Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

24 março 2013

LIÇÃO 13 – A MORTE DE ELISEU





LIÇÃO 13 – A MORTE DE ELISEU


TEXTO ÁUREO
"E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem e tocando os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés"
(2 Rs 13.21).


VERDADE PRÁTICA
O último milagre relacionado à vida de Eliseu demonstra o poder e o exemplo de um homem que ama e teme a Deus.



INTRODUÇÃO
Nesta lição, acompanharemos os últimos passos do profeta Eliseu. Constataremos que Eliseu foi, de fato, um gigante espiritual. Mas, como todos os homens, estava sujeito às limitações comuns a todos os mortais - nasceu, cresceu, envelheceu e morreu. Fica, portanto, em destaque o fato de que os homens fazem história, mas Deus é o Senhor da história.




I - A DOENÇA TERMINAL DE ELISEU

1. A velhice de Eliseu. Um bom tempo já se havia passado desde a última aparição do profeta de Abel-meolá no registro bíblico (2 Rs 9.1). De fato, entre os capítulos 9 e 13 de 2 Reis, há um intervalo de aproximadamente quarenta anos. Os estudiosos acreditam que, por essa época, Eliseu deveria estar com a idade aproximada de oitenta anos.Eliseu fora chamado ainda jovem para o ministério profético, mas agora estava velho e doente. Às vezes, idealizamos de tal forma os homens de Deus, que acabamos nos esquecendo de que eles também são humanos. Envelhecem, adoecem e também morrem. O texto bíblico deixa bem patente o lado humano do profeta. Fora um grande homem de Deus e ainda o era, mas ainda assim era um homem. 

2. O sofrimento de Eliseu. O mesmo texto que trata da doença e velhice de Eliseu fala também do seu sofrimento (2 Rs 13.14,20). Eliseu estava doente, e isso sem dúvida causava-lhe algum sofrimento. Eliseu envelheceu e padeceu. Mas o foco aqui não é o sofrimento em si, mas como Deus trata o profeta nesse momento de sua vida e como ele responde a isso. Mesmo alquebrado pela idade, Eliseu continuava com o mesmo vigor espiritual de antes. Possuía ainda a mesma visão da obra de Deus. Em nada a doença, ou quaisquer outras coisas, impediu-o de continuar sendo a voz profética do Deus de Israel.





II - A PROFECIA FINAL DE ELISEU

1. A ação de Deus na profecia. Hoje está na moda o jargão: "Eu profetizo sobre a tua vida". Embora muito bonito e vestido de roupagens espirituais, tal jargão não passa de orgulho e afetação humana. Isso por uma razão bem simples: nenhuma profecia, que se ajuste ao modelo bíblico, tem seu ponto de partida no querer humano, mas na vontade soberana de Deus (2 Pe 1.20,21). Eliseu, por exemplo, refletindo os desígnios divinos, dizia ao profetizar: "Assim diz o Senhor" (2 Rs 2.21; 3.16). A expressão "flecha do livramento do SENHOR" (2 Rs 13.17) possui sentido semelhante. A profecia tem sua origem em Deus e não no homem. Eliseu não profetizou para depois se inspirar, mas foi primeiramente inspirado para depois profetizar (2 Rs 3.15).

2. A participação humana na profecia. Vimos que uma profecia genuinamente bíblica tem sua origem em Deus. Todavia, a Escritura mostra também que existe a participação do homem nesse processo. É o que vemos em 2 Reis 13.14-19. A indignação de Eliseu quanto à relutância do rei Jeoás de Israel em continuar a atirar as suas flechas, símbolo do livramento do Senhor contra os sírios, é bastante significativa. Deixa clara a decepção do profeta com a falta de discernimento e perseverança do rei. Faltou fé a Jeoás! Ele pensava certamente tratar-se de uma mera cerimônia na qual ele teria apenas uma participação técnica. A sua vitória seria do tamanho da resposta que ele desse ao profeta. Deveria ter ferido a terra cinco ou seis vezes, mas fez apenas três. Uma fé tímida obtém uma vitória igualmente tímida. Em o Novo Testamento, o Senhor Jesus irá por em destaque essa verdade (Mt 9.29).





III - O ÚLTIMO MILAGRE DE ELISEU

1. A eternidade e fidelidade de Deus. É interessante observarmos que o último milagre de Eliseu deu-se postumamente. Eliseu já estava morto quando ocorre algo que desafia a razão humana (2 Rs 13.20,21). Essa passagem revela pelo menos dois aspectos dos atributos de Deus - Deus é eterno. Ele não morre quando morre um homem de Deus, nem tampouco deixa de cumprir a sua Palavra quando as circunstâncias parecem dizer o contrário. Ao permitir que o toque nos restos mortais de Eliseu desse vida a um morto, Deus mostrava ao rei Jeoás que a morte de Eliseu não iria impedir aquilo que há algum tempo ele havia prometido a ele. Deus é fiel e zela pela sua Palavra para a cumprir.

