Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

06 outubro 2015

LIÇÃO 02 - A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA / SUBSÍDIO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS



SUBSÍDIOS ELABORADO PELO PASTOR ISMAEL OLIVEIRA 
(Diretor do site www.escola-dominical.com)

APLICAÇÃO DO ESTUDO DA LIÇÃO 02 – A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA



Amados, a segunda lição também tem grandes princípios que devemos aplicar às nossas vidas. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz à Igreja.

A primeira análise e aplicação que estudaremos é sobre a terra informe e vazia, uma excelente representação do homem, assim como o Espírito Santo  pairou sobre as águas, assim ELE age na vida do Homem. A primeira ação de Deus na vida homem começa com o agir do Espírito Santo, o homem é como a terra, sem forma e vazia, mas, quando Deus começa a trabalhar na sua vida, coisas lindas, magníficas, extraordinárias acontecem, a pessoa torna-se um lugar maravilhoso e prazeroso aos olhos de Deus.

Com o agir de Deus na vida do homem, há uma transformação surpreendente, por isso, muitos não conseguem acreditar que a pessoa era um traficante, prostituto, homicida, trapaceiro etc, e agora é um obreiro na casa de Deus. Tais mudanças a psicologia não conseguiu atingir com toda a sua ciência, o governo não conseguiu atingir com todas as suas leis, só Deus pode fazer.

O homem sem Deus sempre vai ser como uma terra informe e vazia, pode procurar a transformação nas drogas, na bebida, na fama, no dinheiro e tantas outras coisas, mas, quando está sozinho olhando no espelho da vida, ele vai continuar se vendo sem forma e vazio. Certas coisas, só o criador consegue fazer.

Outro importante ponto a ser analisado, Deus não transformou num piscar de olhos essa terra informe e vazia, ELE teve a paciência e a constância de trabalhar nessa terra dia após dia. Assim também é o agir dELE na vida do homem. Haverá um dia que Deus vai parar de trabalhar nesse homem, é o sétimo dia, esse dia representa a eternidade. Enquanto aqui vivermos, estaremos dentro dos seis dias que Deus usou para trabalhar na terra e deixar ela linda e maravilhosa.

Quando estamos sendo trabalhados por Deus vivemos em novidade de vida, cada dia Deus nos surpreende com algo novo, e o Senhor vai completando a sua grande e majestosa obra em nós. Embora algumas pessoas duvidem e questionem a forma como Deus age, cada dia que passa Deus se alegra e diz que tudo o que ele fez é bom. Por isso a Bíblia nos recomenda, “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:18).

No segundo ponto de aplicação estudaremos um princípio fundamental para as nossas vidas. No primeiro dia Deus criou a luz, e o que isso significa? A Luz representa o planejamento, é a preparação principal para os demais atos que Deus faria na terra.  Planejar é ver com clareza o que se fará amanhã. Qualquer administrador ficaria encantado com metodologia que Deus aplicou na criação. Tudo o que Deus fez a ciência não conseguiu superar. 

Estamos falando do maior administrador de todos os tempos, que nos deixa um grande princípio para o sucesso. O planejamento deve fazer parte das nossas vidas como regra de ouro para sermos bem-sucedidos em qualquer obra. Então, analisando esse princípio veremos o quanto falhamos.

Na Igreja vemos líderes de diversos departamentos, inclusive da EBD, que não fazem qualquer tipo de planejamento semanal, mensal ou anual. Esse tipo de liderança caminha para o fracasso, por isso certas igrejas estão desmotivadas, não crescem, não prosperam, e a razão é bem simples, não há planejamento. Isso é muito triste, olhar para uma igreja que não tem metas, objetivos, seu líder não projeta melhorias, apenas ocupa um cargo na igreja. Todo líder precisa sonhar e planejar metas para um ano. Há muitos que se acomodaram, nada fazem e nem deixam ninguém fazer, o resultado disso é a perda de membros da igreja para outras que lhes motivem a trabalhar e que tem planejamento.

Na vida pessoal e profissional não é diferente, esse princípio deve ser aplicado com seriedade. Uma empresa que sabe da importância desse princípio, não economiza recursos para contratar os melhores administradores, o sucesso da empresa depende de um bom planejamento.

