Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

12 outubro 2015

LIÇÃO 03 - E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER / SLIDES DA LIÇÃO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS








LIÇÃO 03 - E DEUS OS CRIOU HOMEM E MULHER





TEXTO ÁUREO
"E de um só fez toda a geração dos homens para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação." (At 17.26)






VERDADE PRÁTICA
Deus nos criou à sua imagem e semelhança, para que o amemos e vivamos para a sua glória.









INTRODUÇÃO


Deus não criou o ser humano por mero acaso ou capricho. Fomos chamados à existência como resultado de um desígnio eterno da Santíssima Trindade: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra" (Gn 1.26).

Ao contrário do evolucionismo, que vê o homem como um simples fenômeno biológico, o Criacionismo Bíblico mostra-o como a concretização da vontade de um Deus amoroso, sábio e justo.







I - COMO O HOMEM FOI CRIADO



O homem é da Terra e a Terra é do homem. A este planeta estamos intimamente ligados. Não podemos fugir a este solo, pois dele o Senhor nos chamou à vida, e para ele haveremos de voltar.

1. A matéria prima do homem. Deus escolheu o pó da Terra para modelar o homem. Ele poderia ter optado pelo ouro, ou pelo mármore. Naquele momento, porém, o Senhor não tencionava fazer uma joia, nem talhar uma estátua. Era o seu propósito criar algo infinitamente mais precioso: o ser humano segundo a sua imagem e semelhança.

O próprio Deus criou o homem, a coroa da criação. E usou o pó da Terra para criar-nos, pois nela vivemos e dela nos alimentamos. Nenhum outro solo, a não ser o da Terra, serviria para dar-nos forma.




2. O sopro divino. Após formar o homem do pó da terra, e nele imprimir a sua imagem, sopra-lhe Deus as narinas, tornando-o alma vivente (Gn 2.7). O Criador dispensou-nos cuidados paternos, de maneira que, embora pó e cinza, possuímos uma alma imortal que, um dia, a Ele tornará (Ec 12.7; 1 Ts 5.23). Fomos criados no tempo, mas no coração vai-nos a eternidade (Ec 3.11).





3. Adão, um ser imortal. Deus não criou o homem para que viesse a morrer. Pelo contrário, Ele o fez imortal (Gn 2.17). Se Adão e Eva não tivessem pecado, ainda estariam vivos, e nós não precisaríamos conviver com a morte.





4. A missão do homem. Adão foi criado com uma tripla missão: governar a Terra, cultivar o solo de onde fora tomado e, especificamente, para guardar o jardim que o Senhor plantou no Éden (Gn 1.26; 2.15). O trabalho, por conseguinte, já fazia parte da vida humana antes mesmo da Queda. A partir do Éden, o homem deveria estender a civilização até aos confins do planeta, para que o Senhor fosse magnificado eternamente por seus filhos.












II - A CRIAÇÃO DA MULHER


O último dia da criação foi pleno de atividades: a criação do homem, o estabelecimento de suas tarefas, a nomeação dos animais, a feitura da mulher e, finalmente, a instituição do casamento.

1. A solidão do homem. Para completar a felicidade de Adão e por fim à sua solidão, Deus criou Eva, nossa mãe. O Pai, na formação da mulher, simplesmente declara: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" (Gn 2.18 - ARA).

A matriz da raça humana, enfim, estava completa. Agora, homem e mulher haveriam de se propagar, multiplicar-se e espalhar-se por toda a Terra.





2. A criação da mulher. Na criação de Eva, Deus atuou como anestesista, cirurgião e geneticista.

a) Anestesista. Antes de tudo, Deus seda o homem, para que este adormeça profundamente (Gn 2.21). E, assim, o Senhor dá início, bem ali no Éden, a uma ciência que só viria a ser descoberta alguns milênios mais tarde: a anestesiologia.

b) Cirurgião. Ato contínuo, o Criador submeteu Adão a uma intervenção cirúrgica: "e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar" (Gn 2.21). A operação foi tão perfeita que incluiu uma plástica. Somente aquele que nos conhece a estrutura haveria de praticar uma medicina tão perfeita (Sl 103.14).

c) Geneticista. Como última etapa da cirurgia, o Senhor extraiu de Adão uma de suas costelas. E, desta, formou a mulher (Gn 2.22). Tinha início a engenharia genética. Nesse processo, Deus vai além da mera clonagem: traz à vida um ser autônomo e cônscio de si.





3. A principal característica moral da mulher. Deus criou Eva, a fim de que ela estivesse ao lado de Adão, auxiliando-o com sabedoria e prudência. A idoneidade da mulher é pormenorizada em Provérbios 31. Diante de sua companheira Adão compõe um poema: "Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada" (Gn 2.23).












