Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

01 janeiro 2012

LIÇÃO 02 – A PROSPERIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO / III – PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA A PROSPERIDADE / CONCLUSÃO / FELIZ 2012!

[1] "1. Retribuição. No período patriarcal, vemos Abraão ser abençoado porque obedeceu  a voz do Senhor (Gn 14.18-20). O mesmo acontece com os outros patriarcas (Gn 25.11; 30.43). No Pentateuco, a lei da retribuição é bem conhecida do povo de Deus (Dr 27-28). A obediência seria a causa das bênçãos de prosperidade, enquanto as maldições seriam o efeito da desobediência. Mas é, sobretudo, no período tribal que vemos esse princípio em toda a sua força (Jz 3.12; 4.1; 6.1; 10.6 13.1).
Para o autor de Juízes, o resultado para a punição dos israelitas dava-se em razão de uma fida desobediente diante de Deus (Jz 21.25). Durante a monarquia, período que vemos a atuação enérgica dos profetas, os reis eram avaliados pelo bem ou pelo mal que haviam praticado diante do Senhor (1 Rs 15.11; 2 Rs 12.2; 16.2; 2 Cr 28.1)."

[1] "2.Soberania divina. O Antigo Testamento mostra que nem tudo aquilo que se relaciona à prosperidade pode ser explicado simplesmente através de uma lei de causa e efeito ou do pecado e suas consequências. É evidente que a lei da retribuição é vista como um princípio básico, mas a teologia da Antiga Aliança deixa claro que a soberania de Deus deve ser levada em conta quando avaliamos as ações dos homens.
Alguns textos revelam que os justos sofrem e os maus prosperam (Sl 73). Embora pareça-nos paradoxal, é bíblico. O livro de Jó, por exemplo, detalha a luta de um homem que, à primeira vista, reconhecia apenas o princípio da retribuição. Os amigos de Jó compartilhavam da visão de que se alguém sofre ou passa reveses na vida é porque cometeu algum pecado (Jó 4.8). Todavia, o real propósito do livro não é apenas focalizar o sofrimento humano, mas revelar como Deus se relaciona com seus filhos (Jó 42.3). Princípio que é fartamente demonstrado em o Novo Testamento (2 Co 12.7)."

[1] "Conclusão: A prosperidade no Antigo Testamento é resultado da bênção do Senhor sobre os empreendimentos do seu povo. Tal prosperidade não se fundamenta em méritos pessoais, mas é uma resposta à obediência que se constrói como resultado de um relacionamento correto com Deus. A prosperidade, portanto, nem tampouco pode ser entendida apenas como uma lei de causa e efeito, mas deve levar em conta os atos soberanos do Senhor."



[1] Revista Lições Bíblicas CPAD 1°Trimestre de 2012. Lição 02 - A prosperidade no Antigo Testamento. III - Princípios bíblicos para a prosperidade. 1. retribuição. 2. Soberania divina. Conclusão. Feliz 2012!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Ola,PR Ismael um feliz 2012 para o Sr que JESUS continue iluminado seus passos.Gostaria qe o Sr me explicasse sobre um assunto na aula em questao,(O que o Sr quiz dizer sobre causa e efeito)agardesço desde ja grande abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Amado(a), obrigado pelas felicitações! Que 2012 seja um ano de colheitas maravilhosas para sua vida e de sua família.
    Quanto a sua dúvida, vamos tentar ajudá-lo(a). Causa é a origem, efeito é o resultado. Exemplo do cotidiano, se você toma um laxante, após algumas horas você terá um desconforto intestinal que o levará várias vezes ao banheiro. O desconforto intestinal é apenas o resultado do laxante que você tomou, ou seja, você conhece a causa e o efeito, causa=laxante, efeito=desconforto intestinal.
    Na vida quase tudo é regido por essa lei da causa e efeito. Quando o assunto é prosperidade, o homem já procura logo aplicar essa lei da causa e efeito. Mas, estamos estudando que quando o assunto é prosperidade, nem sempre essa lei é aplicada, ou seja, não podemos avaliar tudo baseado nessa lei da causa e efeito. Apesar de que, no período patriarcal a obediência a DEUS era igual a Bênção da Prosperidade, e a desobediência a DEUS era igual a maldição, porém temos outros exemplos como o de Jó que não poderia ser aplicado essa lei da causa e efeito da obediência e desobediência, a causa do sofrimento de Jó foi outra totalmente diferente, começou de um diálogo entre DEUS e o Satanás.
    Quando estamos falando de prosperidade não podemos ter uma visão limitada, simplista, engessada. Precisamos entender que a Soberania Divina vai além da lei de causa e efeito, DEUS pode fazer qualquer coisa. Não podemos ser injustos de avaliarmos uma pessoa no sofrimento dizendo que ela está assim porque está sendo desobiente a DEUS. Precisamos entender que o assunto é muito mais complexo e envolve muitas outras possibilidades.
    Espero ter ajudado. Um grande abraço! Tenha uma excelente aula!

    ResponderExcluir
  3. CARISSIMO PB ISMAEL,FOI DE GRANDE VALIA SUA EXPLICAÇAO,MINHA AULA SERA MUITO PROVEITOSA SIM...OBRIGADA PELA ATENÇAO ,EXPLICAÇAO.O SR REALMENTE E UM ESCOLHIDO POR DEUS!ABRAÇO FRATERNO!

    ResponderExcluir
  4. Pastor Ismael, parabéns o site está cada fez mais abençoado. Que Deus abençoe mais ainda seu ministério e vida. Do seu a amigo em Cristo Jesus, quem vc sempre chama de pastor....kkkk

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!