22 agosto 2011

LIÇÃO 09 - PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA - TEXTO ÁUREO - VERDADE PRÁTICA - INTRODUÇÃO

"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo" (2 Co 11. 3)

[1]  "Só existe um meio de a Igreja de Cristo preservar a sua identidade como a agência por Excelência do Reino de Deus: obedecer amorosa e incondicionalmente a Bíblia Sagrada"

[2] "Quais os perigos que têm ameaçado a Igreja e desfalcado a sua característica como embaixada do Reino? É significativo que a primeira vez em que os seguidores de Cristo foram chamados de ‘cristãos’ foi justamente por se parecerem com Cristo – ‘aqueles que seguem a Cristo’, isso porque tudo o que tinham em comum era Cristo; não se identificavam pela naturalidade, pela cultura ou pela língua que falavam. [...] É primordial que tenhamos o zelo de manter as características de verdadeiros seguidores de Jesus Cristo para não sermos identificados pelo que temos, ou pela posição que ocupamos, ou pelo conjunto de regras e doutrinas que defendemos, mas sim pelo amor a Deus e o zelo pela Palavra, pela simplicidade e pela pureza que há em Cristo."

[1] "Muitos na atualidade, enganados pelo astuto Satanás, apartaram-se da simplicidade do Evangelho, dando ouvido a doutrinas de homens e até de demônios. Vivemos tempos trabalhosos e difíceis, por isto precisamos vigiar, a fim de manter a nossa identidade como povo de Deus!"

[3] Nesta lição, estudaremos um assunto que é impossível esgotá-lo em apenas uma aula da escola bíblica dominical. No entanto, será abordado nesta lição alguns pontos relevantes que estão relacionados com a temática.
Como que uma igreja deixa de preservar a sua identidade? Quando ela foge do propósito que Jesus definiu para sua Igreja. Diga-se de passagem que é muito fácil haver esse desvio de propósito, pois existem dois agentes que trabalham com essa finalidade. Quais são eles? As doutrinas de homens e de demônios (conforme ilustra a imagem da introdução). Constataremos que a autenticidade da identidade da Igreja está em risco, já é hora de nos preocuparmos e agirmos com uma visão de preservação da nossa identidade.
Veremos nesta lição com mais detalhes alguns tipos de desvios e como evitá-los, preservando assim a nossa identidade como Igreja do Senhor Jesus Cristo. Tenha uma excelente aula professor!

[1] Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 09 - Preservando a identidade da Igreja - Texto áureo - Verdade prática - Introdução.
[2] http://auxilioebd.blogspot.com/2011/08/licao-9-preservando-identidade-da.html
[3] Pb. Ismael Pereira de Oliveira