ninguém sabe de onde vem, o que elas faziam, qual é o seu histórico e crescem no ministério de forma assustadora, chegam rápido a fazer parte da convenção da igreja, e não muito tempo depois começamos a descobrir o passado dessas pessoas, já vi alguns fugirem da cidade para não serem pegos pela polícia e o que fica são os prejuízos para o nome da igreja e alguns irmãos escandalizados. Por isso devemos agir como na igreja primitiva, “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (At 3.2), afinal de contas, estamos separando pessoas para o ministério por ordem do Espírito Santo ou por razões pessoais? É meu amigo, é meu parente, não quero que ele vá para outra igreja, pois posso perder o dízimo desse irmão. “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.” (1 Tm 5.22). Os falsos profetas não surgem do nada, eles nascem dentro das nossas igrejas. Infelizmente, há alguns intitulado “pastores” que ficam no máximo 6 meses numa igreja, é o tempo que eles precisam para destruir a igreja naquele lugar, e o pior, continuam recebendo igrejas para pastorear por serem pessoas muito influentes. Pela nossa falta de cautela, de prudência, o Diabo tem colocado muitos lobos disfarçados de ovelhas dentro das nossas igrejas e muitas heresias e divisões tem surgidos. Vigiemos e oremos.

* "Eles pregavam palavras bonitas e raciocínio capcioso, a fim de enganar e seduzir os salvos."
** “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (Cl 2. 8), não é de hoje que os falso mestres se utilizam de algumas armas, como por exemplo as que o Apóstolo Paulo já descrevera aos colossenses; filosofias, vãs sutilezas, tradições dos homens e rudimentos do mundo. Hoje os falsos doutores ainda contam com as vantagens da tecnologia e do avanço da ciência (principalmente na área psicológica houve muitos avanços), como já foi exposto no slide, muitos agem baseado em pesquisas, e procuram aplicar uma filosofia que agrada a maioria. Já conversei com pregadores que disse saber exatamente o que aquele povo quer ouvir só em analisar o perfil da igreja. A pergunta é; quem sabe exatamente o que a igreja precisa ouvir não é o Espírito Santo? Agradar a maioria não é difícil, basta identificar seus anseios e aplicar diversas técnicas de oratória e de psicologia. A maneira mais eficiente de desmascarar esses falsos profetas é conhecer profundamente a Palavra de Deus e não se prender à forma do discurso empolgante, e sim ao conteúdo do discurso, analisando tudo à luz da Bíblia.

* "Satanás lança mão de todos os meios possíveis para induzir ao erro o povo de Deus... Um dos maiores desafios da igreja nestes últimos dias é lutar contra os ardis e enganos do Inimigo."
** “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.” (Mt 23.13), Tanto o falso profeta como os que se tornam suas presas não entrarão no reino dos céus, foi o que disse Jesus. A porta que conduz ao céu já é estreita e apertado é o caminho, não necessitamos de pessoas que acham que precisam estreitar mais ainda com seus legalismos ou coronelismos disfarçado de evangelho. Outra característica dos falsos mestres é que eles querem que suas presas olhem para o que é verdadeiro e vejam uma mentira, “E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem. Responderam-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados?” (Jo 7. 45-47) As presas dos falsos profetas acabam por acreditar que nós é que estamos errados. Outra característica do texto acima é que os falsos mestres colocam suas presas para trabalharem contra, e tentarem destruir aqueles que falam a verdade a respeito do reino dos céus. Há tantas pessoas que defendem os falsos profetas, essas pessoas já viraram suas presas. Lutemos pois contra os enganos do Inimigo e cuidemos para não nos tornamos suas presas e consequentemente ficarmos de fora do reino dos céus.

* Texto extraído da revista da escola dominical CPAD 2°Trimestre, lição 12, II - A sutileza de satanás no fim dos tempos.
** Pb. Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!