LIÇÃO
01 - ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS
TEXTO
ÁUREO
"Sabe, porém, isto: que nos últimos
dias sobrevirão tempos trabalhosos." (2 Tm 3.1)
VERDADE
PRÁTICA
O estudo da Escatologia bíblica traz ao
coração dos salvos a esperança de um dia estarem para sempre com o Senhor Jesus
Cristo.
INTRODUÇÃO
Neste trimestre teremos a oportunidade
ímpar de estudar a respeito do tempo do fim. Nesta primeira lição, examinaremos
a Escatologia bíblica. Para os salvos em Jesus Cristo este é um tema que traz
esperança, pois não há nada melhor do que ter a certeza de que o Salvador
voltará e que viveremos junto com Ele por toda a eternidade. No entanto, para
os descrentes, a segunda vinda de Jesus não oferece motivos para regozijo. As previsões
bíblicas para o futuro dos ímpios são aterradoras: "Os ímpios serão
lançados no inferno e todas as nações que se esquecem de Deus" (Sl 9.17).
Porém, ainda é tempo para o arrependimento e a conversão. Por isso, a Igreja do
Senhor tem a responsabilidade de anunciar Jesus, cumprindo a Grande Comissão
(Mt 28.19,20).
I -
O ESTUDO DA ESCATOLOGIA
1.
Definição. A palavra escatologia tem origem em dois termos gregos:
escathos, "último", e logos, "estudo",
"mensagem", "palavra". O termo grego cognato é éschata, que
significa "últimas coisas". Daí vem à expressão "estudo",
ou "doutrina" das "últimas coisas". Portanto, escatologia é
o estudo sistemático das coisas que acontecerão nos últimos dias ou a
"doutrina das últimas coisas". A escatologia estuda os seguintes
temas: Estado Intermediário, Arrebatamento da Igreja, Grande Tribulação,
Milênio, Julgamento Final e o Estado Perfeito Eterno.
2. A
escatologia e a volta de Jesus. O estudo da escatologia
bíblica mostra que o crente tem de estar sempre alerta, vigilante, pois a volta
de Jesus pode acontecer a qualquer momento: "Portanto, estai vós também
apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais" (Lc
12.40). Muitos desprezam e desdenham das verdades bíblicas, mas Deus vela pela
sua Palavra e em breve Jesus voltará e julgará a todos aqueles que amam a
prática do pecado.
II -
A PREOCUPAÇÃO COM OS FINS DOS TEMPOS
1.
Os discípulos de Jesus. Certa vez, os discípulos de Jesus
fizeram a seguinte indagação ao Mestre: "[...] Dize-nos quando serão essas
coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? (Mt 24.3). Tanto os
discípulos quanto os cristãos do primeiro século desejavam saber a respeito do
fim dos tempos, pois este é um assunto que chama a atenção de crentes e não
crentes. Já no primeiro século algumas pessoas não acreditavam mais na segunda
vinda de Jesus, pois Pedro fala sobre os "escarnecedores" que dizem: "Onde
está a promessa da sua vinda?" Infelizmente, hoje muitos também continuam
achando que a Palavra de Deus não se cumprirá e que o fim não virá (2 Pe
3.3,4).
2.
As previsões falsas sobre o futuro. O homem sempre se
preocupou com o fim dos tempos, por isso, o grande número de falsos profetas e
falsas previsões quanto ao futuro da humanidade. São inúmeras seitas e falsos
profetas que já marcaram a data da segunda vinda de Jesus e o fim de todas as
coisas, pois todos erram.
3.
Falsos profetas.
Certo pastor, marcou o arrebatamento da Igreja para o ano de 1993, e o
início da Grande Tribulação, considerando que o ano 2000 seria o fim do sexto
milênio. Outro "profeta", baseado em cálculos matemáticos, somando ou
subtraindo referências bíblicas e utilizando a contagem bíblica dos tempos,
assegurou que o Anticristo seria revelado em 13 de novembro de 1986 às 17horas
em Jerusalém! Marcou o "fim do mundo" para março de 1987. Mais um
falso profeta foi desmoralizado.
III
- INTERPRETAÇÕES ESCATOLÓGICAS
Existem diferentes interpretações
escatológicas a respeito do fim. Não podemos estudar todas em uma única lição,
porém estudaremos algumas:
1.Futurista.
Essa interpretação considera que a maior parte das profecias ainda vai se
cumprir, começando com o arrebatamento da Igreja e demais fatos subsequentes.
Sem dúvida, é a mais adequada à realidade das profecias sobre os últimos
tempos. Essa corrente, porém,
subdivide-se em:
a)
Pré-tribulacionista. Esta corrente afirma que o Senhor Jesus
arrebatará sua Igreja antes da Tribulação de sete anos (Jo 14.1-3; 1 Ts 4-5).
