Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

15 outubro 2015

LIÇÃO 03 - E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER / SUBSÍDIO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS




SUBSÍDIOS ELABORADO PELO PASTOR ISMAEL OLIVEIRA
(Diretor do site www.escola-dominical.com)

APLICAÇÃO DO ESTUDO DA
LIÇÃO 03 - E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER


Esta lição pode ser analisada por vários ângulos e aspectos diferentes, vamos fazer apenas 3 análises sobre a criação do homem e da mulher.


MODELO FAMILIAR


Existem várias formas de se definir uma família nos dias atuais, também há várias formas aceitas pelo homem de relacionamentos amorosos. Numa análise simplista desses modos de relacionamentos diferente da bíblia, observamos que o homem tenta mostrar uma evolução e um modelo familiar superior ao que está definido por Deus. Porém, analisando de forma mais detalhada e completa, veremos que há na verdade uma decadência moral, espiritual e social e não uma evolução.

O homem nunca vai conseguir um modelo de relacionamento amoroso melhor e mais completo do que o modelo original que foi estabelecido pelo próprio Deus. Vejamos; o homossexualismo parece ser a moda da vez, já exite uma imposição social através da mídia e órgãos governamentais para apoiar e incentivar esse modelo de relacionamento muito reprovado pela Bíblia Sagrada, “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;” (Levítico 18:22).

Por que o homossexualismo não é melhor que o modelo divino? Porque não há possibilidade de gerar filhos nesse modelo familiar. Pare e pense, se todos os homens e mulheres do mundo adotassem esse modelo de relacionamento, poderíamos afirmar com certeza que a raça humana estaria extinta em aproximadamente 100 anos, porque esse modelo de família não funciona como o modelo original. Alguns podem dizer, “pastor, como você é ignorante! Hoje temos condições de fazer uma fertilização em laboratório e uma gestação por meio da inseminação artificial”. Tudo bem, mas a pergunta é, “faz-se uma fecundação de dois espermatozoides ou de dois óvulos?” Claro que não! Então se você precisa de um óvulo e um espermatozoide você está me dizendo que a fórmula perfeita para a fecundação é seguindo o modelo original. Outra pergunta, “Em qual ambiente será gerado essa criança? Na barriga do homem ou numa estufa como se faz com ovo de galinha?” Claro que não! Só existe um lugar perfeito para esse óvulo fertilizado se desenvolver, crescer e amadurecer, no ventre de uma mulher. Então,  de todo jeito voltamos ao modelo original, homem e mulher.

Além disso, afirmo sem medo de erra que hoje o homossexual só existe porque ele nasceu de um modelo perfeito, original, de um homem e uma mulher. Se os nossos antepassados tivessem abandonado o modelo de Deus para a família, eu e você não estaríamos aqui. Que sentimento egoístico é esse de viver e não permitir que haja vida humana depois de nós?

Por que a poligamia não é melhor do que o modelo original, um homem e uma mulher? Porque haverá sérios problemas de relacionamentos familiares, um ambiente familiar desequilibrado, contendas, invejas etc. Na própria Bíblia tem vários exemplos desse. Vejamos a história de Abraão, o filho que teve com Agar, uma escrava, gerou conflitos muito grande dentro da família, Agar desprezou a sua senhora Sara quando ficou grávida. Quando nasceu Isaque, o filho de Sara, surgiram mais conflitos, isso resultou numa decisão difícil para Abraão, teve que despedir a Agar e Ismael, o abandono, o desprezo, a fome, a sede, o deserto, a pobreza. Mas, não parou só nisso, os descendentes de Ismael são os árabes, e os descendentes de Isaque são os judeus. Até hoje os conflitos persistem naquela região, não se tem paz entre esses dois povos, há guerras constantes, insegurança e mortes.

Quem deseja habitar num ambiente saudável, equilibrado e de paz precisa seguir o modelo original de família. Não existe modelo melhor do que o deixado por Deus, um homem e uma mulher, qualquer outro modelo vai trazer sérios prejuízos e duras consequências.
Não é nem necessário falar muito do relacionamento amoroso e sexual entre um homem e um animal. Pra resumir, basta lembrar de onde veio o vírus HIV, de um relacionamento entre um homem e um macaco chimpanzé, na Republica Democrática do Congo – África, nos anos de 1920. Quantas pessoas já morreram no mundo por causa desse vírus? Segundo as pesquisas, mais de 36 milhões de pessoas já foram vítimas fatais desse vírus. Até hoje a medicina não conseguiu encontrar a cura para o Vírus da Imunodeficiência Humana.

Pense quantos males estão instalados e oprimindo o homem hoje por causa dessa busca insistente por um padrão melhor de relacionamento amoroso e sexual que contraria o padrão original de Deus. Se o homem sempre tivesse seguido a orientação divina, teríamos hoje uma sociedade muito mais saudável e equilibrada. A família no modelo bíblico é a base de sustentabilidade da sociedade em qualquer tempo e lugar e não haverá modelo igual ou superior ao que Deus estabeleceu.

Em relação ao modelo familiar segundo a Bíblia Sagrada, observe como é certo a prosperidade, a felicidade, o equilíbrio, a paz, a longevidade e tantas outras bênçãos que reina sobre aqueles que seguem o modelo divino. Conheço tantos exemplos de jovens na igreja que nada tinham, e como prosperaram depois que casaram e formaram uma família, homem e mulher. Sem dúvida alguma, o modelo original é o melhor!


O CUIDADO DE DEUS

Não existe ninguém que possa entender e cuidar do homem melhor que o seu próprio Criador. Adão não reclamou da sua solidão e nem pediu a Deus uma companheira, a mulher é um projeto exclusivo de Deus baseado na necessidade do homem. “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.” (Gênesis 2:18).

