Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

10 março 2013

LIÇÃO 11 – OS MILAGRES DE ELISEU





LIÇÃO 11 – OS MILAGRES DE ELISEU


TEXTO ÁUREO
"Ora, o rei falava a Geazi, moço do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito" (2 Rs 8.4).

VERDADE PRÁTICA
Os milagres realizados por Eliseu não visaram à glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de Deus.




INTRODUÇÃO

Eliseu era um lavrador pertencente a uma família abastada de Israel, quando foi chamado a exercer o ministério profético (1 Rs 19.19-21). Sem dúvida, era um dos sete mil que não haviam se dobrado diante de Baal. E essa foi uma das razões pelas quais o Senhor o escolhera. As intervenções sobrenaturais, através de Eliseu, são impressionantes (1 Rs 19.16). Dividimos aqui as narrativas de seus milagres em quatro grupos. Nem todos os milagres operados por Eliseu serão estudados aqui, mas os que analisarmos servirão para ilustrar os propósitos divinos na vida de seu povo. .




I - OS MILAGRES DE PROVISÃO

1. A multiplicação dos pães. Esse é um milagre de provisão. Eram cem os discípulos dos profetas e só havia vinte pães para alimentá-los (2 Rs 4.42-44). A lei da procura era maior do que a da oferta! O que fazer diante da situação? O profeta Eliseu não olha às evidencias naturais, mas seguindo a direção de Deus, profetiza que todos comeriam e ainda sobrariam pães! Como? Não havia lógica nenhuma nessa predição.  Todavia, milagres não se explicam, aceitam-se pela fé! Muito tempo depois encontramos o Novo Testamento detalhando como Jesus Cristo operou um milagre com a mesma dinâmica, mas em maior proporção (Jo 6.9). Em ambas as histórias, a graça de Deus em prover o necessário para os carentes fica em evidência.

2. Abundância de víveres. Jorão, filho de Acabe, estava assentado no trono do reino do Norte e, a exemplo de Jeroboão, foi mau governante (2 Rs 3.1-3). A consequência de suas ações pecaminosas foi o cerco à cidade de Samaria promovida por Ben-Hadade II. Com a cidade sitiada, a consequência natural foi a escassez de alimentos. Vendia-se desde cabeça de jumento até mesmo esterco de pombo na tentativa de amenizar a fome. Pressionado pela crise, o rei procurou o profeta Eliseu e o responsabilizou pela tragédia. Sempre o Diabo querendo culpar Deus! Todavia, o Senhor demonstra, mais uma vez, a sua graça, e orienta Eliseu a profetizar o fim da fome! Como nos outros milagres, esse tem seu cumprimento de forma inteiramente sobrenatural e inexplicável.





II - OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO

1. A ressurreição do filho da sunamita. Mesmo havendo deixado o filho morto em casa, a rica mulher de Suném demonstra uma fé inabalável (2 Rs 4.18-37). Quando a caminho, e interrogada por Geazi, servo de Eliseu, sobre como iam as coisas, ela respondeu: "Tudo bem!" Nada está fora de controle quando Deus está no comando. A sequência da história mostra o profeta Eliseu orando ao Senhor sobre o corpo inerte do garoto (2 Rs 4.33,34). Os gestos do profeta parecem não ter sentido, mas sem dúvida refletem a orientação divina (2 Rs 4.34,35). O Senhor responde a oração do profeta e a vida volta novamente ao filho da sunamita (2 Rs 4.35-37).
2. O machado que flutuou. Um dos discípulos dos profetas perdera a ferramenta que tomara emprestada (2 Rs 6.1-7). Naqueles dias, os instrumentos de ferro eram escassos e valiosos. Daí o seu desespero. Duas coisas observamos nesse texto: primeiramente, a motivação do milagre que está bem expressa no lamento daquele que perdera o machado. O que nos faz lamentar? A nossa motivação está correta? Em segundo lugar, vemos o profeta procurando identificar o local onde a ferramenta havia caído. O Senhor está pronto a restituir o que perdemos, mas temos de ter consciência disso.






III - OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO

1. A cura de Naamã. Algumas coisas nos chamam a atenção no relato desse milagre (2 Rs 5.1-19). Em primeiro lugar, observamos que o general sírio fica indignado quando o profeta não age da forma que ele imaginou (2 Rs 5.11). Deus não faz shows, nem tampouco opera para satisfazer nossa curiosidade. Em segundo lugar, vemos que Deus não estava interessado na análise lógica de Naamã (2 Rs 5.11,12), mas apenas em sua obediência. Em terceiro lugar, Naamã recebe a cura quando desce ao Jordão (2 Rs 5.14). Ninguém será restaurado se não descer! Naamã desceu e foi curado. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6). Em quarto lugar, Naamã tentou recompensar o profeta pelo milagre recebido (2 Rs 5.15,16). Eliseu recusou! A graça não aceita pagamento por aquilo que faz.

2. As águas de Jericó. O texto de 2 Reis 2.19-22 narra o episódio das águas amargas de Jericó que se tornaram saudáveis através da ação de Eliseu. Aqui, o profeta pede um prato novo e, que neste, se coloque sal. Feito isso, ele profetiza que aquelas águas tornar-se-iam potáveis segundo a palavra do Senhor. Tais exigências possuíam um valor simbólico, pois o sal representa um elemento purificador (Lv 2.13; Mt 5.13). O prato novo simboliza um instrumento de dedicação especial ou exclusiva a Deus para aquele momento. Em todo caso, foi o poder de Deus que purificou as águas e não o poder desses objetos e ingredientes.





IV - OS MILAGRES DE JULGAMENTO

1. Maldição dos rapazinhos. Certa vez, uns jovens debocharam de Eliseu, dizendo-lhe: "Sobe, calvo, sobe, calvo"! Reagindo à situação, o profeta invoca o julgamento divino sobre os zombadores, amaldiçoando-os em nome do Senhor (2 Rs 2.23-25). O efeito foi devastador.  Apareceram duas ursas selvagens, que se investiram contra os rapazes, matando quarenta e dois deles. Não se pode brincar com as coisas sagradas e muito menos escarnecer dos servos de Deus.

2. A doença de Geazi. No relato de 2 Reis 5.20-27, observamos as razões pelas quais Geazi foi julgado. Ele supunha que a recusa de Eliseu em aceitar os presentes de Naamã era apenas uma questão pessoal do profeta (2 Rs 5.20). Por isso, resolveu tirar partido da situação. Usou o nome de Eliseu para validar sua cobiça, procurando tornar aceitável o que Deus havia abominado (2 Rs 5.22). Ele deveria saber que Deus não vende suas bênçãos, mas as dá gratuitamente. E, assim, o cobiçoso Geazi trocou o arrependimento pelo fingimento e ainda trocou a bênção pela maldição (2 Rs 5.25,27). Em consequência, teve de conviver com a lepra pelo resto da sua vida!





CONCLUSÃO

Os milagres operados por Eliseu demonstram o poder divino. Todos tiveram um propósito específico: evidenciar a graça e a glória de Deus nas mais diferentes situações. Em nenhum momento, essas intervenções exaltam as virtudes do profeta.



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 11 – Os milagres de Eliseu. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – Os milagres de provisão. 1. A multiplicação dos pães. 2. Abundância de víveres. II – Os milagres de restituição. 1. A ressurreição do filho da sunamita. 2. O machado que flutuou. III – Os milagres de restauração. 1. A cura de Naamã. 2. As águas de Jericó. IV – Os milagres de julgamento. 1. Maldição dos rapazinhos. 2. A doença de Geazi. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. A Paz, a Graça e a Misericórdia de Deus seja com todos! As conseqüências problemáticas de os milagres não serem alcançados por nós, são os pessimistas, os curiosos e os incrédulos nas coisas misteriosas de Deus. Pessoas com o coração duvidoso não alcançam o que desejam e ainda tentam colocar dúvidas nas outras pessoas, causando um impedimento sobre o poder que Deus tem de agir milagrosamente em nossas vidas, quando fazemos a pergunta "você crê em milagres" se pensarmos para responder com certeza e sem medo de errar digo que você mesmo sendo salvo por Jesus Cristo, ainda tem dúvidas, a respostas deve ser espontânea lógico que sem a emoção do momento que é uma condição temporal. Pense nisto1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz meu amigo pastor Julio César Martins! Com certeza a incredulidade é uma grande barreira para a operação de milagres e o próprio Cristo enfrentou essa dificuldade entre os homens, vejamos "E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles." (Mateus 13:58). Romper com a incredulidade é um passo fundamental para quem quer experimentar o milagre na sua vida. Um forte abraço querido pastor! Shalom!

