Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

17 março 2013

LIÇÃO 12 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS




LIÇÃO 12 – ELISEU E A ESCOLA DOS PROFETAS


TEXTO ÁUREO
"Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros"
(2 Tm 2.1,2).


VERDADE PRÁTICA
A escola de profetas objetivava a transmissão dos valores morais e espirituais que Deus havia entregado a Israel através de sua Palavra.




INTRODUÇÃO


PARA VER MAIS FOTOS DA CIDADE DE BETEL CLIQUE AQUI




RUÍNAS DE JERICÓ


MOSTEIRO DE SÃO GEORGE (JERICÓ)

SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS (JERICÓ)

CEMITÉRIO (JERICÓ)

A FONTE DE ÁGUAS AMARGAS QUE O PROFETA ELISEU JOGOU SAL E TORNOU-SE POTÁVEL (JERICÓ)

ÁRVORE QUE ZAQUEU SUBIU PARA VER JESUS PASSAR (JERICÓ)
PARA FAZER UM PASSEIO VIRTUAL EM JERICÓ CLIQUE AQUI E VEJA 104 FOTOS


Por diversas vezes, vemos a expressão "filhos dos profetas" aparecer nos livros de Reis. Os filhos, ou discípulos, dos profetas estavam radicados em Betel, Jericó e Gilgal (2 Rs 2.3,5,7,15; 4.38). O contexto dessas passagens não deixa dúvidas de que esta expressão pode ser entendida como sinônimo para escola de profetas.O fato serve para mostrar que a educação religiosa, ou formal, já recebia destaque no antigo Israel. Ressalvamos que as escolas de profetas não tinham como propósito ensinar a profetizar. Isso é uma atribuição divina. Todavia, eram um testemunho vivo de que o povo de Deus, em um passado tão distante, preocupava-se em passar às gerações mais novas sua herança cultural e espiritual. Por isso, vejamos nessa lição, a Escola de Profetas sob quatro perspectivas




I - A INSTITUIÇÃO DAS ESCOLAS DE PROFETAS


1. Noção de organização e forma. O texto de 2 Reis 6.1 mostra que essas Escolas de Profetas possuíam uma estrutura física. Eles viviam em comunidade e, portanto, careciam de espaço físico não somente para habitar, mas também onde pudessem ser instruídos: "Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali". Observa-se nesse texto que a estrutura acabou ficando inadequada e um espaço maior foi reclamado. Para que se tenha uma educação de qualidade necessita-se de uma estrutura adequada. Não podemos educar sem primeiro estruturar!

2. Noção de organismo e função. As escolas de profetas estavam sob uma supervisão e, portanto, possuíam um líder espiritual que lhes dava orientação. Os estudiosos acreditam que as escolas de profetas surgiram com Samuel (1 Sm 10.5,10; 19.20) e, posteriormente, consolidaram-se com a monarquia nos ministérios de Elias e Eliseu. No texto de 2 Reis 6.1, verificamos que os discípulos dos profetas estavam sob a orientação de Eliseu e era com este profeta que buscavam instrução. Eliseu não era apenas um homem com dons sobrenaturais capaz de prever o futuro ou operar grandes milagres, mas também um profeta que possuía uma missão pedagógica.





II - OS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DE PROFETAS

1. Treinamento. O texto de 2 Reis 2.15,16 mostra que fazia parte do treinamento das escolas dos profetas trabalhar sob as ordens do líder, obtendo assim permissão para a execução de cada tarefa. Em outras situações observamos que os filhos dos profetas, quando já treinados, podiam agir por conta própria em determinadas situações (1 Rs 20.35). Na igreja o discipulado ocorre quando aquele que foi ensinado compartilha com outro o seu aprendizado.

