Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

03 março 2013

LIÇÃO 10 – HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA





LIÇÃO 10 – HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA



TEXTO ÁUREO
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio" (2 Rs 4.4).


VERDADE PRÁTICA
A história da multiplicação do azeite da viúva mostra claramente que o Senhor é soberano e gracioso para suprir todas as necessidades de seus filhos


INTRODUÇÃO

Na lição de hoje, estudaremos a narrativa bíblica sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7). Não há dúvidas de que esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas. Nela, vemos o pouco tornar-se muito; a escassez converter-se em abundância e o vazio ficar cheio! Vemos ainda como a graça de Deus alcança os corações desesperados. Este texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres acontecem primeiramente em decorrência da bondade de Deus e, após, em resposta a uma fé obediente.




I - A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE

1. A necessidade humana. As bênçãos de Deus vêm em resposta a uma necessidade humana. O milagre ocorrido na casa da viúva de um dos discípulos dos profetas confirma esse fato (2 Rs 4.1-7). O texto expõe a extrema penúria na qual essa pobre mulher havia ficado. Perdera o marido, que havia falecido, e agora corria o risco de perder também os filhos para os credores se não quitasse uma dívida. Era costume naqueles dias um credor obrigar um devedor a saldar a sua dívida através do trabalho servil ou escravo (2 Rs 4.1b). Essa mulher, portanto, necessitava urgentemente que alguma coisa fosse feita para tirá-la daquela situação. Sabedora que o profeta Eliseu era um homem de Deus, recorreu a ele (v.1). A Escritura mostra que o Senhor socorre o necessitado (Sl 40.17; 69.33; Is 25.4; Jr 20.13).

2. A misericórdia divina. O milagre ocorrido na casa da viúva aconteceu como resposta a uma carência humana, mas não apenas isso: ocorreu também graças à compaixão divina. Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs 4.1). O texto diz que ela "clamou" ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa`aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta. O profeta ficou sensibilizado; Deus compadeceu-se daquela mulher sofredora. O Senhor é compassivo, misericordioso e longânimo (Êx 34.6; 2 Cr 30.9; Sl 116.5).
 




II - A DINÂMICA DO MILAGRE

1. Um pouco de azeite. Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: "Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite" (2 Rs 4.2).Duas coisas precisam ser observadas aqui. Em primeiro lugar, o milagre acontece na esfera familiar: "o que tens em casa". O lar e a família são importantes para Deus. Em segundo lugar, um pouquinho pode tornar-se muito se vem com a bênção de Deus. De fato o texto hebraico destaca que a porção de azeite da mulher era tão minguada que ela quase esqueceu que o possuía. No entanto, foi esse pouco que o Senhor usou para operar o grande milagre. O que possuímos pode ser bem pouco, mas é suficiente para Deus operar os seus propósitos.

2. Uma fé obediente. A instrução dada pelo profeta Eliseu para solucionar o problema da viúva é bastante reveladora sobre a dinâmica desse milagre (2 Rs 4.3-5). Num primeiro momento, o profeta chamou a mulher à ação: "Vai, pede para ti vasos emprestados". A fé é demonstrada pela ação (Tg 2.17). Jesus também viu a fé do paralítico e dos homens que o conduziram em Cafarnaum (Mc 2.1-12). Em segundo lugar, o milagre deveria acontecer de portas fechadas: "Fecha a porta", disse o profeta. A mulher obedeceu ao profeta, e o azeite começou a fluir. E, assim, pôde ela salvar os filhos, pagar as dívidas e viver dignamente. É possível que uma das causas da escassez de milagres hoje esteja na publicidade desenfreada. Deus quer privacidade, mas os homens gostam de notoriedade. Gostam de aparecer e vangloriar-se (Lc 12.15). Deixam a porta aberta para serem vistos!