      Excluir
  2. A paz do Senhor !
    Obrigado por mais estes slides maravilhosos !
    Eu acredito que para vivenciarmos os milagres divinos ,devemos lembrar-nos
    dos conselhos de Judas :
    " Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,
    Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna " ( Judas vers. 20-21 ).
    É o que deixo para vossa meditação .
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza A.Deus - Barra Mansa ( R.J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pr. Milton Sousa, a Paz do Senhor Jesus! Meu amigo é sempre muito bom receber seus comentários! Obrigado pela dedicação desses versículos! É verdade, vivenciaremos sim os milagres divinos, está na hora de despertarmos o povo de Deus para viver os seus milagres. Hoje vivemos mais ouvindo os testemunhos dos milagres que viveram os nossos pais do que vivenciarmos os milagres em nossos dias. Os milagres existem, Deus continua o mesmo, nós é que mudamos. Busquemos viver experiências maravilhosas com Deus! Abraços a todos os queridos irmãos em Barra Mansa - Rio de Janeiro. Shalom Adonai!

      Excluir
  3. Os milagres que Eliseu realizou através do Senhor evidenciam os sinais da chamada na vida deste "...santo homem de Deus". (II Reis 4:9 parte b). Nos mostra que Deus se utiliza daqueles que nem imaginam ou estão até mesmo despreparados,para poder assim, mostrar da sua glória.Foi uns dos sete mil que não se dobraram a baal e não beijaram a sua face,o Senhor tinha o guardado para no momento certo lhe utilizar! ( I Reis 19:16 b)
    Aquele que crê em milagres é um candidato a contemplar o sobrenatural de Deus e das suas bênçãos que são sem fim. Fiquem na paz do Senhor Jesus!!!
    Preletor de cultos jovens da área-54 Jovem Felipe Augusto G.Gondim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe Augusto, saudações em Cristo Jesus! "Santo Homem de Deus" é para mim o maior título que o homem pode ter nessa terra, assim também nos serve de exemplo a vida desse grande homem de Deus. Que esta lição desperte a amada Igreja do Senhor para vivermos os milagres divinos! Continue firme nesse ministério preletor Felipe Augusto! Transmita a nossa fervorosa saudação a todos os jovens da área 54! Um grande abraço! Shalom Adonai!

      Excluir
  4. A Paz do Mestre Jesus esteja contigo varão valoroso! Escrevo solicitando uma correção no "slide" II - OS MILAGRES DA RESTITUIÇÃO 2 - O Machado que flutuou (está repetindo a frase) do II - OS MILAGRES DA RESTITUIÇÃO 1 - A ressurreição do filho da sunamita(A HISTÓRIA MOSTRA O PROFETA ELISEU ORANDO AO SENHOR SOBRE O CORPO INERTE DO GAROTO ...). Aguardo a correção. Deus abençoando seu lindo Ministério de Ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amado professor Lazaro. Muito obrigado pela observação! Sempre faço uma correção antes de publicar, mas este passou desapercebido. Estou no trabalho agora, mas no final do dia eu farei a correção e publicarei novamente. Peço, a todos, perdão pelo erro! Obrigado pela compreensão! Deus abençoe o amado irmão pela colaboração! Participe sempre! Fique na Paz de Cristo! Um grande abraço!

      Excluir
  5. DEUS É BOM, DEUS É BOM DEMAIS OS MILAGRES TEM QUE CONTINUAR; E OS RESPONSÁVEIS TEM QUE SE LIGAR NOS MANTOS DE DEUS, OH! GLÓRIA DEUS ALELUIA. AGORA É A NOSSA VEZ VAMOS DECLARAR QUE JESUS AINDA FAZ MILAGRES AMÉM?

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!