Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

14 agosto 2011

LIÇÃO 08 - IGREJA - AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE - I A IGREJA E A SOCIEDADE

* "Deus não criou o homem para que vivesse isolado. Por isso constituiu a família a célula básica da sociedade e da nação. A partir da família de Adão e Eva, os seres humanos começaram a formar outros agrupamentos sociais mais complexos. Sem a família a sociedade desaparece"



** "O que é uma sociedade? (latim societas, -atis); Reunião de pessoas unidas pela origem ou por leis; Estado social; associação amistosa com outros. Societas é derivado de socius, que significa ’companheiro’, e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social... O homem é um ser social por natureza. A pessoa humana necessita da vida social, porque ninguém é auto-suficiente. Por isso, temos a tendência natural que nos impulsiona a nos associar, com o fim de alcançar objetivos que excedem as capacidades individuais... Quando Deus instituiu a família visou ao homem e a sua esposa oportunidade de prazer, convívio mútuo e meio de procriação, uma forma de se multiplicar. Esta célula corre sério perigo de extinção, como escreveu John MacArthur: “Talvez sejamos testemunhas da morte da célula básica de toda a civilização, a família” [5].""

* "Desde a infância, Jesus sabia como agir e interagir numa sociedade organizada. Ele era amorosamente amistoso. Relacionava-se inclusive com os desprezados e marginalizados."



** "... Ao anunciar o evangelho do reino, Ele apontou como uma de suas características a sensibilidade diante da dor alheia e a prontidão em assistir os desafortunados. Ele mostrou isso de modo magistral por meio de alguns de seus ensinos mais apreciados, como a parábola do Bom Samaritano (Lc 10.30-37) e a inquietante história do Grande Julgamento (Mt 25.31-46)."


* "A Igreja do Senhor não deve ser insensível diante dos sofrimentos e mazelas que infelicitam a sociedade. Nossa obrigação é estender as mãos aos necessitados"



** "Deus tem chamado pessoas de diversas ocupações na sociedade, do mais pobre ao mais rico, do simples e tranqüilo trabalhador rural ao corrido e agitado homem da cidade grande. Na comunidade cristã, o amor não é apenas expresso através de demonstrações de respeito; é também expresso através da abnegação e da atitude de servir (Jo 15.13). De fato, pode ser definido como ‘uma doação abnegada’, alcançando, além dos amigos, os inimigos e os perseguidores (Mt 5.43-48). O amor é a nossa marca unificadora e que nos distingue... O perfil sócio-econômico do Brasil é severo, com uma minoria de privilegiados, uma maioria de necessitados e uma classe média sufocada. Uma realidade distante do padrão social e ético de Deus. A maioria dos oprimidos sociais, ou seja, os excluídos em potencial pertencem ao conjunto multiforme e não organizado da classe operária, dos desempregados, dos desiludidos dos diferentes extratos sócio-econômico da pequena/média/alta burguesia, dos itinerantes religiosos, das mulheres em sociedade machista, dos indígenas, dos pequenos empresários, dos proprietários rurais, dos agricultores, dos sem-terra, dos discriminados por etnia, por raça, por idade, por gênero, por doenças mortais e infecto-contagiosa, deficientes, etc.. São todos protagonistas do cenário que a igreja, na perspectiva da Educação Cristã, é designada a inserirem no reino de Deus e, colaborar para que deles surjam uns como educadores e outros como educandos [6]."
 

* Texto extraído da revista Lições Bíblicas CPAD 3°Trimestre, lição 08 - Igreja - agente transformador da sociedade - I A Igreja e a sociedade. 1. O que é uma sociedade?  2. Jesus e a sociedade. 3. A Igreja na sociedade. 
** Para ler o subsídio completo, acesse: http://auxilioebd.blogspot.com/2011/08/licao-8-igreja-agente-transformador-da.html

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!