Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

02 outubro 2015

LIÇÃO 01 - GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA / SUBSÍDIO / REVISTA DA CLASSE ADULTOS



SUBSÍDIOS ELABORADO PELO PASTOR ISMAEL OLIVEIRA
(Diretor do site www.escola-dominical.com)


APLICAÇÃO DO ESTUDO DA LIÇÃO 01 – GÊNESIS, O LIVRO DA CRIAÇÃO DIVINA


A cada lição o professor e o estudante da Palavra de Deus deve se perguntar, como devo aplicar o conhecimento ministrado nesta lição na minha vida? A cada lição temos a oportunidade de crescer espiritualmente e em santidade. Por isso, não se admite estudar uma lição sem aplicar aos nossos dias, caso contrário, perderemos uma grande oportunidade e um precioso tempo.

Gênesis refere-se à origem, ao início de todas as coisas. O estudo desse importante livro nos fará compreender algumas verdades que sempre estão presentes no início de todas as coisas, extrairemos princípios importantíssimos que nos ajudarão a acertar mais e errar menos.

Durante a nossa vida encontraremos um início em tudo.  Há o início da vida física, da vida espiritual, da vida ministerial, da vida conjugal, da vida profissional etc. Algumas coisas que estavam presentes no livro de Gênesis, também estarão presentes nos dias atuais. Vejamos:

a) No terceiro tópico desta lição fala sobre o conteúdo de Gênesis. Primeiro fala da criação. “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e DOMINE sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra (Gênesis 1:26). O primeiro princípio é do Trabalho, no primeiro capítulo de Gênesis encontramos Deus trabalhando, e quando ELE criou o homem já tinha criado o ambiente de trabalho, os peixes do mar, as aves do céu, o gado, os répteis e toda a terra.

Deus não gosta de preguiçoso, há várias advertências na Bíblia sobre isso, por exemplo, “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.” (Provérbios 6:6). Sem o trabalho tudo perde o valor e se acaba, exemplo disso é o herdeiro de grande fortuna que não sabe o valor do trabalho, logo acaba tudo o que herdou. No trabalho há a bênção do Senhor. O princípio para ser abençoado é trabalhar. O início da vida de qualquer homem será coroado de sucesso quando ele abraçar o trabalho. Muitas pessoas querem culpar a Deus pelo fracasso e pela miséria, mas está em desobediência ao princípio do trabalho, portanto, fora das bênçãos de Deus.  Não adianta fazer correntes de oração, fazer promessas, lamentar, chorar que isso não vai mudar a situação, quem quer ser abençoado por Deus, trabalha com alegria.

O início do ministério cristão também exige trabalho, o início da vida conjugal exige trabalho, aonde o homem for o trabalho sempre estará presente. Muitos obreiros lamentam profundamente a situação de suas igrejas, o rendimento dos dízimos e das ofertas, só sabem reclamar. O segredo para seu ministério dar certo é trabalhar. Muitos ficam desejando a igreja de outros que gozam de prosperidade, tais obreiros preguiçosos acabam com qualquer igreja grande se não aplicar o princípio do trabalho. A proporcionalidade é verdadeira, igreja grande, muito trabalho, igreja pequena, pouco trabalho.

A vida conjugal será muito sofrida se a preguiça fizer parte dela. Infelizmente muitos casamentos se acabam por motivos financeiros, e a maioria culpa a Deus pelo fracasso no seu relacionamento. Deveriam ter aplicado a Palavra de Deus na sua vida, pois no trabalho se encontra a bênção do Senhor para o casamento.

b) A Queda e a degradação humana. No início da Vida espiritual, ministerial, conjugal etc. haverá sempre o perigo da queda. Isso podemos observar na vida de José do Egito, quando a mulher de Potifar tentou a sua queda. No início do ministério de Jesus, Satanás tentou a queda diversas vezes. Cuidado, logo no início da nossa vida espiritual, ministerial, conjugal etc. devemos estar alertas quanto ao perigo da queda.

Qual é o segredo para não cair? Não abrir espaço para o diálogo com Satanás, como foi no caso de Eva que abriu espaço para a serpente. Não ficar no lugar do pecado, como fez José, quando viu que a casa seria o lugar da sua queda ele fugiu apressadamente. Se preparar através do jejum, da oração e da Palavra de Deus como fez Jesus quando foi tentado por satanás no deserto.

