Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

11 maio 2012

LIÇÃO 7 - SARDES, A IGREJA MORTA / I- A IGREJA EM SARDES



PARA ACESSAR AS 50 FOTOS DAS RUÍNAS DE SARDES CLIQUE AQUI

[1]        1. A cidade de Sardes. “A cidade de Sardes, por estar situada a quinhentos metros acima do nível do mar, considerava-se inexpugnável. Ela orgulhava-se também de seus fabulosos tesouros. Suas abundâncias vinham, em parte, do rio Pactolos, que lhe fornecia ouro e prata em grandes quantidades. Suas águas, de tão excelentes, eram tidas como indispensáveis á boa saúde.
       
Sardes fazia parte do Reino da Lídia, cujos monarcas tornaram-se notórios por sua magnificência. Haja vista o fabuloso Creso. Ascendendo ao trono do sexto século a.C., este rei acumulou tantos bens, que seu nome veio a tornar-se sinônimo de riqueza. No mundo antigo, este ditado era corrente: “rico como Creso”. 

Quem visita, hoje, a Turquia, espanta-se com as ruínas de Sardes. Nem sombra há daquele reino que tanto se exaltara.” 

[1]        2. A igreja em Sardes. “Fundada provavelmente pelo apóstolo Paulo, a igreja em Sardes exalava abundante vida. De um amontoado de gente oriunda de várias etnias, o Espírito Santo batizou a todos no corpo de Cristo (Rm 6.3). E apesar da diversidade cultural, todos agora achavam-se irmanados no Autor da vida (Nm 27.16; Jo 17.2; At3.15).

Mas, não demorou muito, e Sardes começou a necrosar-se; morria e não percebia que estava morrendo (Ap 3.1). 

Sardes, agora, vivia de aparência. Embora parecesse avivada, jazia sem vida. Sua liturgia até lembrava o cenáculo, mas não passava de uma bem ritmada marcha fúnebre. Este é o retrato de algumas igrejas. No exterior, a caiadura bela; no interior o acumulo de mortos (Mt 23.27). E os que ainda vivem já não suportam o mal cheiro dos que apodrecem moral e espiritualmente.”    


[1]        Revista Lições Bíblicas. AS SETE CARTAS DO APOCALIPSE, a mensagem final de Cristo à Igreja. Lição 7 – Sades, a Igreja morta. I A Igreja em Sardes. 1. A cidade de Sardes. 2. A igreja em Sardes. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 2° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!