Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

22 agosto 2011

LIÇÃO 09 - PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA - I O QUE É A IGREJA

[1] "No grego, o vocábulo é ekklesia. O termo, literalmente, refere-se à reunião de um povo, assembleia ou igreja local. A "igreja é um organismo místico composto por todos os que, pela fé, aceitaram o sacrifício vicário de Cristo"

[2] "‘ekklesia’, formado de ek, ‘para fora de’, e klesis, ‘chamado’; no singular kaleõ, ‘chamar’. Entre os gregos era usado para descrever um grupo de cidadãos reunidos com a finalidade de discutir os assuntos do estado, como em At 19.39. O grupo de 72 sábios judeus que traduziram as Escrituras hebraicas para o grego utilizou o termo para designar o ‘ajuntamento de Israel’, quando convocado para qualquer propósito definido. O uso nos evangelhos tem duas aplicações possíveis: ao grupo inteiro dos redimidos ao longo da era atual, acerca do qual Jesus disse: ‘...edificarei a minha Igreja’ (Mt 16.18) e que na teologia desenvolvida por Paulo é descrito como ‘igreja, que é o seu corpo’, a Igreja universal (Ef 1.22, 23; 5.23); outro sentido quando utilizado no singular para referir-se a um grupo formado por crentes professos, como em Mt 18.17, e no plural, diz respeito às igrejas num distrito. Ekklesia diz respeito ao conjunto de pessoas convocadas por Deus através da morte de Cristo como cidadãos do Reino (Ef 2.19; 1Pe 1.18,19) com o intuito de adorar a Deus; já não pertencem a esse mundo e têm como princípio viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus, proclamando-O através do testemunho pessoal e da pregação do Evangelho (Hb 13.12-14; 1Pe 2.5). No Novo testamento, Jesus foi o primeiro a fazer uso do termo ekklesia e ele a aplicou ao grupo dos que se reunião em torno dele e reconheceram-no publicamente como seu Senhor e aceitaram os princípios do Reino de Deus (Mt 16.18). A sobrevivência da Igreja contra todas as hostilidades e perigos é garantida nas palavras de Jesus em Mt 16.18: ‘Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela’."

[3] Por que é importante conhecer a definição de igreja? Para que tenhamos uma visão correta igreja, por exemplo, quando no dia-a-dia dizemos "vou para a Igreja". Ao dizer isso, o que vem a minha mente? Se associo imediatamente ao templo construído, irei para a igreja sem muita motivação e com poucos objetivos, mas, se vem a ideia de um grupo que são separados deste mundo para adorar a Deus e divulgar o seu Reino, que esse grupo é formado por pessoas de todas as nacionalidades, culturas e etnias unidos pelo sangue de Cristo, e que eu faço parte desse grupo tão importante,  que eu tenho uma função importante nesse grupo, eu irei para a Igreja muito motivado e apresentarei o meu melhor para Deus. (Assista o vídeo "O que é Igreja" nos vídeos relacionados com a lição 09).


[1] "O Mestre amado disse: "[...] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". Jesus Cristo é a pedra, isto é, o único e o profundo alicerce da Igreja. Portanto, a característica divina da Igreja está na pessoa de Jesus Cristo. Ele a fundou, edificou-a e conserva-a através do Espírito Santo para nossa consolação."

[3] Na dimensão divina, podemos afirmar que a Igreja é um projeto que nasceu no coração de Deus. Se origina em Deus e também é sustentada por Deus, por isso que a Igreja de Jesus tem atravessado gerações, séculos e milênios. Satanás tem levantado homens poderosos na terra para pelejar contra a Igreja de Cristo, mas esses homens não entendiam que ela tem sua origem em Deus e portanto seria inútil tentar destruí-la, nem as portas do inferno prevalecem contra ela. Aleluia!

[1] "O corpo de Cristo é composto de judeus e gentios. Antes do advento da Igreja, ambos os povos estavam separados. Todavia, mediante a cruz de Nosso Senhor, passaram a constituir uma só grei. Isto denota a diversidade étnica e cultural da Igreja, pois esta é formada por pessoas oriundas de todas as nacionalidades, culturas e etnias. É a assembleia universal dos santos."