Muitos iniciam bem seus ministérios, prósperos, felizes, porém esquecem-se que a serpente não morreu e continua buscando a queda de todo o homem. Apliquemos em nosso viver diário os princípios que evitam a queda, não dialogar com Satanás, não ficar no lugar preparado para a queda, jejuar, orar e ler a Palavra de Deus. A queda sempre será a degradação da vida espiritual, ministerial, conjugal etc. Ninguém está livre de ser tentado a cair, portanto, entender como funciona o início das coisas nos alerta para trilharmos o caminho que agrada a Deus.

Todos os que exercem ministérios na igreja precisam atentar para essa verdade, seja o professor ou superintendente da EBD, o pastor da igreja, a líder do círculo de oração, dos jovens, dos adolescentes e das crianças. Todos devem cuidadosamente vigiar para não cair. “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” (1 Coríntios10:12).

c) O dilúvio e o recomeço da civilização. Toda queda gera consequências, o juízo divino. Não há grandes ou pequenos que possa se livrar da justiça de Deus. Só há uma forma de escapar do juízo, se fizermos como Noé, pois ele trabalhou muito para estar do lado de dentro da arca. Muitos pensam que podem fazer o que quiserem que não haverá consequências, mas, no princípio Deus já deixou bem claro que trará juízo sobre a perversidade do coração do homem. A arca foi trabalhada entre os homens, mas o plano era de Deus, a salvação foi trabalhada entre os homens, mas o plano sempre foi de Deus.

O recomeço nos mostra outro princípio de Deus, a misericórdia. Por mais que possamos falhar, a misericórdia do Senhor oferece-nos um recomeço. Para aqueles que sente-se caídos, hoje é o dia de recomeçar sua vida com Deus, faça uma nova aliança com o Senhor e ELE  te abençoará.

Outro princípio observado aqui é o da justiça, Deus é justo e não tratou Noé como os demais homens perversos e cheios de pecados. Ainda que os homens não vejam ou desprezem a tua forma de viver e andar com Deus, o Senhor jamais será injusto para com seus servos. Por isso, nunca sinta-se desmotivado para preservar o teu relacionamento com Deus, ainda que pareça que você está andando na contramão de todos. Saiba que o Senhor tem projetos para sua vida como teve para a vida de Noé.



APLICAÇÃO DO PONTO DE VISTA MINISTERIAL

Moisés é o autor do livro de Gênesis, porém, os registros revelam fatos anteriores à sua vida, como isso foi possível? Porque Deus revelou ao seu servo Moisés tantas coisas?
Primeiro devemos observar que Moisés recebera um ministério pelo chamado de Deus, estava empenhado em fazer tudo quanto Deus lhe ordenara, havia uma grande multidão que estava agora sob os seus cuidados. Deus trata com Moisés trazendo-lhe revelações importantíssimas.

Quando um homem aceita o chamado de Deus e passa a exercer um ministério, pode contar com a presença de Deus e as providências divinas para cumprir o seu ministério. A revelação do livro de Gênesis foi ministrada ao povo de Deus, isso foi importante para fortalecer a fé da geração do êxodo. Assim também Deus trará a revelação necessária aos seus ungidos para que possam ministrar ao povo e dessa forma haverá um grande fortalecimento da fé dos irmãos.

O que se presencia muito nos dias atuais é um distanciamento de alguns líderes da presença de Deus, por isso não há mais revelações e o povo anda fraco na fé, caindo e se perdendo. Só há um lugar onde o líder possa buscar a verdadeira revelação, é diante de Deus, andando com Deus, buscando ao Senhor diuturnamente. Infelizmente, muitos estão buscando revelação só na filosofia, na ciência, na política, isso pode até ser bom, mas, o que fortalece a fé do povo é a revelação divina.

O Deus que te chamou sabe o que é preciso para fortalecer a fé do seu povo. Por isso, não se engane, tentando copiar movimentos e tendências modernas para lançar na sua igreja. Confie no Deus que te chamou para o ministério, busca a presença dELE que certamente você terá a revelação certa de Deus dentro da Palavra do Senhor que entrará no coração do povo e os preparará para tomar posse da terra que mana leite e mel.

Bons estudos e boa aula!
Deus vos abençoe!


Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!