Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

24 março 2013

LIÇÃO 13 – A MORTE DE ELISEU / SUBSÍDIOS



Antes de assistir as aulas pause a música no player que fica na parte superior do site.


VÍDEO AULA MINISTRADA PELO EV. DR. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
(Acesse: www.portalebd.org.br)





Vídeo aula ministrada pelo professor Fábio Segantin
Contato (hebraicosegantin@hotmail.com)




Vídeo aula ministrada pelo Ev. Natalino das Neves, da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais.
(Acesse: www.natalinodasneves.blogspot.com.br/)




Vídeo aula ministrada pelo Pr. Eliziel Pacheco, da Assembleia de Deus em Londrina.
(Acesse: www.adlondrina.com.br)




___________________________________ 

SUBSÍDIO ELABORADO PELO EV. ISMAEL PEREIRA DE OLIVEIRA




Amados, no fechamento deste primeiro trimestre do ano, o pastor José Gonçalves apresenta o tema “A morte de Eliseu”. Um momento oportuno para reflexões que podem acrescentar muito ao nosso ministério.

Um dos pontos importante, apesar de pouco observado, do livro de 2 Reis é a quantidade de vezes que aparece a expressão “Homem de Deus”, no total de 36. Um grande título alcançado tanto por Elias quanto por Eliseu.

O oficial que conduzia os cinquentas soldados e procurava o profeta Elias por ordem do rei, disse; Homem de Deus, o rei ordena que tu desças” (2 Rs 1.9). A mesma expressão usou a mulher sunamita a respeito do profeta Eliseu “E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.” (2 Rs 4.9).

O que isso nos ensina? Que o maior título alcançado pelos dois grandes profetas que estudamos nesta lição foi o de “Homem de Deus”. Esse título não foi imposto pelos profetas. Elias não fazia questão que o chamassem de homem de Deus, vejamos a resposta dele ao oficial que o procurava “Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma você e seus cinqüenta soldados!” (2 Rs 1.10). O caso de Eliseu não é diferente, a própria sunamita após observar por um bom tempo o profeta ela chega a essa conclusão e compartilha com o seu marido.

Amados, entristece o meu coração ao ver que em nossos dias os homens estão buscando e impondo títulos como forma de serem respeitados e reconhecidos. O título de “Pastor” já não é suficiente, então alguns colocaram o “Bispo” como um título acima. Outros acreditam que o título que está acima de todos é o de “Apóstolo”. Mas a disputa não para por aqui, como o título de apóstolo já soa muito comum, agora já criaram o título de “Pai de multidões” “Patriarca”.

Mas, diante dessa disputa desenfreada por títulos, pergunto; a sociedade reconhece esses homens detentores desses títulos como “homens de Deus”? No dia que terminar esse ministério de grandiosos títulos, essa pessoa será lembrada como “homem de Deus”?

Estou convicto de que o melhor título que o podemos alcançar é o de “homem de Deus”, pois quem possui esse título tem história, influencia e impacta sua geração! Glórias a Deus! Esse não é um título imposto, é um título alcançado através do testemunho de vida, pelas obras realizadas e pela presença constante de Deus na vida dessa pessoa. Lamentavelmente muitos títulos hoje não corroboram com o testemunho de vida desses homens.

Eliseu exerceu um grande ministério durante 66 anos e até hoje é lembrado como um homem de Deus. Esse título parece ser muito simples, mas tem uma verdade que poucos querem aceitar. Observe a expressão, homem “DE DEUS”, ou seja, a glória do ministério pertence a Deus, somos apenas instrumentos nas mãos do Altíssimo. Mas, hoje o homem quer carregar a glória do ministério para si mesmo. Se tivéssemos a consciência de que a glória pertence a Deus, não haveria tantas brigas ministeriais, inclusive escandalizando a Obra de Deus. Líderes atacando outros ministérios, líderes que desafiam outros a subirem no monte para ver quem faz fogo descer do Céu, se professam o mesmo Deus, para quê esse desafio?

Amados, aquele que é homem de Deus se preocupa em instruir outros homens para continuar o ministério, como Eliseu que cuidou da Escola dos profetas. Não fica procurando defeitos nos outros e expondo ao ridículo perante a opinião pública. Homem de Deus faz tudo para a glória do Senhor, pois um dia, assim como aconteceu com Eliseu, a vida terminará nesta terra e para quê servirá as fortunas acumuladas através do ministério? Lembre-se do que disse Jesus; “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mt 6. 19 e 20)

Vivemos hoje como se a velhice nunca fosse chegar, como se nesta vida fôssemos imortais. Por isso, a Obra de Deus tem sofrido grandes prejuízos, muitos líderes chegam a velhice e não tem um sucessor, não se preocuparam em preparar alguém para continuar o ministério, pelo contrário, sempre que viram alguém com potencial para o ministério, desprezaram, humilharam, espancaram e destruíram seu ministério porque ficaram com medo de serem substituídos. Querendo ou não a velhice chegará para todos, querendo ou não outros continuarão o ministério, pois essa Obra é de Deus e não de homens.

