Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

01 maio 2011

A BÍBLIA SEM DEUS - Filósofo imita estrutura do livro sagrado em guia para ateus

          A Revista Galileu, setembro de 2011, n° 242, da editora Globo, traz na página 17 uma reportagem sobre "Uma bíblia sem Deus. Filósofo imita estrutura do livro sagrado em guia para ateus". Confira a matéria logo abaixo.

          "O professor de filosofia da Universidade de Londres A. C. Grayling lançou o livro The Good Book: A Secular, bible (O Livro Bom: Uma Bíblia Secular, ainda sem edição no Brasil), uma espécie de guia para ateus. Ao lado do cientista Richard Dawkins e do escritor Christopher Hitchens, Grayling, 62 anos, é um dos expoentes do chamado Novo Ateísmo, que milita pelo abandono de religiões e superstições. Assim como na bíblia cristã, a obra de Grayling começa no Gênesis e segue para Lamentações e Provérbios, tudo organizado em capítulos e versos. "A estrutura bíblica é convidativa e acessível. O leitor pode escolher trechos ou seções para ler separadamente", diz o autor."
            "Porém, nas 608 páginas da obra de Grayling não há sequer uma menção à palavra "Deus" ou qualquer outra referência divina, mas sim citações e conceitos de grande pensadores como Aristóteles, Isaac Newton e, não podia faltar, Charles Darwin. O autor acredita que há pensamentos profundos e sérios sobre o bem nas grandes tradições não-religiosas que seriam mais  humanos e visíveis - sem estar sob o comando de uma autoridade."
              "Antevendo críticas, Grayling já declara: "Quase tudo escrito em meu livro vem de grandes mentes do passado. Quem atacá-lo automaticamente atacará Cícero, Confúcio e por aí vai". Para terror dos católicos, Grayling chegou a elaborar os 10 mandamentos dos ateus, este sim redigidos a partir de suas próprias ideias. "Só espero não me tornar um 'deus'. Certamente eu não seria bom nisso".

"OS 10 MANDAMENTOS DOS ATEUS
  1. Ame bem
  2. Busque o bem em todas as coisas
  3. Não faça mal aos outros
  4. Pense por si mesmo
  5. Assuma responsabilidade
  6. Respeite a natureza
  7. Faça o seu melhor
  8. Seja informado 
  9. Seja bondoso
  10. Seja corajoso - ao menos tente sinceramente"

          Considero apenas mais uma prova de que a Bíblia Sagrada é divinamente inspirada e perfeita, porque mesmo tentando tirar Deus da história, esses filósofos seguem o mesmo padrão da Bíblia, começam em Gênesis e prossegue imitando a bíblia em tudo, até nos 10 mandamentos. Já que é pra ser diferente porque então seguir o mesmo modelo da Bíblia sagrada? Tinha que ser diferente em tudo. Na matéria acima, o autor do livroGrayling,  entra numa grande contradição. Pois, se ele queria tirar Deus da história porque ele acha que poderia ser considerado um deus pelos outros? 

Comente a respeito dessa matéria no espaço logo abaixo. 

Imagem da revista Galileu e do livro "The Good Book"

 

Comentários:


Roosevelt da Silva Sales disse...


