Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

24 maio 2012

LIÇÃO 9 - LAODICEIA, UMA IGREJA MORNA / II - A SITUAÇÃO ESPIRITUAL DA IGREJA DE LAODICEIA


[1]        “Onisciente que é, conhecia o Senhor Jesus a real situação de La­odiceia. Esta igreja, que vivia uma vida de aparências e mentiras, é desmascarada pela Testemunha Fiel e Verdadeira.

            1. Mornidão espiritual. Se Laodiceia fosse fria, buscaria o calor de um avivamento; se quen­te, espalharia esse mesmo aviva­mento até aos confins da terra. Morna, porém, faz-se indiferente a Deus e à sua Palavra. Por isto, o Senhor repreende-a: “Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou 1 quente!” (Ap 3.1 5).”


[1]        “2. Arrogância espiritual. Além dessa indiferença doentia e crônica às coisas de Deus, o anjo da Igreja em Laodiceia era soberbo e arrogante. Supunha que, por ser rico e de nada ter falta, achava-se acima das providências divinas. A prosperidade levara-o ao orgulho fatal. Somente um tolo diria tal coi­sa: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta” (Ap 3.17).

O que nos lembra esse discur­so? A retórica do querubim ungido ao apostatar-se de sua posição junto ao trono do Altíssimo (Is 14.13,14). Comportam-se assim as igrejas que, por causa de sua prosperidade material, julgam-se ricas, mas espiritual e ministerialmente são paupérrimas.”



[1]        “3. Falta de percepção do próprio eu. Apesar de todos os seus bens materiais, Laodiceia em nada diferia de um esmoler espiritual: “e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (Ap 3.1 7).

Se Adão logo após a Queda percebeu-se nu, o pastor da igre­ja em Laodiceia julgava-se bem vestido e ornado. Se o primeiro homem teve os olhos abertos para enxergar a própria nudez, o anjo de Laodiceia achava-se, mesmo despido, em trajes de gala. E se Adão, reconhecendo a própria carência, coseu aventais da fi­gueira, aquele obreiro, embora descoberto, desfilava toda a sua nudez diante das ovelhas. Infeliz­mente, ninguém tinha coragem de dizer que o pastor estava nu. Foi preciso que o Pastor dos pastores endereçasse-lhe uma enérgica carta apontando-lhe a nudez, a pobreza e a cegueira espiritual.

Como estão as suas vestes espirituais? São ainda alvas? Ou anda você nu sem o saber? “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça” (Ec 9.8).”



[1]        Revista Lições Bíblicas. AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE, a mensagem final de Cristo à Igreja. Lição 9 – Laodiceia, uma igreja morna. II – A situação espiritual da igreja de Laodiceia. 1. Mornidão espiritual. 2. Arrogância espiritual. 3. Falta de percepção do próprio eu. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!