25 novembro 2011

LIÇÃO 10 – O EXERCÍCIO MINISTÉRIAL NA CASA DO SENHOR / II - A JUSTA INDIGNAÇÃO DO HOMEM DE DEUS

[1] "1. A firmeza de um líder. Quando Neemias retornou a Jerusalém e compreendeu “o mal que Eliasibe fizera [ao povo de Deus] para beneficiar a Tobias” (13.7), reagiu àquela situação com zelo e coragem. Fazendo uso de sua autoridade, lançou “todos os móveis de Tobias fora da câmara” do Templo (Ne 13.7,8). Não fez o mesmo Jesus com os vendilhões e cambistas que haviam transformado a Casa de Deus num covil de ladrões?"

[2]     Essa situação deixou Neemias indignado. Não podemos nos conformar com essa triste realidade, mas, para corrigir isso é preciso que haja líderes como Neemias, que tenha coragem para expulsar esses impostores do meio da Igreja, além de coragem precisa ter zelo, pois uma pessoa com coragem, mas, sem zelo pela Obra do Senhor não vai resolver nada. Neemias tinha essas duas qualidades como líder, por isso agiu com firmeza. Oremos para que Deus conserve os líderes como Neemias e levante mais obreiros com a mesma qualidade.

[1] "2. A resposta do povo. Essa medida ousada e enérgica de Neemias fez que o povo recobrasse o ânimo e voltasse a contribuir com mais amor e liberalidade: “Então, todo o Judá trouxe os dízimos do grão, e do mosto, e do azeite aos celeiros” (Ne 13.12). O povo de Deus espera que os seus líderes sejam realmente íntegros, transparentes e comprometidos com os negócios do Reino."

[2]     Esses tipos de problemas na liderança são graves, exigem medidas ousadas e enérgicas. Quando você observar que o povo está desanimado, possivelmente haverá algum problema na liderança. Quando você observar que os rendimentos financeiros da Igreja não vai bem, possivelmente haverá um problema na liderança. Observe que Neemias ao reagir com indignação, coragem e zelo àquela triste situação, resultou em novo ânimo para o povo de Deus, e o povo voltou a contribuir com mais amor e liberalidade. Não adianta ficar tentando oprimir o povo para contribuir, às vezes, a solução é a mesma de Neemias. Não adianta ficar só dizendo que o povo está desanimado, ou ficar só observando o esvaziamento da igreja, é preciso ver que há um problema instalado na liderança da igreja e corrigir o mais rápido possível para que os prejuízos não sejam maiores.

[1] "3. O procedimento do líder cristão. O que nos ensina Neemias? Em primeiro lugar, que amemos a Deus e sejamos zelosos por suas coisas. Agindo assim, jamais toleraremos a corrupção e a desonestidade em nosso meio, pois fomos chamados por Deus para ser a luz do mundo e o sal da terra. Que todos nos reconheçam, pois, por nossa elevada ética e pela irrepreensibilidade de nossa postura. Menos do que isso é inaceitável. À semelhança de Neemias, jamais abusemos da autoridade que nos confiou o Senhor Jesus, mas ajamos com toda sabedoria e prudência (Rm 12.8; 1 Pe 5.1-4)."

[2]     A reputação de um líder é muito importante, o que estão falando do líder é o que o povo está vendo nele. Mas para que o líder tenha uma boa reputação, é preciso que esse líder aja com elevada ética cristã e que a sua postura seja irrepreensível. É por isso que para ser um líder religioso é preciso ter uma chamada de Deus. Tem muita gente querendo ser líder porque admira ou cobiça o poder, ou às vezes, até tem uma chamada, mas não espera o tempo de Deus para sua vida. Liderança é caráter e exemplo. Todos os procedimentos de um líder são observados e valorados pelo povo, por isso só o líder aprovado por Deus vai se comprometer com a ética cristã e se preocupar com a sua postura diante da sociedade.

[1] Revista Lições Bíblicas CPAD 4°Trimestre. Lição 10 - O exercício ministerial na Casa do Senhor. II – A justa indignação do homem de Deus. 1. A firmeza de um líder. 2. A resposta do povo. 3. O procedimento do líder cristão.
[2] Pb. Ismael Pereira de Oliveira