Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

14 agosto 2011

LIÇÃO 08 - IGREJA - AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE - III A IGREJA E A ASSISTÊNCIA À SOCIEDADE - CONCLUSÃO - AGRADECIMENTOS

* "Evangelizando, a Igreja muda o cenário da sociedade, na qual acha-se  estabelecida. Cabe-nos igualmente minimizar o sofrimento alheio, manifestando o amor de Deus através de ações concretas. Dediquemo-nos, pois, a socorrer os enfermos, viciados em drogas, órfãos, viúvas e idosos desamparados."


* "Sem dúvida, a evangelização é a suprema missão da Igreja de Cristo. Todavia, devemos conscientizar-nos de que a ação social também faz parte da tarefa que nos confiou o Senhor. Por acaso não agiam assim o Senhor Jesus e os apóstolos?"

** ". Por que a Igreja precisa se envolver com ação social? Essa pergunta já deveria estar ultrapassada no cotidiano missionário das igrejas locais, mas de tempos em tempos ela surge com maior ou menor força. É muito difícil encontrar um pastor ou um crente fiel que considere a ação social algo desnecessário ou não essencial na missão da Igreja... os cristãos de Antioquia estavam cumprindo uma tarefa e dispensando uma função normal ao ministrar ao Senhor através de jejum e orações[9]. Aqueles crentes, mesmo estando longe dos seus irmãos de Jerusalém, resolveram enviar sua ajuda para atender as necessidades daqueles crentes distantes - um princípio que a igreja faria bem em observar hoje; o amor é mostrado não somente em um gesto heróico de dedicação, mas em uma vida diária de compaixão e de serviço."



* "Através da Palavra de Deus, condenemos a prostituição, a pedofilia, o aborto, a corrupção, etc. Não nos conformemos com a filosofia deste mundo, pois a Igreja do Senhor é "a coluna e firmeza da verdade"



** "O Reino de Deus é uma dádiva que está presente tanto na Pessoa de Jesus Cristo quanto em seu Corpo, a Igreja. Nessa perspectiva, ela tem a responsabilidade de proclamar e demonstrar as virtudes do Reino de Deus como um espelho que reflete uma imagem. Um alto padrão é exigido – exemplificar Jesus Cristo em espírito e comportamento, bem como suas palavras e deveres. Os membros do Corpo são julgados não pelo que realizam, mas pelo caráter que revelam – quem eles são diante daquilo que fazem. Homens falíveis foram escolhidos para serem discípulos de Jesus e como todos os homens, eles lutavam contra o orgulho e a ambição (Mt 20.20-23)."


* "É tempo de oferecer à sociedade tanto o Pão que desceu do céu, Jesus Cristo, como o pão que brota da terra. O mesmo Senhor que ordenou: "Ide e pregai" também recomendou: "Dai-lhe vós de comer". Através da Bíblia Sagrada, influenciemos e transformemos a sociedade, para que o nome de Cristo seja glorificado entre os homens."



** "... À medida que a igreja evangeliza, ela também precisa expressar o interesse de Deus por todas as áreas da vida e espelhar a atitude daquele que disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.

Imagem http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=8665



Notas Bibliográficas
[1]. Extra[ido de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro, RJ, CPAD, 2001,nota textual Mc 217, p.1292;
[2]. Extraído de http://ogideao.blogspot.com/2010_07_01_archive.html;
[3]. Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade, acessado em 11 ago 2011;.
[4]. Adaptado de http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=sociedade, acessado em 11 ago 2011;
[5]. Citado no artigo ‘Família- Instituição Divina’, disponível em http://www.mackenzie.br/dhtm/capelania/mensagem2.php?codigo=200; acessado em 11 ago 20011;
[6]. Extraído do artigo ‘A Igreja e a Sociedade (Missão Urbana)’, disponível no site eJesus: http://www.ejesus.com.br/missoes/a-igreja-e-a-sociedade-missao-urbana/; acessado em 11 ago 20011;
[7]. Adaptado de Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 2001,Palavra-chave, p.1099.
[8]. Ibidem, Dinâmica do Reino;
[9]. Adaptado de Bíblia de Estudo Plenitude, Barueri, SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 2001,Palavra-chave, p.1124;
Os textos das referências bíblicas foram extraídos do site http://www.bibliaonline.com.br/, na versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel, salvo indicação específica.


* Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 08. Igreja - Agente transformador da sociedade. III A Igreja e a assistência à sociedade. 1. A evangelização. 2. A ação social. 3. Restaurando a sociedade. Conclusão.
** Para ler o subsídio completo, acesse: http://auxilioebd.blogspot.com/2011/08/licao-8-igreja-agente-transformador-da.html

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!