Um casal que sabe planejar suas finanças tem uma vida equilibrada, segura, mais saudável e menos conflitos. Muitos recebem seus salários e não planejam o que precisam pagar, onde vão gastar, onde vão investir, o resultado não poderia ser mais desastroso, cobradores na porta de casa, conflitos familiares e nomes no SPC e SERASA. O planejamento será “Luz” no teu ministério, na tua família, na tua profissão e em todos os teus projetos.

O Terceiro ponto de aplicação revela outro princípio importante, a base para suportar as demais obras que Deus planejou fazer. Primeiro Deus separa as águas, cria a atmosfera. O princípio da preparação é muito importante, mais uma vez Deus deixa qualquer administrador de queixo caído, como é grande a sabedoria de Deus e como nos ensina a viver!

Preparar para fazer grandes obras é uma ação importantíssima e fundamental na vida de qualquer pessoa. Deus tinha um projeto com o povo hebreu que estava vivendo na escravidão do Egito, libertá-los e colocá-los numa terra que manava leite e mel, mas, para isso acontecer, o Senhor começou a preparar um líder, Moisés, na escola de preparação de Deus Moisés passou 80 anos, o resultado disso foi o êxito de Israel e a concretização do projeto de Deus.

Muitos fazem parte de um projeto de Deus, mas, não querem ter a paciência de deixar Deus preparar sua vida para o ministério. Se inverter essa ordem, vai fracassar com certeza, muitos estão aspirando ao ministério sem qualquer preparação, tem sede de realizar o projeto, porém, não tem estrutura para tal. Quanto mais tempo na preparação de Deus, mais certo será o sucesso do ministério.

Davi planejou construir um templo para o Senhor, depois ele começou a preparação, juntou muito ouro, prata, pedras preciosas e outras coisas de valor. O resultado não poderia ser diferente, um belíssimo templo que Salomão construiu e que ficou na história. O quanto você quer de sucesso é o quanto precisa investir em planejamento e preparação.

Muitos obreiros querem construir uma igreja, mas, não planejam o tamanho da igreja conforme o crescimento dos membros e o potencial da cidade, não se preparam financeiramente para essa obra, e por isso, muitos projetos ficam inacabados ou inadequados. Todo líder precisa aprender com Deus que não se faz nada ao acaso, tudo precisa obedecer a esses princípios da administração.

O quarto ponto de aplicação nos revela outro princípio maravilhoso, a sequência lógica que Deus criou as coisas, a forma organizada de criar o mundo impressiona qualquer bom administrador. Primeiro Deus criou o ambiente para as plantas, a base alimentar para praticamente tudo que seria criado depois.

Quando Deus criou os animais marinhos, os peixes e as aves no quinto dia, já havia alimento para todos, nenhum morreria de fome porque tudo foi planejado perfeitamente pelo criador. No sexto dia Deus criou os animais selvagens e domésticos, e por último Deus criou o homem. Observe que os animais selvagens quando foram criados, já havia alimentos para eles, e no topo da cadeia alimentar estava o homem. Embora sabemos que no princípio o homem não se alimentava de carnes, mas, tinha domínio sobre todos os animais.

Todo projeto para ser bem-sucedido precisa que se elejam prioridades, e saiba quando cada uma delas deve ser aplicada no projeto. Obedecendo a essa ordem de prioridades entendemos que nada foi criado fora do lugar ou fora do tempo. Aplicando à nossa vida, precisamos entender o lugar e o tempo de cada ação, para não haver perdas e tudo funcionar harmoniosamente.

Cada dia Deus trabalhou com uma especialidade, quando criou a fauna, ELE cuidou para que houvesse grande diversidade e pensou em cada detalhe, ao final conclui que era bom. Aqui segue um princípio da especialidade, temos que ter foco em alguma coisa, procure fazer o seu melhor naquilo que gosta, até ser bom naquilo que faz. Exemplo, um advogado que atua em todas as áreas jurídica fatalmente será um péssimo advogado, mas, aquele que se especializa numa área vai ficar bom no que faz. Assim é com o médico e outras profissões da vida.

Talvez sua vida esteja embaraçada, porque você tentou várias coisas ao mesmo tempo, nunca se especializou em nada, sabe um pouco de tudo, mas não sabe tudo sobre uma área. Invista no que mais gosta e seja bom naquilo que faz, esse princípio ajudará você a ter sucesso e equilíbrio emocional.

