Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

22 julho 2012

LIÇÃO 05 – AS AFLIÇÕES DA VIUVEZ / I - O CONCEITO DE VIUVEZ

[1] “1. Definição: A viuvez é o estado social e psicológico de um cônjuge quando da morte do outro. Assim, viúva é a mulher cujo esposo faleceu e, no entanto, não voltou a contrair novas núpcias. Tal princípio é o mesmo em relação ao homem. O ponto mais problemático desse estado é superar a solidão que, advinda do processo do luto, pode comprometer a vida da viúva ou do viúvo. Exortam-nos as Sagradas Escrituras, porém, a não entregarmo-nos ao desespero, pois o Senhor cuida dos seus (Sl 146.9).”

[1] “2. Exemplos nas Escrituras. Na Bíblia Sagrada, dois exemplos de superação da viuvez são dignos de menção:

a) A profetisa Ana. A Palavra de Deus descreve uma mulher que passara pelo vale da viuvez e que, no entanto, jamais se entregou à inércia por causa de sua condição. A profetisa Ana, filha de Fenuel, da tribo de Aser, mesmo com idade avançada, decidiu não se afastar do Templo (Lc 2.36,37). Ela serviu ao Senhor dia e noite. E de coração grato, buscava ao Eterno com oração e jejuns. Buscar constantemente a Deus, a exemplo de Ana, é o melhor procedimento para superar a dor da viuvez.

b) A viúva de Sarepta. Dizem as Escrituras que o Senhor escolheu a viúva de Sarepta para servir ao profeta Elias por um tempo determinado (Lc 4.25,26). Em 1 Reis 17, o profeta se preparava para exercer uma tarefa de proporção nacional. O que chama atenção do leitor nesse texto é a perseverança dessa viúva. De condições sociais precárias, ela se dispôs a abrigar um profeta perseguido por Acabe, Rei de Israel. A mulher de Sarepta não se abateu pelo fato de ser viúva, antes glorificou ao Senhor ao servir o profeta do Altíssimo. Esse é o propósito divino para a mulher ou o homem que se encontra na mesma condição: servir e honrar a Deus independentemente das circunstâncias (Mc 12.41-44; 1 Tm 5.5).”



OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

[1]        Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 05 – As aflições da viuvez. I – O conceito de viuvez. 1. Definição. 2. Exemplos nas Escrituras. A) A profetiza Ana. B) A viúva de Serepta. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. A Paz e a Graça d nosso Senhor Jesus Cristo, esta matéria é muito bem descritiva de algumas situações vivenciadas na Igreja atual, haja vista que ainda existem muitos crentes (cristãos) que não estão preocupados com o pecado do não casamento civil e/ou religioso, vivem sob o mesmo teto maritalmente mas sem um verdadeiro compromisso, dai a necessidade de se saber avaliar a "verdadeira viuvez" nos não devemos nem podemos realizar um julgamento, somente Deus tem este poder, no entanto avalie e análise o que impede duas pessoas de firmarem um compromisso sério perante os homens (Juiz) e principalmente perante o nosso Deus... Existem muitas pessoas que desconhecem ou não observam este pecado, inclusive na nossa sociedade cristã, daí a importante de verdadeiros homens de Deus que preguem a verdade sobre os pecados e o que Deus realmente condena, hoje o que se vê são pregadores preocupados em não perderem a quantidade de membros, nem se preocupam com a qualidade de espiritualidade de seus irmãos em Cristo Jesus. Peço desculpas se fui muito ousado em minhas palavras, no entanto creio que provem do próprio Espírito Santo este alerta... Um forte abraço a todos, e que Deus nos abençoe com sua misericórdia nos dando o verdadeiro discernimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr Julio Cesar Martins, a paz do Senhor Jesus. Sua contribuição aqui no site tem sido de grande valia! Só Deus pode recompensá-lo por compartilhar seus conhecimentos com os demais professores da EBD. Continue sempre participando e nos ajudando nesse trabalho. Um grande abraço meu amigo!
      Ismael Pereira de Oliveira

      Excluir
  2. Pb.Cristiano leme de Almeida,a Graça e Paz em nosso Senhor Jesus Cristo.Este tema deste Domingo em nossa EBD, é de suma importância na vida do cristão,tenho a certeza que o aprendizado será eficaz em nossa vida espiritual e social.Temos a responsabilidade"Pastores,Evangelistas,Presbiteros" etc... Aquele que foi separado para o ministério da palavra, dizer o que a Santas Escrituras diz, e não o que acham e ouvem dizer sem fundamentos Bíblicos, argumentos extraídos de seus próprios pensamentos e devaneios. Peço ao Senhor Jesus Cristo que levante ensinadores e expositores da palavra de Deus,e apregoem na simplicidade,originalidade e na unção do Poder de Deus.Deixo aqui as minhas palavra e um grande abraço aos meus companheiros de Ministério. "Igreja Pentecostal Povo de Israel".

    ResponderExcluir
  3. Pb. Cristiano Leme de Almeida, a Graça e a Paz de Cristo Jesus. Bonita oração fizestes! Concordo com você, precisamos lembrar em nossas orações de clamar a Deus para que levante ensinadores da Palavra de Deus comprometidos com o crescimento do Reino de Deus nesta terra, sem a contaminação do materialismo disfarçado de espiritualismo. Um grande abraço a toda Igreja Pentecostal Povo de Israel! Sucesso progressivo no seu ministério!
    Ismael Pereira de Oliveira

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!