Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

22 julho 2012

LIÇÃO 05 – AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ / II - O ASPECTO SOCIAL DA VIUVEZ


[1] “1. O desamparo na viuvez: A viúva ou o viúvo no Senhor deve servi-lo ainda que a sua condição não seja das melhores. Não obstante, a Bíblia ensina-nos que devemos auxiliar a pessoa que se encontra em dificuldades por causa da situação de viuvez (1 Tm 5.16). O Corpo de Cristo não pode se omitir diante de tais circunstâncias. Todos, indistintamente, e a partir da liderança, devemos ampará-los (At 6.1-7).”

[1] “2. O amparo da Igreja: Muitos são os textos bíblicos que chamam a atenção da igreja local para atuar socialmente junto às viúvas (Dt 24.19; 26.12,13; Sl 67.6; Is 1.17; 1 Tm 5.16). Mas dois textos chamam-nos a atenção no cuidado às viúvas. No primeiro, o profeta diz: “Não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente o mal cada um contra o seu irmão, no seu coração” (Zc 7.10). E no segundo, o apóstolo Paulo fala ao líder: “Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas” (1 Tm 5.3). Aprendemos, portanto, pela Palavra de Deus, que as viúvas que se enquadram no que preceitua as Escrituras (1 Tm 5.5) devem ser honradas na Casa do Senhor. Tal amparo não pode ser apenas de palavras, mas de ação social, psicológica e espiritual.”


[1] Conclusão: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações” (Tg 1.27). Com essas palavras, Tiago, o irmão do Senhor, retrata exatamente o que Deus espera de nós, igreja. As viúvas devem ser atendidas em suas necessidades, pois “a fé sem obras é morta” (Tg 2.14-17). Por outro lado, os viúvos jamais devem se entregar à solidão e ao isolamento, mas viverem a vida que é o dom perfeito de Deus. Assim, servirão e honrarão ao Senhor como fizeram os santos do passado.”



OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

[1]        Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 05 – As aflições da viuvez. II – O aspecto social da viuvez. 1. O desamparo na viuvez. 2. O amparo da Igreja. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Carissimo PB,por favor tire me uma duvida,DEUSem sua misericordia ampara em especial orfaos e viuvas{os}e orfaos?segundo esta aqui em APOSTOLO PAULO.Agradesco desde ja..abracos fraternos!
    ha,,linda imagem do inverno.. muito bonita mesmo!!parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo(a), embora a lição deste domingo enfatize mais a questão da viuvez, a Bíblia tem várias recomendações e mensagens para órfãos e viúvos. Observe bem esta recomendação que está em Êxodo 22.22 "A nenhuma viúva nem órfão afligireis" esta é uma ordem direta de Deus ao seu povo, em outras palavras Deus estava dizendo, eu tenho uma atenção especial pelos órfãos e viúvos, ninguém deve afligi-los. Deus coloca ambos no mesmo patamar de cuidado.
      Veja este outro versículo bíblico de Isaias 1.17 "Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas". Veja que Deus sempre que Deus sempre que fala do órfão, fala também das viúvas, inclusive se refere primeiro ao órfão, isso pode nos dar, talvez, uma ordem de prioridades.
      Há várias outras passagens bíblicas com recomendações bem taxativas quando ao cuidados que o homem deve ter com relação aos órfãos e viúvas(o). Resumindo, os órfãos não são menos importante para Deus do que as viúvas. Deus dispensa o mesmo cuidado e atenção a ambos.
      Espero ter contribuído para esclarecer sua dúvida. Um grande abraço!
      Ismael Pereira de Oliveira

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!