Isso também se aplica na igreja, pois aquele que pensa saber tudo e fazer tudo, acaba não fazendo nada. Se você trabalha com crianças, especialize-se e seja bom nisso. Se é com jovens, idem. Se é com casais, idem. Se é com ensino da Palavra, idem. Se é com pregação da Palavra, idem. Se é pastorear, idem. Seja bom numa área e seu ministério vai crescer.

Há tantas coisas para se falar desse momento incrível da criação que seria  melhor escrever um livro. Mas, ainda quero falar de mais um ponto importante para o nosso estudo de hoje.

O quinto ponto de aplicação do estudo de hoje leva-nos a refletir sobre a criatividade. Deus é extremamente criativo, em tudo o que foi criado, vemos a diversidade de tamanhos, cores, consistência, resistência, vitalidade, fragilidade, dureza etc. Na obra que Deus criou não houve espaço para a monotonia e o enfado, todas as coisas tinham suas particularidades incríveis e encantadoras, um ambiente trabalhado para convivência harmoniosa. É estupidez humana acreditar que tudo o que existe é fruto do acaso, não existe lógica para essa afirmação.  A complexidade da criação revela um Deus soberano em inteligência e sabedoria que nenhuma ciência humana é capaz de acompanhá-lo.



Deus nos orienta a Louvá-LO com criatividade “Cantai ao SENHOR um cântico novo” (Salmos 98:1). O Senhor entregou ao homem a criatividade e devemos usá-la até mesmo para louvar a ELE. Muitos não usam a criatividade na Obra de Deus, exercem o ministério como se ele não tivesse graça alguma, como se Deus só recebesse um tipo de louvor, engessam o trabalho do Senhor, fica monótono e sem graça. O Senhor se agrada quando usamos nossa criatividade para honrar o seu nome. Pense nisso!


Finalizo esse breve estudo de aplicação com dois lindos salmos. “Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.” (Salmos 104:24). “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.” (Salmos 147:5).


------------------------------------------------------------------------------------------------ 

COMPLEMENTO

POR QUE NÃO GUARDAMOS O SÁBADO?




Um fato muito curioso e pouco observado é a relação entre a ressurreição de Jesus e a criação de Deus que estamos estudando nesta segunda lição. O que há de importante nisso? Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, ELE poderia ressuscitar em qualquer outro dia da semana, Jesus não ressuscitou nesse dia por acaso, há um propósito para tudo o que Deus faz. Então vamos relacionar os dois fatos, a ressurreição e o que aconteceu no primeiro dia da criação divina. 


No primeiro dia “E disse Deus: Haja luz; e houve luz" (Gênesis 1:3). Como já mencionou muito bem o comentarista da lição, “A luz de Gênesis 1.3 não era proveniente do Sol, pois este só viria a ser criado no quarto dia. Ela provinha do próprio Deus.” Isso nos deixa maravilhado porque Jesus mesmo declarou ser ELE a Luz “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12), “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.” (João 1:9).


Quando Jesus Ressuscitou, resplandeceu uma luz no mundo. Antes guardávamos o sábado, ou seja, descansávamos na promessa que um dia haveria Luz na terra que estava escura por causa do pecado. Agora guardamos a Luz, o primeiro dia, pois nELE encontramos vida eterna! Quem guarda o sábado ainda aguarda o resplandecer da luz, como os judeus nos dias atuais. Mas, para nós a Igreja do Senhor, essa luz já resplandeceu há mais de dois mil anos, Jesus Cristo, o Salvador do homem que andava em densas trevas.


Todo homem que aceita essa luz brilhar na sua vida, então experimentará um grande agir de Deus, novidades de vida “[...] como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6:4). Essa novidade de vida equivale ao segundo, terceiro até o sexto dia das Obras de Deus. O sexto dia representa a perfeição da Obra de Deus, a estatura de um varão perfeito, “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, A HOMEM PERFEITO, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4:13). (Grifo nosso)


Após a Obra de Deus se completar em nós, então chegaremos novamente no dia de sábado, ou seja, entraremos no descanso eterno. Para chegar a esse descanso é preciso ser obediente à Palavra de Deus, “E a quem jurou que não ENTRARIAM NO SEU REPOUSO, senão aos que foram desobedientes?” (Hebreus 3:18) (Grifo nosso)


O dia de descanso é maravilhoso e só tem uma forma de chegar lá “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; E ENCONTRAREIS DESCANSO para as vossas almas.” (Mateus 11:29). (Grifo nosso)



Bons estudos e boa aula!





Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!