Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

15 julho 2012

LIÇÃO 04 – SUPERANDO OS TRAUMAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL / II - VIOLÊNCIA, UM PROBLEMA DE TODOS / CONCLUSÃO

[1] “1. Quando o crente é perseguido: Há formas de violência que, embora não agridam fisicamente, são mental e emocionalmente destrutivas. Entre as mais comuns, encontram-se a tortura psicológica e o assédio moral, ambos extremamente danosos, podendo levar a vítima a danos irreversíveis (Sl 73.21). O que dizer, portanto, das perseguições que muitos crentes piedosos sofrem no trabalho e na escola em virtude de sua postura moral e espiritual?
Quando isso acontecer, lembre-se das palavras de Jesus: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mt 5.10-12). O Senhor é poderoso para transformar esse quadro e mostrar a todos que Ele zela por seus filhos (Sl 42.5,11; 62.5).”

[1] “2. A ação do bom samaritano: O Senhor Jesus contou, certa vez, uma parábola cujos personagens centrais são um samaritano e um israelita que fora espancado por salteadores (Lc 10.25-37). A vítima foi ignorada até mesmo por um levita e por um sacerdote (10.31,32). Todavia, o samaritano, alguém abominado pela nação judaica (Jo 4.9), compadeceu-se do israelita, socorreu-o e responsabilizou-se por seu tratamento. Nessa parábola, há uma importante mensagem para a Igreja de Cristo. Devemos cuidar e amparar as vítimas da violência.”

[1] “3. A Igreja deve denunciar a violência através de ações: Todas as pessoas, crentes ou ímpias, estão sujeitas à violência. Por isso, a Igreja do Senhor deve empreender ações para auxiliar as vítimas a superarem os traumas provenientes de atos violentos. Em primeiro lugar, clamemos a Deus para que a nossa cidade tenha paz e que os homens públicos cumpram o seu dever com ações preventivas contra a violência (1 Tm 2.1,2,8). Em segundo lugar, preparemo-nos para acolher devidamente os que sofreram algum tipo de violência, oferecendo-lhes conforto espiritual, moral e emocional (Lc 10.36,37).”


[1] “Conclusão: Você já foi vítima de alguma forma de violência? Saiba que Deus se importa com você. Ele o ajudará a superar os traumas e dará novo rumo para a sua vida. Não se desespere, nem se deixe vencer pela tristeza. Afinal, temos conosco, e em nós, o divino Consolador. Somente Ele pode transformar nosso pranto em riso. Amém.”



OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

[1]        Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 04 – Superando os traumas da violência social. II – Violência, um problema de todos. 1. Quando o crente é perseguido. 2. A ação do bom samaritano. 3. A Igreja deve denunciar a violência através de ações. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. O Site é muito bom, mas poderia ser melhor, se o irmão postasse comentários da lição que enriquecesse nosso entendimento, pois, tem sido colocado aqui apenas a cópia da revista, e diferenciando apenas com os slides o que não acrescenta em nada o entendimento da lição para nós professores. Pense Nisso! um abraço e fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. O Site é muito bom, mas poderia ser melhor, se o irmão postasse comentários da lição que enriquecesse nosso entendimento, pois, tem sido colocado aqui apenas a cópia da revista, e diferenciando apenas com os slides o que não acrescenta em nada o entendimento da lição para nós professores. Pense Nisso! um abraço e fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosemberg, a paz do Senhor. Amado irmão gostaria muito de disponibilizar subsídios para as lições bíblicas da nossa revista, porém não disponho de tempo suficiente para elaborar esses subsídios, mal consigo deixar atualizado os slides do site, bom seria se eu pudesse dedicar-me exclusivamente a este trabalho, mas não sou remunerado para isso. Tenho família, trabalho de escala na polícia militar, faço faculdade a noite, tenho cargos na igreja e cumpro uma agenda apertada para pregar e ensinar a Palavra de Deus. Elaborar subsídios requer muito tempo, elaborar slides também, gasto em média três dias preparando os slides de cada lição, às vezes fico a noite quase toda acordado para conseguir concluir os slides. Já convidei vários pastores e mestres para colaborar com subsídios, mas, como não posso pagar, infelizmente não obtive sucesso.
      Embora não publique subsídios escritos, geralmente temos vídeos de outros professores e mestres que comentam a lição.

      O nosso objetivo ao colocar o texto da revista é apenas para orientar as pessoas que acessarem os nossos slides, para que elas saibam interpretar o slide. Pois, para quem possui a revista é fácil, hoje não há dificuldades para entender, mas daqui a dois, cinco ou dez anos, as pessoas vão ver os slides e vão saber o que foi estudado quando produzimos cada imagem.

      Espero em Deus ainda ter tempo suficiente para prestar mais esse auxílio na EBD, elaborando subsídios para os amados.
      Espero ter esclarecido ao amado sobre suas colocações a respeito do site.
      Volte sempre! Sua presença é muito importante! Um grande abraço!
      Ismael Pereira de Oliveira

      Excluir
  3. CONCORDO COM IRMÃO ACIMA.....

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu irmão.
    Ainda que seja apenas uma reprodução da revista, com certeza ajudou alguns que estavam com menos tempo que você para pesquisar.
    Bom seria se fosse como o Rosemberg falou, mas sua explicação deixa claro a dificuldade em conciliar tantas coisas.

    Deus te abençoe.

    Nelson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, seu comentário é muito importante, esse também é o nosso objetivo, fornecer aos amados professores além dos slides, subsídios. Mas, hoje já temos grandes mestres que nos abençoam com seus comentários em vídeo aula, como o Dr. Caramuru Afonso Francisco.
      Quero continuar melhorando e fornecendo bons materiais aos nossos amados professores. Não se esqueça de interceder por esse projeto voluntário. Um grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!