Presbítero Ismael.
Os homens escrevem o que quiserem. Inventam teorias e conspirações. Criam inimigos para guerrear e depois se tornarem heróis. OS homens que vivem no plano físico são capazes de qualquer coisa para saciarem o seu ego. A grande falha na reportagem da Revista Galileu é colocar os grandes pensadores como “ateus”, o que não é verdade. Eles não acreditavam em Jesus Cristo, isto porque, não havia nem indícios da vinda e obra dele naquela época, até mesmo na atualidade há divergências entre os cristãos ortodoxos sobre a pessoa de Jesus. Confúcio viveu 500 anos antes de Cristo, e o que ele escreveu influencia bilhões de pessoas em todo o mundo. Uma moral elevadíssima que faz com que o povo japonês ao encontrar nos escombros produzido pelo último grande tsunami - ouro, diamantes, euro – os devolvam ao governo. Estes ensinos não podem ser invalidados porque não cita Jesus. E como ele poderia fazer isso? Cícero um dos maiores advogados de todos os tempos defendia os pobres e oprimidos, e é lembrado até hoje pelas suas virtudes. Não pregava o evangelho. Como ele poderia ter feito isso, se Jesus na sua época não tinha ainda nascido? Ora, um grande sábio não crer em Deus não significa que suas teorias serão invalidadas, mesmo sendo lógicas. Nesta última semana um pastor tentou estuprar uma fiel na cidade de Dianópolis-Tocantins, por causa deste comportamento não podemos invalidar o cristianismo. O mesmo acontece com as obras dos homens virtuosos aos quais chamamos de “gênios” ou “premio Nobel”. Presbítero Ismael parabéns por acrescentar matérias ao seu blog que nos ajuda a pensar e a crescer. PARABENS!!!!!!

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Presbítero Ismael.
    Os homens escrevem o que quiserem. Inventam teorias e conspirações. Criam inimigos para guerrear e depois se tornarem heróis. OS homens que vivem no plano físico são capazes de qualquer coisa para saciarem o seu ego. A grande falha na reportagem da Revista Galileu é colocar os grandes pensadores como “ateus”, o que não é verdade. Eles não acreditavam em Jesus Cristo, isto porque, não havia nem indícios da vinda e obra dele naquela época, até mesmo na atualidade há divergências entre os cristãos ortodoxos sobre a pessoa de Jesus. Confúcio viveu 500 anos antes de Cristo, e o que ele escreveu influencia bilhões de pessoas em todo o mundo. Uma moral elevadíssima que faz com que o povo japonês ao encontrar nos escombros produzido pelo último grande tsunami - ouro, diamantes, euro – os devolvam ao governo. Estes ensinos não podem ser invalidados porque não cita Jesus. E como ele poderia fazer isso? Cícero um dos maiores advogados de todos os tempos defendia os pobres e oprimidos, e é lembrado até hoje pelas suas virtudes. Não pregava o evangelho. Como ele poderia ter feito isso, se Jesus na sua época não tinha ainda nascido? Ora, um grande sábio não crer em Deus não significa que suas teorias serão invalidadas, mesmo sendo lógicas. Nesta última semana um pastor tentou estuprar uma fiel na cidade de Dianópolis-Tocantins, por causa deste comportamento não podemos invalidar o cristianismo. O mesmo acontece com as obras dos homens virtuosos aos quais chamamos de “gênios” ou “premio Nobel”. Presbítero Ismael parabéns por acrescentar matérias ao seu blog que nos ajuda a pensar e a crescer. PARABENS!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. vejamos Os homens escrevem o que querem então faça-mos essa analize com certeza olha-mos, primeiro para queda de alguns anjos ,depois a queda do homem pecando no eden se deus e perfeito porque o que ele cria não é perfeito ,então me pergunto sera que é perfeito mesmo ou existi sei não e como comprova esse deus, alguns se acha sabios mas são tolos ,fé sem,que possa provar e tolice eu acho e outra posso te dar varias pergunta a qual voce não pedera me explicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leco, ninguem ama o que não conhece. Aproxime-se do conhecimento sobre Deus e, só após, tire suas conclusões. Pense sobre isso: um homem passou 3 anos - eu disse 3 anos - desenvolvendo um ministério numa terra conquistada e sofrida e, após sua partida, a civilização muda completamente sua trajetória a ponto da história humana ser contada em A.C. (antes de Cristo) e D.C. (depois de Cristo), esse homem merece pelo menos ter sua história conhecida e estudada, não?.

