Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

26 fevereiro 2012

LIÇÃO 10 – UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA / I – O POVO DE DEUS NA VELHA E NOVA ALIANÇA

[1] “1. O Israel Nação. O Senhor elegeu Israel para ser a sua propriedade exclusiva (Êx 19.5,6; Dt 7.6,7). Por conseguinte, a nação hebreia deveria ser santa por ser sacerdotal, profética e real (Êx 19.5,6). Dessa forma, os judeus tinham por missão levar o nome do Senhor a todas as nações. Logo, tanto as bênçãos decorrentes da obediência como as maldições advindas da desobediência, na Antiga Aliança (Dt 27-28), devem ser entendidas no contexto da vocação de Israel.
O Senhor promete restaurar o seu povo através de uma “Nova Aliança” (Jr 31.31-34; Ez 36.26). Mas os judeus, devido à sua incredulidade e dureza de coração, vieram a rejeitar a Jesus como o mediador do novo concerto (Hb 9.15; 12.24; Jo 1.12). Por causa disso, o propósito de Deus de ter um povo que o representasse continuou com a Igreja de Cristo – o Israel do Novo Testamento. Isso não significa que Deus haja se esquecido do seu povo hebreu (Rm 11.2). Pelo contrário. Afirma Paulo que “todo o Israel será salvo” (Rm 11.26).”

[1] “2. O Israel do Novo Testamento. A Igreja é vista na Bíblia como a comunidade dos chamados para fora, “separada”. Paulo mostra que a Igreja entra no Plano de Salvação como um mistério (Ef 3.2-10; Rm 16.25-26; Cl 1.25-27). Tal ministério, explica ele, consiste no fato de a Igreja de Cristo ser o “Povo de Deus.” Formado agora tanto por judeus como por gentios (Gl 6.16; Rm 2.28,29; Ef 2.14-22; Fp 3.3; 1 Pe 2.(). Como já foi dito isso não quer dizer que a Igreja tenha suplantado ou substituído a Israel. Paulo realça que Cristo é o “descendente” prometido por Deus, através do qual todas as nações da terra foram abençoadas com a proclamação das boas novas de salvação (Gl 3.16). Em Cristo, Deus não substituiu, mas deu continuidade ao processo de autorrevelação anteriormente iniciado no Antigo Testamento.”

[1] “3. O povo único de Deus. Donald Hagner observa que a Igreja não assume o lugar de Israel, mas que Israel encontra sua verdadeira identidade na Igreja! O Novo Testamento revela que Deus, através de Jesus, renovou a aliança com seu povo e que nesse ato, tanto judeus como gentios formam um só povo. Ser parte da Igreja é reconhecer Jesus como o Messias – a plenitude das promessas divinas. Essa é a verdadeira prosperidade.”


[1] Revista Lições Bíblicas. A verdadeira prosperidade, a vida cristã abundante. Lição 10 – Uma Igreja verdadeiramente próspera.. I – O povo de Deus na Velha e Nova Aliança. 1. O Israel Nação. 2. O Israel do Novo Testamento. 3. O povo único de Deus. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!