Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

14 junho 2011

LIÇÃO 12 - CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL / I - FALSOS DOUTORES E PROFETAS

* "Lamentavelmente, na atualidade, algumas igrejas pentecostais têm sido invadidas por uma avalanche de heresias e apostasias."


** “Cuidado, que ninguém os engane.”   Mt 24. 4, em poucas palavras Jesus disse muita coisa. Primeiro, “cuidado”, o Senhor deixou claro que é minha responsabilidade, que devo tomar as devidas providências para não sermos enganados, portanto, nada de cruzarmos os braços e acharmos que a responsabilidade é só do pastor da igreja em combater os falsos doutores e profetas, pois foi o pastor (Jesus) quem fez essa recomendação para as suas ovelhas (discípulos). Segundo, “ninguém”, ou seja, há sempre alguém que está utilizando do artifício do engando, e eles estão por aí se passando de doutores e profetas de Deus, usam até das músicas evangélicas para enganar o povo, o dinheiro e a fama são os focos principais dessas pessoas, por exemplo, Luan Santana gravou “conquistando o impossível” e dizem que agora vai gravar um CD gospel, duvido que seja por inspiração divina. Hoje é mais fácil ainda para os falsos doutores causarem grandes estragos, pois a mídia está muito globalizada, há muita facilidade de divulgar suas heresias, por exemplo, no YouTube um vídeo pode fazer sucesso da noite para o dia, há pessoas ensinando de tudo pela internet e televisão, como bem está colocado na revista da EBD “blasfemam o caminho da verdade com inovações doutrinárias”. Terceiro, “os engane”, estamos passíveis de sermos enganados, por isso mesmo Jesus fez uma advertência e colocou nessa ordem não por acaso, mas por uma questão de prioridade, “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação;". Mt  26. 41, a oração sem a vigilância é muito perigoso, vigie primeiro e depois ore. Eu já presenciei pessoas com muitos anos de crente que pareciam ter uma fé tão sólida na palavra do Senhor, saírem de nossas igrejas para uma neopentecostal e ainda ficarem murmurando contra a igreja que frequentaram durante toda a vida, depois se decepcionam com essa nova igreja, ficam envergonhados de voltar para a primeira igreja e ficam pulando de igreja em igreja e as vezes termina por ficarem sem congregar. Os falsos doutores tem destruído muitas vidas espirituais e muitos ministérios. Essa avalanche de heresias está provocando muitas divisões em nossas igrejas e muitas apostasias.  ”Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” 1 Cor 10. 12.

* "falsos mestres e líderes, que disseminam o engano entre o povo de Deus; homens presunçosos, que com os seus ensinos fraudulentos, acabam por corromper a sã doutrina."


** Quais são as características de um falso mestre? Como eles agem dentro da igreja? Como o Senhor ver esses falsos doutores?

Primeiro, algumas características que podemos observar dos falsos mestres é a ganância pelo poder, pelo dinheiro e pela fama, estão com o coração cheio de avareza, às vezes tentam mostrar uma humildade que logo percebemos que não existe neles. Jesus nos orienta a identificar os falsos mestres de uma forma segura, “porque pelo fruto se conhece a árvore.” Mt. 12. 33, um dos maiores erros em nossas igrejas hoje é convidar alguém para ministrar ou cantar em determinados eventos só porque essas pessoas estão fazendo sucesso ou pelo clamor da multidão (crentes) que querem ver  o(a) “famoso(a)” pregador(a) ou cantor(a), muitos deles não tem uma igreja de referência, não congregam em lugar nenhum, não tem compromisso nem com Deus, vivem da forma que bem entendem, só querem se dar bem ganhando a admiração e o dinheiro dos crentes. Jamais deveríamos admitir alguém nos púlpitos de nossas igrejas sem conhecer os frutos (as ações dessa pessoa), se houvesse essa prudência entre muitos lideres (não estou generalizando, pois há muitos pastores sábios e prudentes), os falsos mestres teriam menos espaço e causariam menos prejuízos à obra do Senhor.