      Excluir
  3. Caro Ieco,
    Eu também tenho muitas perguntas sem respostas, mas o texto abaixo me pareceu um pouco esclarecedor. Talvez ele sirva pra te fazer refletir um pouco mais sobre suas colocações.
    Se Deus é bom, por que existe o mal?
    "Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:"Deus criou tudo o que existe?".
    Um aluno respondeu valentemente: "Sim, Ele criou..."
    "Deus criou tudo?" perguntou novamente o professor.
    "Sim senhor", respondeu o jovem.
    O professor respondeu: "Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e, partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?.
    O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, regozijava-se por ter provado mais uma vez que a fé era um mito.
    Outro estudante levantou a mão e disse: "Posso fazer uma pergunta, professor?"
    "Claro", foi a resposta do professor.
    O jovem ficou de pé e perguntou: "Professor, o frio existe?"
    "Que pergunta é essa? É claro que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?"
    O rapaz respondeu: "De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo o corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia: o calor é o que faz com que esse corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
    E a escuridão existe?", continuou o estudante.
    O professor respondeu: "Existe".
    O estudante respondeu: "Novamente comete um erro, senhor. A escuridão também não existe. A escuridão, na realidade, é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que é composta, com as suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não! Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente".
    Por último, o jovem perguntou ao professor:
    "Senhor, o mal existe?"
    O professor respondeu: "Claro que sim, é claro que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal".
    E o estudante respondeu:
    "O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem. É o mesmo dos casos anteriores: o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.
    Deus não criou o mal.
    Não é como a fé ou como o amor. que existem como existem o calor e a luz.
    O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente nos seus corações.
    É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz".
    Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado...
    Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?
    E ele respondeu: "ALBERT EINSTEIN"."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa dessa eu não sabia! Por isso gosto de ler as opiniões nesta site sempre tem coisa boa. Obrigada Marcos!

      Excluir
  4. Amado irmão em Cristo, Marcos, grande oficial da Polícia Militar, sua presença em nosso site só abrilhanta ainda mais a nossa postagem, seu comentário foi de uma grandeza impar. Muito obrigado! Que Deus conserve essa mente brilhante assim como a do Coronel Roosevelt que fez um belíssimo comentário! Voltem sempre!
    Leco, obrigado pela sua participação no site! Os questionamentos são muito importantes, dizem que o mundo é movido pelas perguntas e não pelas respostas, pesquise, leia muito, pois sempre há uma resposta para quem busca perseverantemente. A existência de Deus não depende do nosso credo! Crer ou não em Deus, não muda nada em relação à Sua existência. Mas, a nossa existência muda grandemente, quando acreditamos em Deus e o seguimos. Como diz uma propaganda comercial da TV "Experimenta", conheça Deus mais de perto, ninguém que segue a Deus é obrigado a segui-lo, nem a permanecer obedecendo a Ele, todos são livres para seguir ou não, segue a Ele na hora que quer e deixa de seguir na hora que quer também. Para você conhecer a respeito de um determinado objeto você precisa se aproximar dele, tocar nele, estudar ele, caso contrário qualquer comentário a respeito desse objeto será desprovido de veracidade, uma mera opinião, a possibilidade de cometer um erro é muito grande. Por isso Leco, para falar a respeito de Deus é preciso conhecê-lo ou estaremos correndo o sério risco de cometer grandes erros a seu respeito. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Deus abençoe o cuidado que vc trata dos assuntos abordado aqui.

    ResponderExcluir
  6. "Só espero não me tornar um 'deus'. Certamente eu não seria bom nisso". Uma contradição do autor, ele acha que Deus é bom no que faz, quando diz que ele não seria bom nisso! Isso quer dizer que ele acha que Deus é bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nova Bereana, você fez uma excelente observação, parabéns! Continue contribuindo com o crescimento da Obra de Deus com a sabedoria que o Senhor te proporcionou. Um grande abraço!

      Ismael Pereira de Oliveira

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!