Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

07 janeiro 2012

LIÇÃO 03 - OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE ISRAEL / III – A OBEDIÊNCIA E SUAS LIÇÕES / CONCLUSÃO

[1] "1. A bênção como instrumento de proteção. Deus prometeu segurança ao povo de Israel (Dt 28.7), mas isto não descartava a possibilidade de a nação eleita passar por situações conflituosas. Aliás, muitas são as adversidades daqueles que desejam viver piamente em Cristo (2 Tm 3.12). Mas há promessas de proteção e segurança para o crente. É só confiar! Nós somos a propriedade particular de Deus (1 Pe 2.9). A ideia de um povo santo, separado e consagrado ao Senhor permeia toda a Escritura. Você quer ser abençoado? Então, reconheça seus limites e consagre-se inteiramente a Deus."

[1] "2. Período tribal e monárquico. No período dos juízes, o povo fazia o que achava mais correto (Jz 21.25). Isso explica o estado de anarquia em que a nação estava mergulhada. Somente a intervenção dos juízes trazia o povo de volta à obediência, fazendo-o experimentar a bênção divina (Jz 3.7-11).
No período monárquico, a atuação dos profetas faz-se ainda mais notória. Chamados por Deus para clamar contra a idolatria e as injustiças sociais, os profetas falavam tanto ao povo como aos governantes. A maior parte das profecias do Antigo Testamento está diretamente relacionada ao combate às injustiças sociais.
Para os profetas, nenhuma prosperidade era legítima se fosse alcançada à custa dos menos favorecidos (Is 58.7). Esse período deixa-nos a seguinte lição: a pobreza é causada também pelas injustiças cometidas pelos governantes e a prosperidade advém como resultado do temor que os mandatários nutrem por aquele que governa todas as coisas: o Todo-Poderoso Deus (2 Cr 31.20). Estamos nós cuidando dos mais necessitados?"

[1] "3. As falsas ideias sobre maldição. Atualmente, há um ensino muito popular entre os evangélicos que associa a pobreza ao pecado e os infortúnios da vida a alguma maldição não quebrada. Esse falso ensino é também denominado de “maldição hereditária”. Crendo nessa falsa doutrina, muitos cristãos entraram numa espécie de paranoia, procurando alguma maldição para quebrar.
Um exame das Escrituras, porém, mostra que a desobediência à Palavra de Deus, e não uma maldição hereditária, é a causa do castigo! Ninguém necessita participar de nenhum ritual de quebra de maldição, pois a Escritura afirma que “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós” (Gl 3.13)."

[1] "Conclusão: Nesta lição, destacamos que Deus quer fazer prosperar o seu povo e para isso deu-lhe muitas promessas. Outrossim, precisamos deixar bem claro que o fato de um crente passar por lutas e dificuldades não significa que ele esteja em pecado ou em desobediência a Deus, pois o próprio Cristo alertou-nos de que no mundo seremos afligidos (Jo 16.33). Mas que o pecado traz consequências para a vida do crente, não o podemos negar (Gl 6.7). Por isso, devemos agir com muito equilíbrio e sobriedade ao tratar desse assunto."


[1] Revista Lições Bíblicas CPAD 1°Trimestre de 2012. Lição 03 - Os frutos da obediência na vida de Israel. III - A obediência e suas lições. 1. A bênção como instrumento de proteção. 2. Período tribal e monárquico. 3. As falsas ideias sobre maldição. Conclusão.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. oi irmao Ismael a paz como vai vc e a familia todos bem.o natal e o revellion foi uma bencao ne assim espero kk.estava de ferias fui ver uns parentes e amigos em porto seguro ba .mas agora estou de volta .ja estava sentindo saudades da minha classe.kk percebi algumas mudancas vc colocou a data da aula ne kk.ficou bom .desejo a vc e sua familia um 2012 de muita paz e realizacoes.mais conto com o seu talento nessa jornada que se inicia ta pazkk jpaulo santo andre sp

    ResponderExcluir
  2. Paulo, a paz do Senhor!
    Obrigado mais um vez pela deferência ao nosso trabalho! Seja bem-vindo sempre! Graças a Deus tivemos um excelente natal e revellion com a família. Que 2012 seja um ano de crescimento espiritual na sua vida e de sua família!
    A mudança observada pelo amado irmão é apenas uma das que estou realizando neste ano, aguarde para a próxima lição mais mudanças, creio que ficará melhor para o professor, pois terá mais um recurso em slide para ser trabalhado em sala de aula.
    Continue sendo uma bênção na EBD, faça para Deus este ano, melhor do que fizeste no ano 2011. Tenha uma boa aula! Continue orando por nós!
    Um grande abraço fraternal!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!