Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

29 janeiro 2012

LIÇÃO 06 – A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS / I – O FUNDAMENTO DAS BEM-AVENTURANÇAS

[1] “1. O significado das bem-aventuranças. A expressão bem-aventurado vem da Palavra latina beatus que, por seu turno, originou o termo beatitude. No original grego, o vocábulo usado por Mateus é makarios, cujo significado lembra felicidade, alegria divina e perfeita. Para os antigos gregos, somente os deuses realmente eram felizes, isto é, bem-aventurados. No hebraico, por outro lado, o vocábulo esher é traduzido, no salmo primeiro, com o sentido de quão felizes são! O sentido, portanto, é o de alguém que é feliz aos olhos de Deus por amar intensamente ao Senhor.
Observa-se ainda que, na literatura grega clássica, a palavra era usada para se referir à prosperidade material. Mas, na literatura sapiencial hebraica, ela se refere a uma condição de bem-estar espiritual com Deus (Sl 1.1; 32.1; 112.1). Jesus mantém esse último sentido.”

[1] “2. Bem-aventurados os pobres (Mt 5.3). No Sermão da Montanha, a pobreza não é vista propriamente como escassez de bens materiais, mas como necessidade da alma. Nesse contexto, pobre é o que tem uma carência espiritual! Por conseguinte, é aquele que reconhece suas verdadeiras necessidades espirituais. E por isso almeja um relacionamento mais profundo com Deus como o fez o salmista:
“Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença” (Sl 42.1-5).
Almeja você a presença de Deus? Então, busque-o como o salmista.”

[1] “3. Bem-aventurados os que choram (Mt 5.4). Por que um crente chora? O motivo pode ser tanto interno quanto externo. Às vezes, choramos em decorrência de nossa própria situação espiritual, porque almejamos aprofundar nossa comunhão com o Senhor. Queremos estar mais próximo dEle. Suspiramos por uma intimidade maior com o Pai celeste. Outras vezes, choramos por causa da situação espiritual em que o mundo se encontra (Is 6.5). Se de fato choramos aos pés de Cristo, o consolo certamente virá."


[1] Revista Lições Bíblicas. A verdadeira prosperidade, a vida cristã abundante. Lição 06 – A prosperidade dos bem-aventurados. I – O fundamento das bem-aventuranças. 1. O significado das bem-aventuranças. 2. Bem-aventurados os pobres (Mt 5.3). 3. Bem-aventurados os que choram (Mt 5.4). Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. A gloriosa paz do Senhor Jesus, seja sobre e em tiodos!
    Eu "admirei" de mais, ao acessar esse site e gostei do material referente a Bem-aventuranças. Como é possível receber o respectivo material, pois a Bem-aventuranca de Mateus 5, se estende, logo como eu faço para ter o material de Bem-aventurados?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!