22 agosto 2011

LIÇÃO 09 - PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA - II A PRESERVAÇÃO DA IDENTIDADE DA IGREJA

[1] "A Igreja do Senhor tem uma missão a cumprir neste mundo: anunciar a Palavra de Deus, viver de acordo com os mandamentos de Jesus Cristo e ensinar a toda a criatura a Palavra de Deus. Como Igreja, temos responsabilidade com a educação dos crentes e não-crentes."

[3] Pregação e ensino do evangelho; essas são duas ferramentas inseparáveis da Igreja. A Missão de pregar leva a igreja a um processo de expansão, é uma ferramenta de relação da Igreja com o mundo, de divulgação do Reino de Deus, a igreja jamais deve recuar nessa missão, pelo contrário, assim como Felipe pregou para o eunuco e este se converteu, assim também devemos agir. Devemos sair às ruas, às praças etc. e pregar o evangelho.
Ainda este ano eu ouvi uma pessoa dizer que estava orando  e pedindo a Deus que mostrasse uma igreja que pregasse salvação, pois na Igreja que ela estava participando como membro só falava em dinheiro, prosperidade, maldição etc. Essa é uma triste verdade, muitas Igrejas estão perdendo essa Identidade.
O ensino é uma ferramenta utilizada entre os membros da Igreja, para crescimento, fortalecimento e aperfeiçoamento espiritual dos santos. Sem esta ferramenta a igreja também perde um pouco da sua identidade, pois os prejuízos espirituais serão grandes. Mas o que fortalece o crente e o faz crescer é sã doutrina da Palavra de Deus, e não a imitação de muitos modismos religiosos e até mundano que estão entrando em muitas igrejas. Precisamos preservar nossa identidade nesses dois aspectos também.

[1] "Jesus ensinou aos seus seguidores que o amor evidencia a comunhão com Ele e com o Pai: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros"

[2] "Jesus afirmou que nosso amor cristão mostrará que somos seus discípulos (Jo 13.34,35). As pessoas não regeneradas vêem dissensões, ciúme e divisão em nossa Igreja ou reconhecem-nos como seguidores de Jesus pelo amor que demonstramos uns aos outros? Essas coisas são essenciais à salvação e à preservação da identidade da Igreja. O caminho para o Reino dos céus se dá mediante a simples confiança e dependência de uma criança; e o caminho para a grandeza acontece através da humildade de uma criança, expressa pelo serviço modesto (Mt 18.1-55). O amor cristão é mais do que um sentimento de afeto, é uma atitude que se expressa através do serviço desinteressado. O amor cristão tem no amor sacrificial de Cristo o seu modelo e a comunidade de crentes como o primeiro lugar onde esse amor se expressa (Gl 6.10; Ef 5.25). É digno de nota que o amor é a condição sine qua nom para o exercício apropriado de qualquer dom (1C0 13.1)."

[3] Há igrejas que não se percebe o amor fraternal como uma forma identificadora, e isso tem sérias consequências. Observe nas palavras de Jesus o quanto isso é sério; "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta." (Mt 5 23 e 24).  A Prioridade é a comunhão entre os irmãos, depois vem a apresentação da oferta a Deus. Nessa passagem Jesus não disse "se você tiver alguma coisa contra o teu irmão" mas sim "aí te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti", ou seja, eu posso estar me sentindo bem em relação a todos, mas isso não é suficiente, é preciso que todos estejam bem em relação a mim.

[1] "Cada crente deve preservar a doutrina de Cristo, lutando contra as várias distorções e heresias que surgem a cada dia. A doutrina bíblica não pode ser modificada, substituída ou anulada por supostas revelações, visões e profecias. Tudo tem de ser devidamente aferido pelas Sagradas Escrituras. Façamos a defesa dos fundamentos de nossa fé, sem arrogância ou dissimulação, mas sobretudo com amor, respeito e mansidão."

[2] "[...] o que é ensinado como teologia cristã; é preciso ter cuidado com o que estamos estudando e passando para nossos alunos, ao mesmo tempo, termos o maior cuidado de estarmos certos de que as respostas às quais chegamos são válidas, alicerçadas na Bíblia. Importante destacar que, o crente deve estar sempre pronto para dar uma resposta branda e respeitosa quando for pedido a razão de sua fé (1Pe 3.15). Quanto à pregação da Palavra em Igrejas quaisquer ter que ser perfeita para que ela seja considerada verdadeira é um ideal inatingível na terra, isso porque só se pode atribuir à Igreja uma relativa pureza doutrinária. Louis Berkhof afirma que “uma Igreja pode ser relativamente impura em sua apresentação da verdade, sem deixar de ser uma Igreja verdadeira.[...]"

[3] As doutrinas bíblicas são suficientes para levar qualquer pessoa para o céu, não é preciso acréscimos de visões, revelações etc. Não podemos ter medo de defender a sã doutrina da Palavra de Deus, nelas não há erro, o erro está em quem tenta distorcer a interpretação da Bíblia Sagrada para tentar ganhar multidões, fundar um novo ministério etc.
Para defender fé é preciso se dedicar a conhecer bem a Palavra de Deus, por isso existe a Escola Bíblica Dominical, e recomendamos a todos os membros da Igreja a leitura diária da Bíblia e o estudo teológico.

[1] Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 09 - Preservando a identidade da Igreja - II A preservação da identidade da Igreja - 1. Na pregação e no ensino do evangelho - 2. No amor cristão - 3. Na defesa da fé.
[3] Pb. Ismael Pereira de Oliveira