Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

14 junho 2011

LIÇÃO 12 - CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL / III - A IGREJA É A GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA

* "A igreja deve preservar a sã doutrina, mas só conseguirá tal intento mediante o estudo sistemático e ortodoxo da Palavra de Deus"...
"O Senhor adverte-nos, em sua Palavra, de que nos últimos tempos haveria grande rebeldia e apostasia... dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios"
** Há pelo menos 3 formas de nos tornarmos guardiões da sã doutrina: Estudando, transmitindo e vivendo, vejamos um pouco sobre cada uma delas.

Já conseguimos distinguir uma doutrina bíblica de uma doutrina de demônios? Então, estudemos a Bíblia. Já conseguimos distinguir a doutrina bíblica de uma filosofia humanística? Então, estudemos a Bíblia. Já conseguimos distinguir a doutrina bíblica das tradições do homem? Então, estudemos a Bíblia. Já conseguimos distinguir a doutrina bíblica dos rudimentos do mundo? Então, estudemos a Bíblia. Já conseguimos distinguir com clareza uma doutrina bíblica de uma heresia? Então, estudemos a Bíblia. Eu poderia citar muitos exemplos aqui para mostrar a necessidade de estudarmos a Bíblia, mas resumo com o Salmo 1. 2 “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Estudar a Bíblia deve ser antes de tudo um prazer e não uma obrigação.
Vejamos o que Deus disse a Josué; “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Js 1. 8) a recomendação do nosso Deus continua valendo para os nosso dias, devemos nos comprometer em transmitir a sã doutrina de forma que não se aparte da nossa boca. E você pode perguntar, mas o que eu ganho com isso? Veja a parte “b” do mesmo versículo, “então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.”
Já tem pessoas na igreja querendo aplicar uma filosofia humana muito utilizada na política e em outras áreas da vida “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”, são dois pesos e duas medidas. Há muitas lideranças banalizando o ensino da palavra de Deus, pois o seu testemunho de vida e suas ações não condizem com o que estão pregando. Falam do amor no púlpito da igreja para os seus membros, mas nos “bastidores” é só briga de lideranças, são calúnias e difamações que se ouvem. Muitos crentes estão perdendo a sensibilidade pela sã doutrina por causa dos maus exemplos vividos dentro da igreja. Finalizo aqui utilizando uma palavra muito usada pela candidata Marina Silva em sua campanha, “lamentavelmente” isto é uma triste realidade.

* "Toda e qualquer manifestação espiritual precisa ser examinada e avaliada segundo a Palavra de Deus"
** “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1Jo 4.1). No slide podemos perceber a imagem de um gelo pegando fogo, para ilustrar uma manifestação sobrenatural. Refutar uma manifestação sobrenatural sem examinar não é sensato, da mesma forma que aceitar uma manifestação sobrenatural sem examinar é um grande perigo. Há muitos crentes que só sabem refutar e não sabem argumentar o porquê, ele não examinou e nem provou se o espírito é de Deus como recomenda o versículo acima, pois agindo assim eles acham que estão sendo conservador, lembre-se, Deus não está limitado a uma forma de agir, Ele pode agir da forma como quiser e quando Ele quiser, julgar a manifestação sobrenatural não é a recomendação do versículo acima, mas sim, julgar os espíritos para saber se é ou não de Deus, o próprio Jesus operou sinais e maravilhas de diversas formas, uma hora Ele só tocava nos olhos do cego e ele era curado, outra hora Ele cuspia no chão e fazia um lodo e passava nos olhos do cego para que ao lavar os olhos voltasse a ver. Outra advertência que está implícito nesse versículo é que há espíritos que não são de Deus e que opera de forma muito parecida com o Espírito de Deus. Lembre-se que os feiticeiros do Egito também começaram a fazer grandes sinais como aqueles que Deus fazia através de Moisés. Os prodígios que os feiticeiros faziam levavam a faraó e toda a sua casa a acreditar nos seus espíritos. Se observarmos a recomendação de Paulo “examinai tudo. Retende o bem” (1 Ts 5.210) Vamos conseguir separar o que é bom e o que é mal. Mas, Paulo fala em examinar não só os espíritos, mas TUDO, isso quer dizer que os pregadores, cantores, ensinadores, pastores, membros, etc. devem compor nossa lista de análise trazendo tudo à luz da Palavra de Deus, ninguém deve estar acima da Palavra, nem mesmo os anjos “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” (Gl 1.8), o próprio apóstolo Paulo se colocou na condição de ser examinado pelos irmãos "ainda que nós mesmos".

* "Você está crescendo em sua vida espiritual?"
** Todo crente deve fazer essa pergunta para si mesmo; estou crescendo na vida espiritual? Até quando devo crescer? “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Ef 4. 13), devemos deixar as meninices e ter como alvo a estatura de um homem perfeito que é a medida da estatura completa de Cristo. Mas, o que nos faz crescer fortes e saudáveis? É o sólido alimento, não adianta ficar tentando enganar. Engraçado como na vida espiritual nós agimos como na vida material, se o pai for atender aos desejos de uma criança, ela vai ter um desequilíbrio alimentar, pois só querem - na linguagem dos pais - “besteira”. Mas, na vida espiritual tem os pais (pastores) que não estão preocupados com o crescimento dos filhos (membros) e estão mais preocupados em agradar aos filhos (multidão) do que em vê-los crescendo dando a eles sólido alimento (Leite racional, a sã doutrina). Assim como todo pai se  preocupa com o crescimento do filho e o leva (oração) ao médico (Deus) para cuidar da saúde e do crescimento adequado do filho (membro), assim deve agir nossas lideranças.
Tenha meta na vida espiritual, deseje o crescimento espiritual, ore a Deus e diga que este ano você quer crescer, deseje a estatura de um varão perfeito, pois se isso não fosse possível Deus não teria nos feito essa recomendação.

* Texto extraído da revista da escola dominical CPAD 2°Trimestre, lição 12, III - A igreja é a guardiã da sã doutrina.
** Pb. Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!