[3] Na dimensão terrena, a Igreja se fragmenta em milhares de Igrejas locais, que funciona como uma agência por excelência do Reino de Deus. Tem uma atuação muito importante para a sua comunidade, quando exerce plenamente a Missão Integral. Ela tem um papel social que fortalece qualquer estrutura de governo, pautada na Palavra de Deus ela socorre os necessitados, os desamparados, os angustiados, os desesperados etc. e o Senhor Jesus ainda transforma um homem rejeitado pela sociedade em um novo homem que passa a ser admirado pela mesma sociedade.
Quando juntamos as igrejas locais, formamos então a Igreja universal, a maior instituição do mundo que consegue unir num só objetivo pessoas de todas as nacionalidades com uma grande diversidade de culturas e etnias. Que coisa maravilhosa!

[1] "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento"

[3] Estudaremos agora duas características principais que revelam a identidade da Igreja, e dessas características não devemos fugir jamais, ou estaremos assumindo outra identidade menos a que Cristo deixou para sua Igreja. Vejamos a primeira:
Um amor devotado ao Pai: Como demonstramos o nosso amor a Deus? Amando a Deus com todas as nossas faculdades humanas, emocionais (coração, alma) e racionais (pensamentos) (Mt 22. 37b). Observe que nesse versículo a palavra "todo" é usada três vezes, isso que dizer que não devemos ter qualquer reserva em devotar o nosso amor ao Pai. Por exemplo; quem dizer que ama a Deus e não o obedece em tudo, não está amando de todo o coração.
Essa relação de amor a Deus é a base de governo do Reino de Deus, pois nós obedeceremos às normas do Reino de Deus por amor e não por temor. Quando obedecemos por amor, somos felizes. Um crente que ama a Deus, vai buscar uma vida santa em qualquer lugar que ele esteja inserido na sociedade, ainda que seja só ele de crente em meio a um grande grupo de não-crentes, ele será diferente. Por isso, esse amor que temos com o nosso Deus nos IDENTIFICA como Igreja do Senhor em qualquer lugar.

[1] "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". [...] Os crentes, além de pregar o Evangelho de Jesus, acolhiam as pessoas com amor e compaixão. A Igreja de Cristo ama a Deus e ao próximo."


[3] Outra forma de sermos identificados como Igreja do Senhor Jesus é amando o nosso próximo como a nós mesmos (Mt 22. 39b). Esta é outra regra básica de governo do Reino de Deus. Se eu amar o próximo como a mim mesmo e o próximo amar a mim como a ele mesmo,  pergunto, quando haverá conflitos nas relações? Quando recorreremos aos tribunais? Quando estaremos frustados com as nossas relações? Quando haverá injúrias ou difamações?  Nunca. Esse é o modelo de governo que se discute hoje no âmbito da justiça humana, fala-se em direitos de terceira geração "solidariedade e fraternidade", mas não adianta colocar isso no ordenamento jurídico sem a chave que abre a porta da fraternidade e da solidariedade que é o "amor", será apenas mais uma lei.
Quantas lideranças hoje estão indo parar na justiça com brigas e intrigas administrativas e pessoais? Quantas igrejas estão dividas em grupinhos sociais? Quantas lideranças desprezam seus liderados? Quantos liderados se rebelam contra suas lideranças? Infelizmente estamos perdendo nossa identidade de Igreja do Senhor Jesus. Clamemos em oração para que o Senhor nos ajude a preservar a nossa identidade e a não sermos mais um dos que entram na fila do conformismo espiritual, na verdade conformismo com o mundo.
Imagine um Reino onde não há conflitos entre o governante e os seus governados, e não há conflitos entre os seus cidadãos. Esse é o Reino de Deus, e essa comunhão plena é a nossa identidade.

[1] Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 09 - Preservando a identidade da Igreja - I O que é a Igreja - 1. Definição - 2. As duas principais dimensões da Igreja. a) Divina. b)Terrena - 3. Sua identidade. a) Um amor devotado ao Pai. b) Amar ao próximo.
[3] Pb. Ismael Pereira de Oliveira

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!