2. Encorajamento. Os expositores bíblicos observam que Eliseu não limitava o seu ministério à pregação itinerante e a operação de milagres, mas agia também como um supervisor das escolas de profetas. Ele fornecia instrução e encorajamento aos jovens que ali estavam. O contexto de 1 e 2 Reis não deixa dúvidas de que Elias e Eliseu muito preocuparam-se em transmitir às gerações mais novas o que haviam aprendido do Senhor. Nessas escolas, portanto, esses alunos eram encorajados a buscar uma melhor compreensão da Palavra de Deus.  Não há objetivo maior para um educador do que encorajar o educando a buscar a excelência no ensino.





III -  O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DE PROFETAS

1. A Escritura. Acompanhando o ministério de Elias, vemos que a Palavra de Deus fazia parte do conteúdo ensinado nas escolas de profetas. Dele, Eliseu recebeu essa herança. Quando se encontrava no monte Sinai, Elias queixou-se de que os israelitas haviam abandonado a aliança divina, destruído os locais do verdadeiro culto e matado os profetas do Senhor (1 Rs 19.10). A Palavra de Deus, em especial o livro de Deuteronômio, especificava que princípios e preceitos regiam a aliança de Jeová com o seu povo. A Palavra de Deus era e é essa aliança! Assim como Elias, Eliseu também estava familiarizado com as implicações do concerto divino. Era a Palavra de Deus que ele ensinava aos seus discípulos. É a Palavra de Deus que nós também devemos ensinar hoje.  

2. A experiência. Elias e Eliseu eram homens experientes e partilhavam com os outros o que haviam aprendido do Senhor (2 Rs 2.15, 19-22; 4.1-7, 42-44). No entanto, no contexto bíblico, a experiência não está acima da revelação divina conforme se encontra registrada na Bíblia. A Palavra de Deus é quem julga a experiência e não o contrário. Elias, por exemplo, afirmou que suas experiências tiveram como fundamento a Palavra de Deus (1 Rs 18.36). Os mais jovens devem ter a humildade de aprender com os mais experientes e os mais experientes não devem desprezar os saberes dos mais jovens. O aprendizado se dá através do processo de interação e a experiência faz parte desse processo.






IV -  A METODOLOGIA DA ESCOLA DE PROFETAS

1. Ensino através do exemplo. As Escolas de Profetas seguiam o idealismo hebreu concernente à educação. Havia uma relação entre professor e aluno na comunidade onde viviam. A educação acontecia também na sua forma oral e o exemplo era um desses métodos adotados no processo educativo. Não há como negar que Eliseu ensinava através do exemplo. Há vários relatos sobre os milagres de Eliseu, nos quais se percebe que o aprendizado acontecia através da observação das ações do profeta. Geazi, discípulo de Eliseu, sabia que seu mestre era um exemplo de honestidade. Em o Novo Testamento, Jesus Cristo colocou-se como o exemplo máximo a ser seguido e Paulo se pôs como um modelo a ser imitado (Mt 9.9; 1 Co 11.1).

2. Ensino através da Palavra. Eliseu não deixou nada escrito. O que sabemos dele é através do cronista sagrado. Mas esse fato não significa que o profeta não usasse a Palavra de Deus em sua vida devocional e também como instrumento de instrução nas Escolas de Profetas. A forma como Eliseu julgava o comportamento dos reis, aprovando-os, ou reprovando-os, não deixa dúvidas de que usava a Palavra de Deus escrita para discipular os alunos das Escolas de Profetas. Eliseu, por exemplo, mediu a iniquidade de Acabe através da piedade de Josafá. Acabe era um rei mau porque não andava conforme a Palavra de Deus, enquanto Josafá era estimado por fazer o caminho inverso.





CONCLUSÃO

Através do ministério de Eliseu, observamos que as Escolas de Profetas eram dedicadas ao ensino formal. Ali era ensinada a Palavra de Deus. Esse fato, por si só, é de grande relevância para nós, porque demonstra a preocupação do homem de Deus em passar a outros o conhecimento correto sobre o Deus único e verdadeiro. Os tempos mudam e a cultura também. Hoje, sabemos que a educação secular possui grande importância e, infelizmente para muitos, é a única forma de educação existente. Não podemos negligenciar a educação secular, mas não podemos de forma alguma perder de vista a dimensão espiritual do conhecimento divino, que se encontra na Bíblia Sagrada.


Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. A paz seja com todos! Ao irmos a EBD estamos sendo semelhantes aos da Escola de Profetas daquela época, pois estamos aprendendo e ensinando valores advindos do nosso Deus, e a Ele seja toda a glória por isto, mas no entanto e importante ressaltar o trabalho do irmão Ismael e de outros irmãos que dedicam um tempo para o preparo de tão maravilhosas lições, e como mencionei no início em muito se assemelham aos nossos dias o único diferencial está em nossa tecnologia atual. Se aproxima o fim do trimestre, e o próximo vem com grandes atividades para o seio familiar. Que Deus multiplique as bençãos de todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido pastor Julio Cesar Martins, saudações em Cristo Jesus! Muito obrigado pela menção do nosso nome nessa importantíssima instituição do ensino cristão! A Honra e a Glória pertencem ao Senhor nosso Deus! Sou apenas um servo do Senhor e vosso conservo! Realmente é grande a nossa expectativa com a próxima lição, tendo em vista que a cada dia diminui o número de pessoas que defendem a família no modelo bíblico. O conceito de família para a nossa sociedade já mudou drasticamente, e hoje temos mais divórcio do que casamento, como será o futuro dessa sociedade? A Igreja do Senhor é o sal e luz da terra, vamos defender a bandeira sagrada da família! Deus abençoe a todos que participam dessa maravilhosa escola bíblica dominical! Um forte abraço meu amigo!

      Excluir
  2. A paz do Senhor !
    Depois de estudar uma lição maravilhosa ,é incentivador encontrar slides que facilitam a compreensão do texto sagrado . É uma viagem no tempo e imersão no modo de vida da época bíblica .Na minha gratidão não me canso de elogiar tão belo trabalho .
    " Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."
    ( 1 Coríntios 15:58)
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza ( A.Deus ,Barra Mansa - R.J ) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Milton Souza, a Paz do Senhor meu amigo! Obrigado pela constante participação e aprovação desse simples trabalho! Nossa intenção em colocar várias fotos aqui no site, foi de realmente proporcionar uma viagem no tempo e visualizar melhor onde funcionava essas importantes escolas dos profetas. Se este trabalho glorifica o nome do Senhor nosso Deus, eu sinto-me imensamente feliz! Que minha vida e minhas obras contribua sempre com o crescimento do Reino de Deus! Que o ministério que Deus entregou em suas mãos, pastor Milton, também glorifique e exalte o nome de Jeová! Vamos permanecer firmes na Obra do Senhor! Um ótimo final de semana que já se aproxima! Ótima aula a todos os nossos irmãos em Brarra Mansa - Rio de Janeiro! Shalom Adonai!

      Excluir
  3. EM POUCAS PALAVRAS; DEUS ABENÇOAS TODOS ESTES HOMENS QUE NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA DEIXAR REGISTRADOS METEDOLOGIAS DAS LIÇÕES BIBLICAS DOMINICAL, PARA EU E OUTROS... BUSCAR CONHECIMENTOS... EM PRIMEIRO LUGAR EM DEUS. E COM LELAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Lilita Brito, a Paz do Senhor Jesus! Estou muito feliz com a sua visita e participação! E mais feliz ainda por saber que este trabalho está servindo de instrumento de bênçãos para você e muitos outros professores e alunos da Escola Bíblica Dominical! Que Deus continue sendo glorificado através deste site e da vida de cada mestre, Dr. Caramuru, professor Fábio Segantin, pastores de Londrina e Ev. Natalino. Espero sua participação outras vezes, bons estudos! Deus te faça prosperar neste ministério do ensino cristão! Um grande abraço! Shalom Adonai!