O que podemos aprender com o último milagre de Eliseu? A primeira e grande lição é sem dúvidas, provar que o santo ministério não pertence ao homem, pois nada pode fazer um homem após sua morte. A ressurreição do morto prova que o milagre foi realizado pelo poder exclusivo de Deus! Não houve qualquer interferência da vontade humana. A glória pertence sempre a Deus!

Segundo, existe sim um poder soberano que Deus delega aos homens que são chamados por Ele para exercer um ministério. Para os mais céticos que questionam e lançam dúvidas diante dos milagres realizados, supondo que pode ter sido o poder latente da alma do homem, ou o poder da mente como força do pensamento positivo dentre outros argumentos, tentando tirar de Deus a glória do milagre. Este último milagre de Eliseu quebra qualquer argumento contrário.

Terceiro, o poder de Deus se manifesta mesmo que não haja fé, pois não podemos jamais afirmar que era a fé de Eliseu que operou o milagre, pois ele já estava morto. Não podemos jamais afirmar que era a fé do homem que estava sendo enterrado, pois também estava morto. Não podemos dizer que era a fé dos homens que estavam levando o corpo, pois eles não estavam esperando qualquer milagre, a intenção era de enterrar o morto. Portanto, o poder de Deus se manifesta independente da fé humana. Deus não se limita a operar somente pela fé humana.  A fé é muito importante, mas não limita Deus de agir e mostrar o seu poder.

Quarto, para aqueles que são mais matemáticos, podemos afirmar que este último milagre seria o cumprimento do pedido de Eliseu “Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.” (2 Rs 2.9). Pois Elias realizou 8 grandes milagres e Eliseu realizou 16 grandes milagres, veja:

Milagres realizados pelo profeta Elias

1 – Elias faz cessar a chuva (1 Rs 17,1-8)
2 – Elias multiplica a comida de uma viúva (1 Rs 17-8-16)
3 – Elias restaura a vida do filho da viúva (1 Rs 17,17-24)
4 – Elias faz descer fogo do céu no monte Carmelo (1 Rs 18,1-46)
5 – Elias restaura a chuva (1 Rs 18,41-46)
6 – Elias invoca fogo sobre os soldados (2 Rs 1,1-10)
7 – Novamente Elias invoca fogo sobre os soldados (2 Rs 1,11-12)
8 – Elias divide as águas do Jordão (2 Rs 2,1-11)

Milagres realizados pelo profeta Eliseu

1 - Abriu o rio Jordão (2 Reis 2: 14);
2 - Sarou as águas de Jericó (2 Reis 2: 22-23);
3 - 42 adolescentes despedaçados por duas ursas (2 Reis 23, 24);
4 - Providenciou água a três Reis (2 Reis 3: 15, 16, 20);
5 - Multiplicou o azeite da viúva (2 Reis 4: 6, 7);
6 - O filho da sunamita (2 Reis 4: 14 16,17);
7 - Ressuscitou o menino (2 Reis 4: 19, 35);
8 - Tirou a morte da panela (2 Reis 4: 41);
9 - A multiplicação dos pães (2 Reis 4: 42-44);
10 - Curou Naamã da lepra (2 Reis 5: 14);
11 - Colocou lepra em Geazi, seu auxiliar (2 Reis 5: 27);
12 - Fez flutuar um machado (2 Reis 6: 6, 7);
13 - Segou o siros (2 Reis 6: 18);
14 - Tornou a devolver-lhes a visão (2 Reis 6:20);
15 - Previu alimentação ao povo de Samaria (2 Reis 7:1, 18);
16 - Depois de morto ressuscitou um defunto (2 Reis 13:21).

Amados, até hoje as Obras de Elias e Eliseu glorificam o nome do Senhor nosso Deus. Aleluia! Até hoje eles são lembrados como “Homens de Deus”. Vamos seguir esse exemplo, que sejamos conhecidos como homens de Deus e que nossas obras sempre glorifiquem ao Eterno Deus! Pois um dia a nossa vida também terá fim aqui nesta terra, mas o nosso legado pode continuar glorificando a Deus.

Obrigado a todos que nos acompanharam durante todo este trimestre pelo site e pelo facebook! Deus abençoe a sua vida, sua família e seu ministério! Um grande abraço!

Boa aula professor!

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!