Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

04 junho 2011

LIÇÃO 11 - UMA IGREJA AUTENTICAMENTE PENTECOSTAL / III A IGREJA PENTECOSTAL NÃO DEVE DESCUIDAR DO SERVIÇO SOCIAL E DA COMUNHÃO

* "Tanto a evangelização quanto a assistência social fazem parte da missão integral da Igreja de Cristo."...

**  Não precisamos romper as fronteiras das nossas igrejas ou cidade ou país para prestarmos um serviço social. Temos pessoas carentes de alimentos, de roupas, de remédios, de transportes etc. dentro das nossas igrejas, da nossa cidade e do nosso país, “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” Gl 6. 10. O que move esse departamento na sociedade é o voto político, a pressão da mídia, pressão de ONGs e outros organismos internacionais, mas na igreja o que deve mover esse departamento é a COMPAIXÃO. Jesus ao olhar a multidão com fome não teve coragem de despedi-los como estavam, e teve grande compaixão por eles, assim operou um grande milagre da multiplicação, saciou a todos e ainda sobrou. Esta passagem bíblica nos ensina que essa compaixão pelo próximo realiza em nossas vidas o milagre da multiplicação, Deus se encarrega de multiplicar e ainda fazer sobrar o que está em nossas mãos, glórias a Deus!

Infelizmente temos presenciado em muitas igrejas, pastores que exigem os dízimos, as ofertas e outras contribuições dos seus membros, mas não atendem aos irmãos que precisam comprar uma caixinha de remédio. Temos visto igrejas que tem potencial para criar até bolsas universitárias para os irmãos mais carentes e não investem nem 1% desse dinheiro nesse projeto social. Onde está a compaixão? Que pentecostes queremos viver nesses últimos dias? A promoção do bem-estar das pessoas contribui e muito com a expansão do evangelho e o fortalecimento da comunhão dos irmãos.

* "Como a igreja pode afirmar ser cheia do Espírito Santo se não atende aos necessitados? Socorrê-los é antes de tudo um preceito bíblico"...
** As necessidades podem ter várias origens, as materiais já foram abordadas no tema anterior, agora podemos falar de necessidades emocionais e espirituais. Há tantas pessoas que tem necessidade de compartilhar sua vida emocional com alguém, pedir uma orientação, um conselho, uma ideia. Há tantos relacionamentos que poderiam ter mais sucesso se alguém compartilhasse com a dor do próximo, muitos casamentos, noivados, namoros e amizades seriam salvos. Mas, um dos maiores problemas nessa área chama-se a “confiança”, as pessoas querem achar alguém com quem possam compartilhar suas vidas e no outro dia ela não apareça na primeira página do jornal. Há muitos que necessitam de ser atendidos na vida espiritual, há pessoas que necessitam de uma visita por estar enfermas, por estar desanimadas. Se um irmão falta aos trabalhos da igreja um mês inteiro, parece que ninguém percebe ou sente a sua falta e isso tem levado muitas pessoas a mudarem de igrejas ou até mesmo apostatar da fé. Necessidades, todos nós temos, mas quando ajudamos os outros necessitados nós também nos fortalecemos e isso gera um crescimento saudável para a igreja. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mt 22. 39, esse é o segundo maior mandamento.


* "A comunhão cristã é o vínculo de unidade fraternal que, sustentada pelo Espírito Santo, constrange os crentes a se sentirem um só corpo em Jesus Cristo."...

** O evangelho de Cristo é fantástico, pois nos une a outras pessoas com diferentes filosofias de vida, divergências culturais, fisiológicas, ideológicas e sociológicas. Aqui no Brasil a diferença sociológica é uma das piores barreiras a serem quebradas, pois elas estão presente nas novelas, nos filmes, nas revistas e muitos outros meios de comunicação, e a sociedade absorve isso junto com o sistema capitalista. Em nossas igrejas devemos ter cuidado para não se formar grupinhos sociais, para não deixar que a igreja se transforme num palco de desfile de moda, onde a maior intenção ao vir à igreja é avaliar a combinação das cores da roupa, a marca e o modelo, pois tais competições só causam frustações em muitas pessoas e consequentemente a frustação dos menos abastados financeiramente. Há pessoas que observam até quantas vezes fulano teve oportunidades na igreja e começa a demonstrar total insatisfação com a liderança de determinado departamento e com a pessoa que recebe a oportunidade. Há pessoas que ficam observando quem é convidado para o aniversário de fulano, ou que cada um trouxe de presente e aí começa a formação de outros grupinhos dentro da igreja. Mas, se queremos uma igreja genuinamente avivada, temos que deixar todas as diferenças de lado e trabalhar incansavelmente pela comunhão com todos os irmãos. “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” Sl 133.1, Se houver união, Deus determina muitas bênçãos para essa igreja é só terminar de ler esse salmo para ver quantas bênçãos estão prometidas para a igreja que vive em comunhão. Oremos para que, se houver grupinhos formados em nossas igrejas, Deus possa desfazê-los afim de que desfrutemos das grandes bênçãos de Deus sobre nossas vidas. Até a nossa oferta está condicionada à comunhão, “Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.” Mt 5. 24.

* Texto extraído da revista da escola dominical CPAD 2°Trimestre, lição 11, III A Igreja pentecostal não deve descuidar do serviço social e da comunhão. 
** Presbítero Ismael Pereira de Oliveira 

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!