      Excluir
  4. MUITO BOM, MARAVILHOSAS AS ILUSTRAÇÕES. PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Manoel Colares, a Paz do Senhor! Estou muito feliz com a sua visita e participação! Muito obrigado pelo apoio! Conto com as vossas orações! Um grande abraço a todos que estão sob seu pastoreio! Shalom!

      Excluir
  5. A paz do Senhor seja com todos!
    Evangelista Ismael, gostaria de saber qual a fonte das imagens que o irmão utiliza nas lições? Parece que são feitas por encomenda, pois traduz perfeitamente os tópicos. Queria saber, também, se há alguma restrição no uso delas?
    Que Deus continue o abençoando e prosperando em seus projetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar de Castro, a Paz do Senhor! A fonte das imagens é do google imagem, porém, todas as imagens são trabalhadas em programas de imagens para que fiquem o máximo possível adequada a cada tópico da lição, é necessário muitos ajustes, desde a qualidade das imagens até montagens para que possamos chegar a esse resultado. As imagens produzidas e postadas aqui no site são de livre utilização pelo professor na sua sala de aula, esse é o objetivo, proporcionar uma escola mais atrativa e melhorar o processo de aprendizagem. Obrigado pela sua participação, se ainda restar mais dúvidas é só mandar outra mensagem. Nos ajude em oração em favor deste projeto! Um grande abraço! Shalom Adonai!

      Excluir
  6. MAIS 1 VEZ MT OBRIGADO POR ESTE SITE EXISTIR,NOTA 10!!!!!!!.QUE deus te abençoe,mais ainda!!!!.ass.

    MARCIO DE MEDEIROS-PROF. DO SETEF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Mário Medeiros, a Paz do Senhor! Obrigado pela sua aprovação! É sempre bom saber que a mensagem está sendo de fácil interpretação! Continue orando por nós! Deus vos abençoe também! Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  7. MUITO BOM,QUE DEUS ABENÇOE A TI,O TEU MINISTERIO E FAMILIA!!!!

    ResponderExcluir
  8. Abençoado Ismael. Deus sempre capacita os escolhidos e aqui pela primeira vez encontrei um, assim como você, Cristo Jesus é á razão do nosso existir das nossas vidas, pois nada se igula ao sacrificio da cruz e acima de tudo nenhuma verdade foi encontrada fora do seu nome. Que seja Deus, via Cristo Jesus muita luz aos caminhos da sua vida e de todos no ciclo dela. Deus Conosco.

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor Jesus irmão Ismael, visito sempre seu site e sempre procuro a parte onde receber artigos por e-mail e percebi que não existe essa ferramenta disponivel. Gostaria muito de receber suas atualizações em meu e-mail. Que o Senhor nosso Deus possa a cada dia lhe abençoar mais e mais. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Pás e graça aos irmão!
    Sou um crente um tanto frustrado com a situação da igreja no meio onde participei, sei que a crítica as igrejas é perigosa, mas quanta infiltração percebemos e vemos hoje em dia no meio cristão e com a aceitação de líderes que conhecendo a palavra colocam muitas ovelhas do senhor Jesus expostas ao perigo, falo do ecumenismo e até da maçonaria ordenando pastores. Minha tristeza e dor me perturbam por estes motivos, estou aqui me ababrindo nestes comentários porque encontrei aqui uma exposição de modelo doutrinário que me chamou a atenção. Tenho resistido ao ensino teológico, técnicas de teologia em sermões por várias decepções, e até mesmo o termo comum e usual " evangélico ", em minha concepção não deixar de usar a expressão " crente " como definição do nascido de novo, eleito e selado pelo Espírito Santo para ser chamado de evangélico, ao meu ver é ato de indisciplina com os ensinamentos sagrados. Se os irmão quiserem me dispensar atenção trazendo seus intendimentos ao meu questionamento eu ficarei agradecido. atualmente não participo de nenhum ministério.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!