Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

28 junho 2011

LIÇÃO 01 - O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS / II O REINO DE DEUS NAS ESCRITURAS

* "Apesar da expressão Reino de Deus não aparecer no Antigo Testamento, o Senhor é apresentado como o Rei de Israel, da terra e de todo o universo"


SUBSÍDIO: Pb. Ismael Pereira de Oliveira

“Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei” (Is 43.15) no Antigo Testamento o Senhor já se manifestava para o homem como Rei e apresentou sua justificativa em poucas palavras, Eu sou o Criador de Israel, em outras palavras Deus disse; quem pode dominar a criatura melhor do que o Criador? Qual criatura poderá ser melhor do que o Criador? Quem poderia entender melhor a criatura do que o Criador? Quem poderia fazer pela criatura mais do que o Criador?

Outra observação importante a fazer é a preocupação de Deus com a sua criatura, Ele não criou a nação de Israel e a entregou a própria sorte, mas chamou para si a responsabilidade de governar sobre Israel. "Eu sou o Senhor... vosso Rei".
Mas Deus não trata apenas Israel dessa forma, “Pois Deus é o Rei de toda a terra,” (Sl 29.10), Deus nunca abandonou a sua criação e nunca entregou a outro a responsabilidade de governar, Ele é Senhor de toda a terra. Glórias a Deus!


* "A mensagem central do ensino neotestamentário é o Reino de Deus. Este foi apregoado por João Batista e confirmado pelo ensino de Jesus Cristo"



Observe a preocupação de Deus com a sua criatura decaída “Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo” (Mq 7.2), mesmo não vendo um justo sobre a terra, Deus continuou amando a sua criatura, preparou e executou o maior plano de resgate da história humana, a encarnação de Jesus Cristo para anunciar o Reino dos Céus e abrir caminho para o homem viver nesse Reino. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16).

Surge um precursor de Jesus, chamado João Batista, escolhido desde o ventre. Pregava no deserto “Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos céus” (Mt 3.2), não tem como fazer parte do Reino dos céus se não passar pelo caminho do arrependimento, o homem estava na direção errada, era preciso se arrepender de andar naquela direção e pegar um novo caminho que os levaria a experimentar o Reino dos céus.
Jesus começa a ensinar à casa de Israel como fazer para viver o Reino de Deus, veja os vídeos relacionados com esta lição. Jesus não concordava com os maiores religiosos da época e foi muito perseguido por eles, isso significa que o Reino dos céus é maior do que a religiosidade.
Jesus combatia a forma de agir daqueles líderes religiosos, “porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.” (Mt 5.20), não se entra no Reino dos céus pelo título, pois Israel era a nação criada pelo Senhor, ostentava grandes nomes, mas precisava muito mais do que títulos, precisava de uma mudança de vida, nascer de novo.  “Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3).


* "Quando comparadas entre os Evangelhos sinóticos - Mateus, Marcos e Lucas - são sinônimas e intercambiáveis"

O povo judeu tem um grande respeito ao nome de Deus, “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Ex 20.7).


O evangelista Mateus fez uma adequação ao termo Reino de Deus para Reino dos céus, talvez para evitar uma rejeição da mensagem do Reino de Deus pelo povo israelita. Porém, as duas expressões são sinônimas e intercambiáveis, conforme já expôs o comentarista da lição.

* Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 01. II - O Reino de Deus nas Escrituras.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!