Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

17 março 2013

LIÇÃO 12 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS / SUBSÍDIOS



Antes de assistir aos vídeos pause a música no player que fica na parte superior do site.


VÍDEO AULA MINISTRADA PELO EV. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(Acesse: www.portalebd.org.br)





Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)




Vídeo aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves, da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais.
(Acesse: www.natalinodasneves.blogspot.com.br/)




___________________________________________ 


SUBSÍDIO ELABORADO PELO EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA




Amados, nesta lição estudaremos uma importante instituição para o crescimento do povo de Deus. Essa instituição de ensino prepara o cristão para exercer grandes ministérios. Vamos discorrer alguns pontos importantes do processo ensino/aprendizado.

Está relacionado ao termo “escola” os termos “aprovação” ou “reprovação”. Vamos explorar esses termos do ponto de vista do aluno. Pode alguém se tornar uma grande liderança espiritual sem passar pela Escola de Deus? Não. Em alguns casos bíblicos observaremos que não há uma escola com espaço físico, mas ela sempre existiu e sempre funcionou.

Quanto tempo é necessário aprender na Escola de Deus e estar apto para liderar o povo do Senhor? Não há um tempo determinado, depende dos propósitos de Deus e da evolução do aluno. Mas, vale ressaltar que sempre seremos alunos na Escola do Senhor. Vamos analisar um caso Bíblico que responde a essas duas perguntas.

Um dos maiores líderes de toda a história bíblica foi Moisés. Ele já nasceu na Escola de Deus, quando ele cresceu, certamente ficou sabendo como Deus o livrara da morte, então aprendeu a primeira lição; que o homem deve confiar em Deus, que Deus é poderoso para livrar seus servos da morte e da mão dos homens poderosos na terra.

Moisés aprendeu na Escola de Deus durante 80 anos, até que o Senhor achou que ele estava apto para exercer um grande ministério e o chamou para liderar a saída de Israel do Egito para a terra prometida. O grande líder Moisés agora estava preparado por Deus para enfrentar os homens mais poderosos, os maiores bruxos e feiticeiros do Egito, para suportar a pressão de milhões de pessoas sob sua liderança, para conduzir com dignidade uma nação pelo deserto, enfrentar as mais terríveis e tenebrosas adversidades naturais.

Mesmo com todo esse preparo Moisés nunca saiu da Escola de Deus, foi um bom aluno até na hora da sua morte, não reclamou com Deus por não permitir que ele entrasse na terra prometida. Ele estava sempre disposto a aprender com o Mestre. Mostrou-se sempre um aluno fiel aos ensinamentos do Senhor Deus, por isso honrou o nome de Jeová durante todo o seu grande ministério.

Quem é o professor na Escola de Deus? No caso de Moisés, foi o próprio Senhor. Mas, observe que Deus usou Moisés para treinar o seu sucessor. Josué ficou muitos anos aprendendo com o seu líder. Quando há homens de Deus que podem ser usados como mestres nessa escola, o Senhor deixa essa missão para o homem e fica só avaliando. Chegou a hora que Deus aprovou o aluno Josué e o colocou como grande líder sobre a nação de Israel.

Outro exemplo de aluno aprovado foi o de Eliseu, seguiu fielmente seu mestre Elias, aprendeu com ele até a hora que Deus o aprovou como profeta. Nessa escola quem aprova é Deus. O Senhor só levou Elias quando aprovou o aluno Eliseu. Nós também estamos aprendendo com grandes homens de Deus, mas a nossa aprovação vem do Senhor, por isso o tempo certo para exercermos o ministério, só Deus é quem sabe.

Existe aluno reprovado na Escola de Deus? Sim, o mais claro exemplo é o de Geazi, moço que servia o profeta Eliseu. E o que acontece quando alguém é reprovado? Essa pessoa não recebe o ministério de Deus e fica como Geazi, vira apenas um mero contador de histórias, ele não exerceu o ministério profético, apesar de ter um grande professor. Além de não exercer o ministério profético ainda ficou leproso para o resto da vida.

