Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

06 fevereiro 2012

LIÇÃO 07 - TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE / I - PROSPERIDADE NA ADVERSIDADE

[1] “1. Escassez e abundância. Uma das regras básicas da interpretação da Bíblia é a analise do texto de acordo com o seu contexto. Por conseguinte, quando alguém, para fantasiar uma existência saudável, rica e isenta de problemas, fundamenta-se, por exemplo, em Filipenses 4.13, está perversamente torcendo a palavra de Deus. Além do mais, o próprio Cristo advertiu-nos: “Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom animo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). Vejam, pois o que realmente quis dizer o apóstolo.
Antes de mais nada Paulo declara sua total dependência de Cristo em todas as circunstâncias: “Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade” (Fp 4.12). Nesse versículo, o apóstolo deixa bem claro que, embora já houvesse experimentado escassez e abundância, jamais deixou de confiar em Deus. Sejam quais fossem as circunstâncias, o Senhor Jesus era a sua contínua suficiência. É por isso que, nEle, o apóstolo podia todas as coisas.
Se alguém, portanto, quiser justificar a Teologia de Prosperidade com base na vida de Paulo, perde o seu tempo. Ele não ficou rico no seu exercício ministerial. Pelo contrário. Ele iniciou seu ministério fazendo tendas (At 18.3) e terminou sua carreira em uma prisão em Roma (Fp 1.3; At 28.30). No final de seus dias, precisou que Timóteo lhe enviasse uma capa, para se aquecer no cárcere (2 Tm 4.13). O que disso concluímos? O contentamento do apóstolo não dependia da abundância ou da escassez de bens materiais, mas da suficiência em Cristo.”

 [1] “2. Perseguição e rejeição. Apesar de Paulo haver escrito a Epistola aos Filipenses durante o seu encarceramento, impressiona-nos ver-lhe a alegria e o regozijo (Fp 1.7,13, 14). Tal fato evidência uma grande verdade: a alegria do cristão independe de circunstâncias, pois é a demonstração da verdadeira paz com Deus. Portanto, ao contrario do que muita gente possa imaginar, a prisão do apóstolo estava sendo uma fonte de benção para o progresso do Evangelho assim como fora a sua liberdade (Fp 1.13,14). O importante para ele é que o Senhor Jesus fosse exaltado através do seu testemunho, ainda que de dentro de uma masmorra.
Não vemos, em Paulo, um escapismo triunfalista que nega o sofrimento na vida do crente através de uma irresponsável e leviana confissão: “Tudo posso, tudo posso”. Tampouco vemo-lo lamentando-se por haver Deus permitido fosse ele encarcerado. O que prevalece, no apóstolo, é o contentamento em todas as coisas (Fp 4.11,12)!”



[1] Revista Lições Bíblicas. A verdadeira prosperidade, a vida cristã abundante. Lição 07 – Tudo posso naquele que me fortalece. I – Prosperidade na adversidade. 1. Escassez e abundância. 2. Perseguição e rejeição. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!