III - OS INSTRUMENTOS DO MILAGRE

1. O instrumento humano. Por várias vezes, no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de "Homem de Deus" (2 Rs 4.7,9,16; 6.9). Sem dúvida esses textos demonstram que Eliseu era um instrumento de Deus para a operação de milagres. Deus usa homens! Esse é um fato fartamente demonstrado na Bíblia. Para formar uma nação e através dela revelar seu plano de salvação à humanidade, o Senhor chamou Abraão (Gn 12). Para tirar os israelitas do Egito, Deus usou Moisés (Êx 4.1-17). Para levar a mensagem do Evangelho aos gentios, o Senhor usou a Pedro (At 10 - 11). Deus também chamou a Paulo para ser "um instrumento escolhido" para levar seu nome perante os nobres (At 9.15). Para salvar-nos, Deus humanizou-se na pessoa bendita de Jesus Cristo (Jo 1.1,18; Fp 2.1-11). E para sua obra missionária, Ele conta com você! (Mt 28.19)

2. O instrumento divino. Quando uma grande fome assolava Samaria, o profeta Eliseu profetizou abundância de alimentos: "Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do Senhor; assim diz o Senhor: Amanhã, quase a este tempo, uma medida de farinha haverá por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo, à porta de Samaria" (2 Rs 7.1).O cumprimento dessa profecia parecia pouco provável naqueles dias, a ponto de o capitão, em cujo braço o rei se apoiava, haver ironizado: "Ainda que o Senhor fizesse janelas no céu, poder-se-ia fazer isso?" (2 Rs 7.2). Mas a profecia cumpriu-se exatamente como Eliseu havia predito (2 Rs 7.16-20). O texto põe a Palavra do Senhor como agente causador do milagre. O cronista observa que esses fatos ocorreram "segundo a palavra do Senhor" (2 Rs 7.16). O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua Palavra.





IV - O OBJETIVO DO MILAGRE

1. Uma resposta ao sofrimento. Todos os milagres realizados por Eliseu deixam bem claro que eles ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também ao sofrimento (2 Rs 4.1-38; 5.1-19; 6.1-7). O Novo Testamento mostra-nos que o Senhor Jesus libertava e curava porque se compadecia do sofrimento humano (Lc 13.10-17; Mc 1.40-45).

2. Glorificar a Deus. Os milagres, portanto, são uma resposta de Deus ao sofrimento humano. Todavia, eles não se centralizam no homem, mas em Deus. Os milagres narrados nas Escrituras objetivam a glória de Deus. Em nenhum momento, encontramos os profetas buscando chamar a atenção para si através dos milagres que realizavam nem tirar proveitos deles. Quem tentou fazer isso e beneficiar-se de forma indevida foi Geazi, o servo de Eliseu. Entretanto, quando assim procedeu foi severamente punido (2 Rs 5.20-27). Em o Novo Testamento, observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que Deus, e não os homens, é quem deve ser glorificado (At 3.8,12; 14.14,15).




CONCLUSÃO

O milagre da multiplicação do azeite é um testemunho do poder de Deus, que se compadece dos sofredores que o buscam de todo o coração. O foco, portanto, dessa bela história não é a viúva nem tampouco o profeta Eliseu, mas o Senhor que através da instrumentalidade do seu servo abençoa essa pobre mulher. A história faz-nos lembrar um outro feito extraordinário e muito mais relevante do que esse: a multiplicação dos peixes e pães por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele foi, é e sempre será a resposta a todo sofrimento humano.



_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. ELIAS E ELISEU, Um ministério de poder para toda a igreja. Lição 10 – Há um milagre em sua casa. Texto áureo. Verdade prática. Introdução. I – A motivação do milagre. 1. A necessidade humana. 2. A misericórdia divina. II – A dinâmica do milagre. 1. Um pouco de azeite. 2. Uma fé obediente. III – Os instrumentos do milagre. 1. O instrumento humano. 2. O instrumento divino. IV – O objetivo do milagre. 1. Uma resposta ao sofrimento. 2. Glorificar a Deus. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1° Trimestre de 2013.

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. A paz do Senhor !
    PARABÉNS pelo sucesso deste blog !
    Mais de um milhão de acessos !
    Deixo para vossa meditação :
    " Viste uma pessoa diligente no que faz , perante os maiores será colocado ; nunca perante os de baixa sorte " ( Pv 22.29 )
    Sempre orando por vós !
    Pr Milton Souza ( A.Deus - Barra Mansa - R.J ) .

