Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

07 janeiro 2012

LIÇÃO 03 - OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE ISRAEL / I – OBEDIÊNCIA, UM FIRME FUNDAMENTO

 [1] "1. Deus fala e quer ser ouvido. Moisés chama a atenção do povo para a necessidade de se “ouvir a voz do Senhor”, como condição indispensável para um viver próspero (DT 28.1). Isto porque as bênçãos do Senhor são fundamentadas em sua Palavra e qualquer promessa deve estar condicionada àquilo que ele diz. No discurso de Moisés, há uma extensa lista de bênçãos que viriam em virtude de uma resposta positiva à Palavra de Deus (Dt 28.1-14).
Observe que o texto não afirma que as bênçãos virão automaticamente, mas em virtude de se ouvir a voz divina (Dt 28.1). Esse dado reforça o fato de que as bênçãos existem e estão disponíveis para serem desfrutadas, mas estão condicionadas a um relacionamento correto com a Palavra de Deus. O Senhor não se responsabiliza por aquilo que Ele não prometeu, ou por aquilo que alguém acrescentou à sua Palavra, acreditando ser parte dela (Dt 4.2; 18.21,22)."
[1] "2. A obediência e suas reais motivações. Em Deuteronômio, observamos que a verdadeira obediência a Deus deve ser motivada por um coração amoroso e grato. Logo, o relacionamento do crente com o Senhor é a bênção que engloba todas as demais. Não havia, portanto, uma relação de troca ou barganha. A obediência era uma forma de amorosa gratidão no relacionamento com Deus. A desobediência, quebrava tal relação (Dt 28.15).
Através da observância da Palavra de Deus, Israel poderia experimentar a verdadeira prosperidade. A condição para tal pode ser resumida na frase encontrada várias vezes no Pentateuco: “Se ouvires a minha voz e guardares os meus estatutos” (Êx 15.26; 19.5; Lv 26.14; Dt 28.1)."

[1] Revista Lições Bíblicas CPAD 1°Trimestre de 2012. Lição 03 - Os frutos da obediência na vida de Israel. I - Obediência, um firme fundamento. 1. Deus fala e quer ser ouvido. 2. A obediência e suas reais motivações.

Comente com o Facebook:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!