Segundo, a forma de agir dos falsos doutores dentro da igreja é muito bem descrita pelo Apóstolo Pedro, “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição” 2Pe 2.1. Observe que o Apóstolo disse que eles trazem as heresias de forma encoberta, ou seja, aparentemente não há nada de errado com eles, inclusive utilizam a mesma Bíblia que a nossa, a forma de comportar e agir diante do povo até causa admiração, mas eles aplicam dentro da igreja muitas técnicas psicológicas, técnicas de oratória e muitas outras que possa enganar as pessoas, falar bonito ou emocionar o povo, não é sinônimo de estar cheio do Espírito Santo. Pedro acrescenta mais ainda “por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas” e na verdade hoje parece até leilão, “quem dá mais?” Já vi pastores que não sabiam mais o que fazer com a programação da festa porque o pregador ou cantor não apareceu e nem justificou, e o motivo era porque havia recebido uma “proposta” melhor. Já presenciei pessoas renomadas utilizando técnicas psicológicas e de anatomia para fazer as pessoas caírem e muitos pensam que caíram pelo grande poder Deus, hoje estamos na onda do “cai, cai” se o pregador orar pelas pessoas e não caírem, logo o povo diz que esse pregador não está cheio do poder de Deus, “E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade” 2Pe 2.2.  O apóstolo acrescentou mais “Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção.” 2Pe 2.19, há hoje igrejas que há tanta liberdade que segundo eles, nem a homossexualidade é mais pecado diante de Deus, Há quem se diga pastor e “casado” com outra pessoa no mesmo sexo. Verdadeiramente a iniquidade tem se multiplicado.

Terceiro, Deus sabe de tudo e o Apóstolo Pedro afirma que haverá sim uma hora em que eles serão julgados, “Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;” 2Pe 2.13. O Galardão da injustiça os aguarda. Jesus acrescenta “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.” Mt. 18.6.

* "Se quisermos preservar a sã doutrina, precisamos voltar a priorizar o estudo da Palavra de Deus... você tem se dedicado ao estudo sistemático da Palavra de Deus?"
** Quando nós precisamos de alimento? Quando ainda criança o alimento nos serve para crescermos e desenvolvermos, quando adultos continuamos a precisar de alimento para nos mantermos fortes e resistentes às doenças, a falta de alimento trás sérias consequências de saúde. A vida espiritual é semelhante à vida material, o nosso alimento é a Palavra de Deus, enquanto recém-convertidos precisamos de alimento para crescer, e mesmo chegando à fase “adulta” precisamos todos os dias desse alimento. Há pessoas que dizem que já tem tanto tempo de crente que não precisam mais ir à Escola Bíblica Dominical, nem aos cultos de ensinos, na verdade essas pessoas não sabem ainda nem para que serve a Bíblia Sagrada.

Para avaliarmos o nível de prioridade que a Palavra está ocupando hoje em nossas igrejas é só observar a quantidade de pessoas que saem da igreja na hora do sermão, basta verificar o tempo que se está dando para a Palavra no culto, às vezes ocupa-se 90% do tempo com louvor e o restante para a palavra e a conclusão do culto. Se houver duas programações para os jovens, um dia louvorzão e no outro estudo bíblico, verifique a quantidade de jovens que aparecerão em cada dia. Se for para dançar, pular e gritar o povo vai e passa até a noite toda se deixar, se for para passar uma hora estudando a bíblia dizem que é entediante, que não tem paciência para isso. Se muitos jovens hoje não querem saber de estudar a Bíblia na igreja, imagine em casa. Se hoje não estudam a Bíblia como será o futuro da igreja? pois serão eles que ocuparão os lugares no ministério, como combaterão os falsos doutores e profetas? Há muitas pessoas velhas de crente, mas meninos na fé, não desenvolveram a vida espiritual e dão muito trabalho para o pastor da igreja.
Há outro agravante nos dias atuais, há muitas pessoas chegando ao ministério pastoral que não gostam e nem se dedicam ao ministério da palavra. Há pouquíssimas pessoas dispostas a pagar o preço do ministério da palavra, preferem a facilidade do louvor e talvez por isso os falsos doutores estão encontrando muito espaço em nossas igrejas.

* Texto extraído da revista da escola dominical CPAD 2°Trimestre, lição 12, I - Falsos doutores e profetas.
** Pb. Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!