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor !
    Neste domingo (03.03.2013 )após um culto maravilhoso cheguei em casa e encontrei os slides da lição 10 prontos .
    Meu companheiro das lides ministeriais , só o Eterno Deus pode recompensar tão belo trabalho .
    Que ainda este mês ( março ) DEUS possa derramar uma grande benção sobre vós !
    "Porque para Deus nada é impossível"(Lc 1.37 )
    Sempre orando por vós e crendo no milagre !
    Pr Milton Souza ( A.Deus - Barra Mansa - R.J ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Milton Souza, meu amigo, a Paz do Senhor! Os versículos citados pelo amado pastor tem uma mensagem muito forte! Sou apenas um pequeno servo de Deus tentando fazer o que alcança minhas forças! Obrigado meu amigo pela sua constante atenção e participação! Deus vos colocou como coluna em nosso ministério! Suas orações são muito importante! Desejo ao senhor e a todos os nossos queridos irmãos de Barra Mansa no Rio de Janeiro uma semana abençoadíssima! Um forte abraço querido pastor!

      Excluir
  3. A Paz e a Graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos! O interessante nesta lição é a realidade referente ao milagre e a sua condição para realização primeiro precisamos ter fé naquilo que esperamos que Deus realize, o nosso coração ou pensamento seja lá o que for não deve duvidar que Deus pode tudo, muitas vezes não somos abençoados porque pensamos "será que vai acontecer" ou "eu já sabia o final desta história" ai realmente estaremos deixando de receber o que Deus já nos prometeu por causa das nossas dúvidas... Pense nisto...

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão Ismael que Deus continue lhe abençoando abundantemente, seu trabalho para Deus é maravilhoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido pastor Julio César Martins, saudações em Cristo Jesus! É muito bom saber que posso compartilhar momentos especiais com os nossos amigos! Retomo o que já disse para o Milton, vocês são colunas que Deus levantou em nosso ministério! Muito obrigado! Que Deus vos recompense pela grande participação aqui no site! Uma excelente semana na presença de Deus! Abraços meu amigo!

      Excluir
  5. A PAZ DO SENHOR
    QUE DEUS CONTINUE ORIENTANDO O AMADO IRMÃO, E DANDO-LHE FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA CONTINUAR DESENVOLVENDO O SEU MINISTÉRIO QUE TEM SIDO DE GRANDE VALIA PARA OS AMANTES DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL
    Dc. Paulo césar A.D. MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dc. Paulo César, a Paz do Senhor Jesus! Obrigado pela sua oração e participação! Que Deus também abençoe poderosamente o seu ministério! Transmita a nossa saudação calorosa a todos os irmãos da Assembleia de Deus em Mato Grosso! Um forte abraço!

      Excluir
  6. A paz do Senhor!!!
    meu Pr. e amigo Ismael, Deus seja louvado, mais uma vez por sua vida. Por ter iniciado esse trabalho maravilhoso. que Deus abençoe a cada colaborador.
    Esse 1 Milhão de acesso, foi o reconhecimento de seu trabalho.
    meu amigo fique com Deus e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Francinaldo, a Paz do Senhor! Amém! Toda Honra e toda Glória sejam dadas ao Senhor nosso Deus. Nossa alegria se completa com a aproximação que tivemos com vários irmãos através do site! Deus o abençoe por sempre nos apoiar! Um ótimo final de semana! Abraços!

      Excluir
  7. Paz do Senhor a todos.
    Primeiramente, agradeço a Deus por esse espaço maravilhoso que temos para o estudo das Lições da EBD. Segundo para parabenizar a todos e dizer que utilizo esses subsídios em minhas aulas e que tem sido de grande valia, até porque nossa Escola Bíblica acontece às terças-feiras. Que Deus os abençoe.

    Dc. Bivar/
    ADFloripa
    Prf. EBD
    Pós-graduado em Teologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dc. Bivar, a Paz do Senhor Jesus! É uma honra receber o seu comentário! Muito obrigado pela deferência a este site! Deus continue abençoando o sua vida, seja sempre dedicado pois grande é o ministério do ensino! Saudações a todos os seus alunos da AD Floripa! Um grande abraço! Shalom Adonai!

      Excluir
  8. PARABENS!!!!.CONTINUE ASSIM!!!.DEUS TE ABENÇOE!!!!.

    ResponderExcluir
  9. Toda honra e Gloria seja dada ao Senhor
    amei estes estudos vcs estão de parabens
    Deus continue abençoando
    um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita Vilarinho, Seja bem-vinda! É uma grande satisfação ter sua participação aqui no site! Volte sempre! Estou feliz com a sua aprovação ao nosso trabalho! Deus a abençoe pelo esforço de estar meditando e aprendendo cada vez mais da Palavra de Deus! Peço as vossas orações em nosso favor para que este projeto continue ajudando no crescimento do Reino de Deus! Shalom Adonai!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!