Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

10 julho 2012

LIÇÃO 03 – A MORTE PARA O VERDADEIRO CRISTÃO / II - A VIDA APÓS A MORTE

[1] “1. O que diz o Antigo Testamento. “Morrendo o homem, porventura, tornará a viver?” (Jó 14.14a). Essa é uma pergunta de interesse perene para todos os seres humanos. Indagações como: “Há vida após a morte?”, “Existe consciência noutra vida?” são questões existenciais não muito resolvidas até mesmo para alguns teólogos. Entretanto, as Escrituras têm as respostas a essas perguntas.”


a) “Sheol. Em Salmos 16.10 e 49.14,15, o termo hebraico é “sheol”. Essa palavra aparece ao longo de todo o Antigo Testamento. É traduzido por “inferno” e “sepultura”. Tais expressões denotam a ideia de imortalidade da alma e a esperança de se estar diante de Deus após a experiência da morte. Tal expectativa representa o âmago das expressões do salmista.”


b) “A esperança da ressurreição. O patriarca Jó, após muito padecer, expressou-se confiantemente: “E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus” (19.26 cf. vv.23-25,27). O salmista expressou-se a esse respeito da seguinte forma: “Quanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar, ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança” (17.15 cf. 16.9-11). Os profetas Isaías e Daniel expõem a esperança da ressurreição como um encontro irreversível com Deus (Is 26.19; Dn 12.2). Esses textos realçam a doutrina da esperança na ressurreição do corpo em glória e denotam, inclusive, a alegria do crente em se encontrar com o seu Deus após a morte. Logo, podemos afirmar categoricamente que o Antigo Testamento, respalda, inclusive com riqueza de detalhes, que há vida e consciência após a morte.”


[1] “2. O que diz o Novo Testamento. A base bíblica neotestamentária da existência de vida consciente após a morte e a imortalidade da alma está fundamentada exatamente na pessoa de Jesus de Nazaré. Ele foi quem trouxe luz, vida e imortalidade ao homem que crê. As evidências são abundantes (Mt 10.28, Lc 23.43, Jo 11.25,26; 14.3; 2 Co 5.1). Essas porções bíblicas ensinam claramente a sobrevivência da alma humana fora do corpo, seja a do crente ou a do não crente, após a morte. Não obstante, a redenção do corpo e a alegre comunhão eterna com Deus são resultados da plena e bem-aventurada ressurreição e transformação do corpo corruptível em incorruptível (1 Co 15.1-58; 1 Ts 4.16; Fp 3.21).
Definitivamente, e segundo as Escrituras, o dom da vida para os cristãos não é uma existência finita, mas uma linda história de comunhão com o Deus eterno. Foi Ele quem implantou em nós, através de Cristo Jesus, nosso Senhor, a sua graça salvadora enquanto estivermos em nossa peregrinação terrena.”



OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

[1]        Revista Lições Bíblicas. VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA, Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Lição 03 – A morte do verdadeiro cristão. II – A vida após a morte. 1. O que diz o Antigo Testamento. A) Sheol. B) A esperança da ressurreição. 2. O que diz o Novo Testamento. . Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 3° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Amei esta lição. Sinto que pra mim foi uma resposta a infinitas perguntas que tenho feito a Deus nestes nove meses. Há exatamente nove meses atrás, no dia 1º de Janeiro de 2013. O meu filho Heraldo Fernandes da Silva foi correndo ao encontro da morte na Lagoa da Boca da Barra em Balneário Barra do Sul em Santa Catrina Brasil. Ele entrou correndo na lagoa e caiu. Bem na hora da virada do ano o Laudo Médico deu como hora mortis 1:00 hora da madrugada. Mas esta leitura me ajudou muito nesta nova experiência que estou vivendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irmã Elizabeth Cardoso Falcon da Silva, saiba que a sua presença aqui é bem-vinda! Obrigado pela sua participação! Que o Espírito Santo traga o conforto necessário ao seu coração! Sei que a dor é grande, mas saber que agora ele está nos braços de Deus nos conforta, nos refrigera! Deus abençoe cada passo que deres! Deus abençoe toda sua família! Shalom Adonai!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!