28 setembro 2011

LIÇÃO 01 - QUANDO A CRISE MOSTRA A SUA FACE / TEXTO ÁUREO / VERDADE PRÁTICA / INTRODUÇÃO

[2]   A imagem mostra um exemplo de superação de crises durante o ministério do Apóstolo Paulo. "Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo" (2 Co 11.25).

Acredito que o renomado pastor Elinaldo Renovato foi muito feliz e com certeza inspirado pelo Espírito Santo na escolha do tema central da revista do 4° trimestre, pois eu não visualizo tempos melhores para a Igreja do Senhor Jesus até o arrebatamento.
      Há uma tendência de se intensificar cada vez mais as crises entre Igreja e governos, entre Igreja e grupos organizados que trabalham contra os Princípios da Palavra de Deus. Enfim, esse é o momento oportuno de preparação para toda a Igreja, precisamos saber como nos comportar diante das crises já instaladas e das iminentes.
    Conforme sugerido no tema central da Revista, nós devemos agir com integridade e coragem, essas são duas palavras que devem fazer parte do cotidiano da Igreja. Nesse contexto a palavra "integridade" é bastante abrangente, é o resultado de várias condutas pautadas na observação constante da Palavra de Deus, que nos leva a uma vida de santificação. A integridade nos serve como escudo, pois a primeira arma de ataque utilizada pelo inimigo contra a Igreja é apontar falhas, é acusar, é intimidar. Porém, se nós estivermos enquadrados na Palavra de Deus, neutralizaremos essa arma de ataque do inimigo.
   A coragem será para nós Igreja como uma arma de ataque. A Igreja não pode se acovardar, recuar ou se limitar, ela precisa ser atuante, firme e constante. Jamais devemos nos envergonhar do Evangelho de Cristo que pode transformar e salvar o homem pecador. Ninguém pode calar a voz da Igreja, mesmo que seja perseguida como a Igreja Primitiva, ela deverá manter acima de tudo a fé e a coragem de continuar incendiando o mundo através do Evangelho de Cristo.
    Vamos aprender com esse grande homem de Deus, Neemias, como agir em tempos de crise. Acredito que após esse trimestre teremos uma Igreja muito mais fortalecida e preparada para enfrentar grandes desafios.
     Deus abençoe a todos os nobres e valorosos professores da EBD, que fazem um trabalho voluntário, mas de grande relevância espiritual, e que neste 4° trimestre Deus possa te usar grandemente na edificação e fortalecimento da Igreja.

"E disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo" (Ne 1.3).

[1] "Somente uma liderança guiada e orientada por Deus pode vencer a crise."

[2] Outro grande exemplo de liderança guiado e orientado por Deus é o de Moisés, venceu todas as crises que apareceram durante o seu ministério. (Conforme mostra a imagem, um dos momentos de crise que foi superado pelo grande líder Moisés.)

[1] "Introdução. Ao longo deste trimestre, estudaremos a vida, a obra e o ministério de Neemias. Veremos como se deu a reconstrução dos muros de Jerusalém por Israel e como este, ao se voltar à Palavra de Deus, teve a sua fé renovada.
Nesta lição, em particular, destacaremos os aspectos biográficos de Neemias. Estudaremos também a crise que o levou a interceder diante de Deus por seu povo e a agir, ousada e sabiamente, a fim de restaurá-lo espiritual e moralmente."

[1] Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre. Lição 01 - Quando a crise mostra a sua face. Texto Áureo. Verdade prática. Introdução.
[2] Pb. Ismael Pereira de Oliveira