04 setembro 2011

LIÇÃO 11 - A INFLUÊNCIA CULTURAL DA IGREJA / II EXEMPLOS BÍBLICOS DE RELACIONAMENTO CULTURAL

[1]   "1. Daniel discerne a cultura babilônica. O império de Babilônia era singular em beleza artísticas, arquitetônicas, literárias e científicas [...]. Nesse contexto cultural, achava-se Daniel. Dotado de uma fé consistente  e de um profundo conhecimento da lei divina, o jovem hebreu soube como discernir os prós e os contras da cultura babilônica. Ele examinava tudo e retinha o bem, conforme aconselha-nos Paulo.
          Quando os valores de sua fé eram desafiados, Daniel não transigia nem negociava com os seus princípios espirituais, morais e éticos. Através de uma postura tão firme e corajosa, fez sobressair sua fé no Deus Único e Verdadeiro. É assim que devemos agir e reagir, como o povo de Deus, em relação ao contexto cultural no qual estamos inseridos."

[1]    "2. Paulo, Barnabé e a transformação cultural em Listra. Na província romana da Galácia, havia uma cidade chamada Listra. O templo de Júpiter e de Mercúrio ocupava o centro da cidade, cujos habitantes, de ascendência cultural grega, acreditavam na humanização desses deuses. Segundo o poeta romano, Ovídio, Júpiter e Mercúrio desceram, certa vez, à terra, disfarçados de viajantes. Recebidos por Filemon e sua esposa, Baucis, deram ao casal, como premiação pela acolhida, a incumbência de lhes guardar o templo em Listra.
           A passagem narra a chegada de Paulo  a Listra, onde curou um paralítico de nascença. Diante  do milagre, os habitantes de Listra foram induzidos a pensar que os deuses achavam-se novamente entre eles. Por isso, chamaram a Barnabé de Júpiter e a Paulo de Mercúrio. Tal fato denota a idolatria que dominava a cultura greco-romana. Todavia, Paulo e Barnabé trataram de corrigir o engano. Assim, contrapuseram o Evangelho de Cristo à cultura pagã de Listra. E ali mesmo, estabeleceram uma igreja [...]".

[1]    Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 11 - A influência cultural da Igreja. 1. Daniel discerne a cultura babilônica. 2. Paulo, Barnabé e a transformação cultural em Listra.