Esse fato nos revela um Deus cuidadoso e amoroso para com a sua criatura, o homem. Eva com certeza foi o melhor presente que Adão recebeu no Jardim do Éden. Aqui chegamos a uma conclusão simples, o melhor para as nossas vidas só pode vir da parte de Deus.

Muitas pessoas depositam suas confianças na política, no dinheiro, na fama e no próprio homem. Tudo isso pode sim gerar coisas boas, mas, nada vai ser melhor do que o projeto de Deus para o homem. É simples assim, quem tem vida eterna para o homem? Quem pode nos levar para viver eternamente num lugar onde habita paz, alegria, segurança, não há fome e nem sede, não há doenças, não existe dor ou sofrimento, onde as ruas são de ouro e cristais? O que parece utopia se comparado às nossas limitações terrenas, é um projeto real para o homem que andar segundo a vontade de Deus.

O que Deus pensa é muito superior ao que eu penso, o que Deus faz é muito superior ao que eu faço. Por isso, tenha a certeza de uma coisa, o cuidado de Deus contigo vai te surpreender, ELE te observa, te conhece e planeja algo grande e maravilhoso para alegrar o teu coração. Esse é o modo como Deus trabalha. “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.(Salmos 37:4). “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” (Efésios 3:20).

O JUÍZO DIVINO

Na história de Adão e Eva temos um claro exemplo de como é o juízo divino. Primeiro aspecto a ser analisado é a imparcialidade do julgamento. Todos os dias Deus visitava Adão e Eva no Jardim, havia um relacionamento constante e saudável, além disso, Adão era a obra prima da criação de Deus, toda a terra estava sob o seu domínio, poderia isso nos fazer entender que havia um certo favoritismo divino em relação a Adão. Poderia Deus poupar Adão do juízo, mas, não houve tratamento privilegiado. Deus sentenciou e executou com firmeza o erro de Adão.

Hoje, no mundo relativista, existe uma corrente de pensamento que Deus não julgará e lançará o homem no lago de fogo por mais errado que ele seja, porque somos filhos de Deus, um pai jamais faria isso com os seus filhos. Por isso, tais pessoas vivem no pecado como se nada disso tivesse consequências. No juízo divino não existe favoritismo ou tratamento privilegiado, não existe barganha ou corrupção, engana-se aquele que pensa em viver no pecado e ainda não ser julgado pelo Senhor. “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Apocalipse 20:12).

O que aconteceu no início revela o que acontecerá no fim, pois Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Todo homem deve se preparar para o juízo divino, pois todos nós pecamos “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;(Romanos 3:23). A misericórdia de Deus se revela hoje para quem aceitar, “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:1).

O Segundo aspecto do juízo divino é a ampla defesa e o contraditório. Deus sabia do pecado de Adão e Eva, porém, perguntou para Adão, “Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” (Gênesis 3:11) e deixou Adão se defender ou contradizer as perguntas do Senhor. De igual modo fez com Eva, “E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto?” (Gênesis 3:13), Eva também teve a oportunidade de se defender ou contradizer a pergunta do Senhor. Porém, contra fatos não há argumentos, a prova estava ali, a vergonha da nudez.

Somente à serpente não foi lhe dado a oportunidade de defesa e contraditório, por quê? A serpente ali representava Satanás, e ele já foi julgado quando se rebelou no céu, a bíblia diz que o lago de fogo já foi preparado para o Diabo e seus anjos, “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” (Mateus 25:41). O Diabo já foi sentenciado e a hora da execução daquela sentença está chegando. Para quem já está condenado não existe mais ampla defesa e contraditório, esse tempo já passou.

O terceiro aspecto do juízo divino é a responsabilidade. Deus sabia que Eva tinha pecado primeiro, poderia ter chamado ela primeiro a julgamento, mas, não. Deus chamou primeiro a Adão, ele era a coroa da criação, sobre ele havia uma grande responsabilidade, ele era o cabeça da família. Não se engane, Deus sabe a responsabilidade que cada um tem nessa vida, por isso mesmo a Bíblia nos adverte “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.” (Tiago 3:1).

Todos os líderes, pastores, obreiros, professores, colaboradores, etc. cada um tem uma responsabilidade diante de Deus, não adianta fazer a Obra de Deus relaxadamente, pois o Senhor chamará primeiro esses para a prestação de contas. Aqui na terra, quanto maior o homem, quanto mais importante, mais difícil é ser levado a juízo, quando é julgado, é o último. Mas, no juízo divino esses são os primeiros. Portanto, sejamos zelosos em toda a boa Obra do Senhor. “Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.” (Lucas 12:48).

O quarto aspecto do juízo divino é a proporcionalidade.  A sentença da mulher ficou restrita ao lar, dores no parto e sujeição ao marido. A sentença de Adão abrangeu toda a terra, pois a terra estava debaixo do seu domínio, “maldita é a terra por causa de ti” (Gn. 3.17).

O quinto aspecto do juízo divino é a execução da sentença. “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3:23,24).

Não havia qualquer possibilidade do homem descumprir a sentença que Deus determinara, pois foi expulso do jardim e o Senhor colocou querubins e uma espada inflamada para separar o homem daquele lindo lugar. Deus tem suas formas de fazer cumprir sua sentença, não há como escapar. O juízo é certo e a sentença será executada.

Portanto, vamos permanecer sempre firmes em Cristo Jesus para não sermos condenados com o mundo. Vamos depositar nossa confiança total em Deus, pois ELE tem o melhor para nossas vidas. Por fim, vamos preservar o modelo original de família, pois, não existe igual ou superior para quem deseja uma vida equilibrada e de paz.

DEUS vos abençoe!

Bons estudos e boa aula!



Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!