III - A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO



O Senhor não permitiu que o homem, instintiva e levianamente, se ajuntasse à sua mulher. De forma solene, une-os através do casamento, decretando: "Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne" (Gn 2.24). Estas, pois, são as características do casamento: monogâmico, heterossexual e indissolúvel.

1.  Monogâmico. O primeiro ideal do casamento é a monogamia: um homem para uma única mulher, e uma mulher para um único homem. Infelizmente, não demoraria a aparecer o primeiro caso de poligamia (Gn 4.19). Depois de Lameque, o costume generalizou-se, contaminando até varões piedosos como Jacó, Gideão e Davi (Gn 29.21-30; Jz 8.30; 2 Sm 3.1-5). O mais notório dos polígamos foi Salomão (1 Rs 11.1-7). Tal costume, que não era aprovado, mas temporariamente tolerado por Deus, sempre acabava por acarretar sérios problemas domésticos (1 Sm 1.1-6).

A monogamia foi plenamente ratificada por Jesus e pelos apóstolos (Mt 19.4-6; 1 Tm 3.2). Por isso, hoje a poligamia não tem lugar na Igreja de Deus.






2. Heterossexual. A heterossexualidade é o segundo ideal do casamento (Gn 2.24). Deus fez a mulher para o homem e o homem para a mulher: ambos se completam (1 Co 11.11,12). Portanto, o homossexualismo, quer masculino, quer feminino, é uma abominação aos olhos do Criador (Lv 18.22; Rm 1.26). 








3. A indissolubilidade. Finalmente, o terceiro ideal do casamento é a indissolubilidade (Mt 19.6). O casamento só pode ser dissolvido em três circunstâncias: morte (Rm 7.2,3), infidelidade (Mt 19.9) e abandono (1 Co 7.15). No caso de traição conjugal, se houver guarida para o perdão, este não deve ser ignorado.










CONCLUSÃO


Em meio a tantas mentiras e falsas teorias, apregoemos com urgência que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Não somos produto de nenhum processo evolutivo, mas de um ato criativo de Deus. O ser humano, criado no sexto dia, tem a obrigação de glorificar o Autor e Preservador da vida.







------------------------------------------------


Referências

Revista Lições Bíblicas. O COMEÇO DE TODAS AS COISAS, Estudos sobre o livro de Gênesis. Lição 03 – E Deus os criou homem e mulher. I – Como o homem foi criado. 1. A matéria prima do homem. 2. O sopro divino. 3. Adão, um ser imortal. 4. A missão do homem. II – A criação da mulher. 1. A solidão do homem. 2. A criação da mulher. A) Anestesista. B) Cirurgião. C) Geneticista. 3. A principal característica moral da mulher. III – A instituição do casamento. 1. Monogâmico. 2. Heterossexual. 3. A indissolubilidade. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2015.


Elaboração dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB, número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 – 81264038 (Tim), pregação e ensino.




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gostaria de saldar os irmãos com a Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo.
    E dizer também que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Laranjal do Jari no estado do Amapá, pastoreada pelo reverendo Jacob Monteiro da Silva, com muito carinho, agradece ao Projeto Escola Dominical, na figura do Pr. Ismael de Oliveira, pelo belíssimo incentivo dado, através desta maravilhosa iniciativa, aos professores da Escola Bíblica Dominical. Pois, através dos slides e subsídios, os professores ficam enriquecidos no que diz respeitos a recursos didáticos para que suas aulas se tornem mais dinâmicas, chamando ainda mais a atenção dos seus respectivos alunos para honra e glória do Nosso Todo Poderoso Deus altíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero com muito alegria cumprimentar com a Paz do Senhor Jesus a todos os irmãos da Igreja Assembleia de Deus em Laranjal do Jari no Estado do Amapá! Aproveito para cumprimentar a todos os obreiros e professores da EBD na pessoa do vosso mui digno presidente, Reverendo Pastor Jacob Monteiro da Silva. Sinto-me muito honrado com presença, participação e divulgação que os amados irmãos estão fazendo desse simples trabalho que apresentamos aqui no site da EBD. Visitei a página da vossa igreja na internet e fiquei maravilhado com a grande Obra que o Senhor tem realizado nesse lugar por intermédio desses santos homens de Deus. Rogo a Deus para vos faça prosperar sempre nesse terra já abençoada pelo Senhor. Saudações calorosas a todos os irmãos de Laranjal do Jari! Pr. Ismael Oliveira

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!