Quantas pessoas hoje tem uma vida igual a de Geazi! Podem até estar entre os poderosos como esteve Geazi na presença do rei contando as histórias dos milagres de Eliseu, mas não tem ministério dado por Deus e ainda de longe se percebe a lepra chamada pecado tomando de conta do seu corpo. Pessoas visivelmente envolvido em pecados de prostituição, adultério, desonestidade, avareza, mentiras, soberba etc.

Por que Geazi foi reprovado na Escola de Deus? Porque ele não conseguiu aprender a lição de que a honra e a glória do ministério não é do profeta, mas é de Deus. Quem usa o ministério para alcançar glória e honra para si, comete o mesmo erro de Geazi. Quantas pessoas hoje estão usando o ministério para tirar grandes proveitos pessoais! Importam-se mais consigo mesmo do que com o povo de Deus e a Casa do Senhor. Quantos estão negociando o sagrado! Transformando em verdadeiros negócios as coisas de Deus. Misericórdia! Parece que não é tão difícil nos dias atuais encontrar alunos como Geazi, reprovados na Escola de Deus.

Por que a expressão “escola dos profetas”? Será porque se ensina a profetizar? Não. Vamos entender bem esse conceito. Segundo o dicionário Michaelis a palavra profeta quer dizer “Anunciador ou intérprete de uma mensagem divina.  Aquele que, entre os hebreus, anunciava e interpretava a vontade e os propósitos divinos e, ocasionalmente, predizia o futuro por inspiração divina”. É por isso que nas escolas dos profetas se estudava a Palavra de Deus, para que a pessoa anunciasse ou interpretasse a mensagem divina ao povo de Deus. A Palavra de Deus tem o poder profetico, só precisamos anunciá-la.

Existem escolas de profetas nos dias atuais? Existe. Graças a Deus temos a Escola Bíblica Dominical, os cultos de doutrina e outros eventos realizados na igreja como estudos bíblicos para preparar o povo de Deus na interpretação da Palavra de Deus. Desta forma cada aluno é preparado para tembém transmitir essa Palavra poderosa.

Existem profetas em nossos dias? Sim. Todos os que anunciam ou interpretam a mensagem divina. Nós somos os profetas do Senhor nessa geração!

Duas lições não podemos esquecer: Primeiro, assim como os milagres realizados por Eliseu não visaram à glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça de Deus, o ministério não é para nossa glorificação, mas para honra e a glória do Senhor nosso Deus, se não entendermos esse princípio, não seremos aprovados por Deus. Segundo, nós seremos alunos na Escola de Deus durante toda a nossa vida e Deus será o nosso eterno Mestre!  Por vezes, Deus usará um pastor, um professor e outros servos dEle para nos instruir nessa maravilhosa Escola de Deus.

Esforcemo-nos para sermos aprovados nessa escola dos profetas. Tenhamos muito cuidado para não ficarmos como Geazi, meros contadores de histórias e contaminados pela lepra do pecado. Oro a Deus para que grande seja o vosso ministério!

Desejo a todos uma ótima aula! Deus vos abençoe! Um grande abraço fraterno!





Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. EV. ISMAEL a paz do Senhor! Seus comentários como sempre são impecáveis. Deus continue lhe dando graças para exercer seu ministério, pois através dele, somos grandemente edificados. Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio Lima Braga Júnior, a Paz do Senhor! Obrigado pela sua oração em nosso favor! Obrigado pelas palavras de apoio! Sempre procuro acrescentar alguma coisa ao que já foi dito pelos grandes professores nas aulas em vídeo, para não ser repetitivo no assunto. Espero estar contribuindo para melhor entendimento do tema que estamos estudando. Gostaria de fazer estudos com mais profundidade e detalhes, mas o tempo não nos permite, pois não vivemos da Obra de Deus. Estou muito agradecido pelo seu apoio e solicito que o amado irmão continue lembrando de nós em suas orações! Um grande abraço!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!