2. A honra de Eliseu. Além da fidelidade e da eternidade de Deus, que ficam bem patentes nesse último milagre de Eliseu, há ainda mais uma lição que o texto deixa em relevo. Aqui é possível perceber que, mesmo morto, o nome de Eliseu continuaria a ser lembrado como um autêntico homem de Deus. Elias subiu ao céu vivo, Eliseu deu vida mesmo estando morto. Os intérpretes destacam que esse milagre, envolvendo os restos mortais de Eliseu, mostra que o Senhor possui planos diferenciados para cada um de seus filhos. Portanto, não devemos fazer comparações nem questionar os atos divinos (Jo 21.19-23). A Bíblia fala de homens, cujas ações continuam falando mesmo depois de haverem morrido (Hb 11.4).





IV - O LEGADO DE ELISEU

1. Legado sócio-cultural. Já estudamos que Eliseu supervisionava as escolas de profetas (2 Rs 6.1). Esse sem dúvida foi um dos seus maiores legados. Todavia, Eliseu fez muito mais; teve uma participação ativa na vida espiritual, moral e social da nação. Enquanto Elias era um profeta do deserto, Eliseu teve uma atuação mais urbana. Eliseu tinha acesso aos reis e comandantes militares, e possuía influência suficiente para deles pedir algum favor (2 Rs 4.13). Como povo de Deus, não podemos viver isolados, mas aproveitar as oportunidades para abençoar os menos favorecidos.

2. Legado espiritual. Há uma extensa lista de obras e milagres operados através do profeta Eliseu. Sem dúvida, eles demonstram seu grande legado. Podemos enumerar alguns: abertura do Jordão (2 Rs 2.13,14); a purificação da nascente de água (2 Rs 2.19-22); o azeite da viúva (2 Rs 4.1-7); o filho da sunamita (2 Rs 4.8-37); a panela envenenada (2 Rs 4.38-41); a multiplicação dos pães (2 Rs 4.42-44); a cura de Naamã (2 Rs 5.1-19) e o machado que flutuou (2 RS 6.1-7).





 CONCLUSÃO

Assim termina a vida do profeta Eliseu. Um grande homem de Deus que nunca deixou de ser servo. Começou pondo água nas mãos de Elias (2 Rs 3.11), um gesto claro de sua presteza em servir, e foi exaltado por Deus. Mesmo sem ter escrito uma linha, levanta-se como um dos maiores profetas bíblicos de todos os tempos. Devemos imitá-lo em sua vida de serviço e amor a Deus.



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 13 – A morte de Eliseu. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – A doença terminal de Eliseu. 1. A velhice de Eliseu. 2. O sofrimento de Eliseu. II – A profecia final de Eliseu. 1. A ação de Deus na profecia. 2. A participação humana na profecia. III – O último milagre de Eliseu. 1. A eternidade e fidelidade de Deus. 2. A honra de Eliseu. IV – O legado de Eliseu. 1. Legado sócio-cultural. 2. Legado espiritual. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

 

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Meu irmão,que Deus continue te abrindo o entendimento,abençoe vc e sua familia,que deve se orgulhar muito de ter um lider como o irmão no lar,esses materiais são muito importante para nossa educação cristã.Louvado seja Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourinaldo, a Paz do Senhor! Obrigado pela oração em nosso favor! Fico muito feliz em saber que este trabalho está cumprindo o seu objetivo de auxiliar os nossos queridos professores na educação cristã e automaticamente o nome do Senhor está sendo glorificado! Coloque-nos sempre debaixo dos seus joelhos! Tenha uma boa aula e um ótimo feriado! Um grande abraço!

      Excluir
  2. A paz do Senhor !
    Que conclusão de trimestre maravilhosa !
    Os conselhos paulinos nos ajudam a construir um legado de bençãos , igual ao de Eliseu :
    " Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus."
    ( 2 Timóteo 2.1 )
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza ( A.Deus - Barra Mansa , R. J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido pastor Milton Sousa, a Paz do Senhor! Concordo com você, a conclusão do trimestre está maravilhosa! Depois de estudar tudo o que esse grande homem de Deus realizou, agora é hora de avaliar os resultados e tirar grandes lições para a nossa vida e ministério. Suas orações muito tem nos abençoado! Continue intercedendo por este projeto de ensino. Um ótimo feriado meu amigo! Abraços!

      Excluir
  3. Como era a cova de Eliseu, era aberta, porque jogaram um corpo nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto bíblico não detalha muito a respeito da cova que estava depositada os restos mortais do profeta Eliseu. É um detalhe interessante, mas não é tão relevante para o estudo, pois não muda nada o entendimento a respeito do milagre, se estava aberta ou fechada, se houve tempo de abrir para jogar o corpo antes de fugir, não temos como concluir isso. Talvez alguns historiadores possam através de suas pesquisas esclarecer melhor os detalhes das covas utilizadas como sepultura. Mas, o importante é saber que a cova era de Eliseu e o milagre da ressurreição que foi operado mesmo depois da morte do profeta. Obrigado pela sua participação! Um forte abraço!

      Excluir
  4. Sou uma das professora da Escola Biblica dominical em minha congregação e gostaria de agradecer-lhe pelos subsidios das lições pois tem me ajudado a ministrar um ensino mais dinâmico.Que Deus continue abençoando você e sua familia e que sejas sempre um instrumento de Deus na propagação do evangelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, saudações em Cristo! Muito obrigado pela sua aprovação! Estou muito feliz com a sua participação! Que Deus possa continuar te abençoando nesse lindo ministério do ensino! Volte sempre! Tenha uma ótima semana! Um grande abraço!

      Excluir
  5. muito boa a programação dos slides, parabens.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!