10 julho 2012

LIÇÃO 03 – A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO / I - O QUE É A MORTE

[1] “1. Conceito. Não é tarefa fácil definir a morte. Como fenômeno natural, ela é discutida na ciência, na religião e faz parte de debates cotidianos, pois atinge a todos (Sl 89.48; Ec 8.8). Anteriormente definida como parada cardíaca e respiratória, o consenso médico atual a define como cessamento clínico, cerebral ou cardíaco irreversível do corpo humano. No entanto, a definição mais popular do fenômeno é a “interrupção da atividade elétrica no cérebro como um todo”. A constatação de que a pessoa entrou em óbito é o ponto de partida para a permissão, ou não, pela família, de doar órgãos.”

[1] 2. O que as Escrituras dizem? “O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). Deus não criou o homem e a mulher para morrer. O Senhor não planejou tal realidade para o ser humano. Mas, conforme descrito em Romanos 6.23, a morte é consequência da queda (Gn 3.1-24). O pecado roubou, em parte, a vida eterna da humanidade. Assim, a Bíblia demonstra que a morte é a consequência inevitável do pecado, e realça esse fato como a separação entre “alma” e “corpo” (Gn 35.18).”

[1] 3. É a separação da alma do corpo. A base bíblica para esse entendimento está em Gênesis 35.18, quando da morte de Raquel: “E aconteceu que, saindo-se lhe a alma (porque morreu)”. Tiago, o irmão do Senhor, corrobora esse pensamento quando ensina: “Porque, assim como o corpo sem o espírito [alma] está morto, assim também a fé sem obras é morta” (2.26). Teologicamente e, segundo as Escrituras, podemos afirmar que a separação da “alma” do “corpo” estabelece o fenômeno natural e também espiritual que denominamos morte. Mas, o que acontece com a alma após a separação do corpo? Há vida após a morte? São indagações que podemos fazer.

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

[1]        Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 03 – A morte do verdadeiro cristão. I – O que é a morte. 1. Conceito. 2. O que dizem as Escrituras? 3. É a separação da alma do corpo. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

1. irmao ismael, vc e quem merese o presente,nao faz ideia o quanto seu trabalho e importante .
    eu estava pedindo ao espirito santo q mim desse uma ideia de como melhorar a ebd e ele mim direcionou para este seu site abençoado ,desde entao, minhas aulas ganharam vida pois os jovens,ja estavam cansados daquela mesmice.na ebd quando vi seu plano de aulas com imagens ilustrando o topico surgiu a ideia de comprar um monitor de 22" investir pesado e uso seu plano de aula ate hoje . a sastisfaçao dos alunos e a frequencia melhoraram significativamente. imagino q deve dar um trabalhao editar estas imagens .mas te agradeço pelo o esforço e dedicaçao so Deus pode te recompençar por isso parabens por este um ano q dure ate jesus voltar
    Deus abençoe a vc e sua familia. paz jpaulo santo andre sp

1. J.Paulo de Santo André - SP, a paz do Senhor meu querido irmão. Aproveito o momento para agradecer a sua presença constante aqui no site, sempre deixando um comentário abençoador. Parabéns pelo grande professor que estais sendo para a Escola Bíblica Dominical! Seu investimento nesse ministério do ensino, com certeza será recompensado pelo Senhor. São raros os professores que tem essa visão e preocupação em dinamizar suas aulas na EBD. Ainda utizamos muito pouco a tecnologia moderna em benefício do Reino de Deus, mas acredito que Deus despertará muitos vasos para investir no Reino de Deus com os melhores instrumentos da atualidade. Continue assim, invista cada vez mais, nada do que fizeres em benefício do Reino de Deus passará desapercebido aos olhos do Senhor.
      Um grande abraço meu amigo!
      Ismael Pereira de Oliveira

2. Meu irmão, com todo o respeito, citar Gênesis 35:18 para estabelecer a doutrina da vida fora do corpo não é correto. Primeiro, a Bíblia estabelece que alma é apenas um ser vivo, um pó com fôlego, um corpo respirando. Homens e animais são almas, ou seja, seres vivos (Gênesis 2:7,Levítico 11:46 e Atos 27:37). Um ser vivo possui sangue circulando em seu organismo, ou seja, vida, traduzido por "alma" (Gênesis 9:4,5). A "alma" que "saiu" do corpo de Raquel em Gênesis 35:18,19 não é um fantasma imaterial, consciente, mas simplesmente a "vida (alma-nephesh) saiu de Raquel".

Essa interpretação, que é a correta, é apoiada pela Nova Versão Internacional e NTLH:

“Já a ponto de sair-lhe a vida, quando estava morrendo, deu ao filho o nome de Benoni. [...]. Assim morreu Raquel e foi sepultada [...]”
    (Gênesis 35:18,19 - NVI)

“Porém ela estava morrendo. E, antes de dar o último suspiro, chamou o menino de Benoni. [...] Assim, Raquel morreu e foi sepultada [...]”
    (Gênesis 35:18,19 - NTLH)

Atenciosamente, Andreas (andreasjmuller@gmail.com)