Segundo Tim Lahaye, aqueles que "interpretam a Bíblia literalmente
encontram razões fortes para crer que o arrebatamento será pré-tribulacional".
O ensino a respeito do arrebatamento é uma doutrina fundamental, porém, o povo
de Deus não precisa estar dividido quanto a tal assunto. O importante é que
Jesus voltará para buscar a sua Igreja.
É importante ressaltar que a corrente
pré-tribulacionista está mais de acordo com o livro de Apocalipse (Ap 4.1-2).
Para os pré-tribulacionistas os crentes serão guardados da Tribulação. Segundo
esta corrente o propósito da Tribulação não é preparar a Igreja para estar com
Cristo, mas, preparar Israel para a restauração do plano de Deus.
b) Pré-milenista.
Essa corrente conclui que a Vinda de Cristo ocorrerá antes do milênio, quando
Cristo virá reinar sobre a Terra.
Grande parte dos cristãos do primeiro
século, eram pré-milenistas. Segundo o pastor Claudionor de Andrade "tal posicionamento foi duramente
combatido por Orígenes que, influenciado pela filosofia grega, passou a ensinar que o Milênio nada mais era que uma
referência alegórica à ação do Evangelho na vida das nações".
c) Midi-tribulacionistas Os
midi-tribulacionistas entendem que a Igreja será arrebatada no meio da
Tribulação.
d) Pós-tribulacionistas. Os
pós-tribulacionistas pregam que a Igreja vai passar pela Grande Tribulação. No
entanto, esse ensino não tem base sólida na Palavra de Deus. Jesus disse à
igreja de Filadélfia, que representa a igreja fiel, que iria guardá-la "da
hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam
na terra" (Ap 3.10). A Igreja não estará mais na Terra quando começar a
Grande Tribulação. Paulo ensina que devemos "[...] esperar dos céus a seu
Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira
futura" (1 Ts 1.10).
2.
Histórica. Considera que o Apocalipse é um livro histórico, cujos
fatos já se cumpriram na sua maior parte. Mas tal entendimento não corresponde
à realidade bíblica.
3.Preterista.
Os
preteristas entendem que o Apocalipse já se cumpriu totalmente na época do
Império Romano, incluindo a destruição de Jerusalém, no ano 70 a.C. Entretanto,
as profecias bíblicas sobre os fins dos tempos indicam que diversos eventos
escatológicos ainda não se cumpriram, como o Arrebatamento da Igreja (1 Ts
4.17), a Grande Tribulação ou "a hora da tentação que há de vir sobre todo
o mundo" (Ap 3.10), a Vinda de
Cristo em glória (Mt 16.27) e o milênio (Ap 20.2-5).
4.
Simbolista. É também chamada de interpretação idealista ou
espiritualista. Tudo é "espiritualizado", simbólico; nada é
histórico, mas apenas uma alegoria da luta entre o bem e o mal. Nessa linha de pensamento, há o ensino
amilenista, segundo o qual não haverá um período literal de mil anos para o
reinado de Cristo. Ensinam que a Igreja está vivendo um milênio simbólico, mas
as referências que indicam que o milênio será literal são muitas (Ap 20.2-5; Hc
2.14). Há os pós-milenistas que pregam que Jesus só voltará depois do milênio.
Os textos bíblicos, porém, indicam uma ordem diferente dos acontecimentos
escatológicos. A ressurreição dos mortos salvos ocorrerá na vinda de Cristo (1
Ts 4.13-17). A volta de Jesus é tão literal quanto o foi a sua Ascensão (cf. At
1.9,11).
CONCLUSÃO
Defendemos a interpretação futurista,
que se revela como a que melhor ajusta-se à boa hermenêutica sagrada, segundo a
qual a Bíblia interpreta-se a si mesma.
Nos livros escatológicos, podemos
identificar algumas profecias que já se cumpriram e também entendemos que há
linguagem simbólica nos livros escatológicos. Mas, em relação aos fins dos
tempos, face à volta de Jesus, cremos que esta se dará antes da Grande
Tribulação.
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Referências
Revista Lições Bíblicas. O FINAL DE TODAS AS COISAS, Esperança e glória para os salvos. Lição
01 – Escatologia, o estudo das últimas coisas. I – O estudo da escatologia. 1.
Definição. 2. A escatologia e a volta de Jesus. II – A preocupação com os fins
dos tempos. 1. Os discípulos de Jesus. 2. As previsões falsas sobre o futuro.
3. Falsos profetas III – Interpretações escatológicas. 1. Futurista a) Pré-tribulacionista.
B) Pré-milenista. C) Midi-tribulacionistas. D) Pós-tribulacionistas. 2.
Histórica. 3. Preterista. 4. Simbolista. IV – Isaque, o bendito do Senhor. 1.
Príncipe de Deus. 2. Profeta de Deus. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 1°
Trimestre de 2016.
Elaboração
dos slides: Ismael Pereira de Oliveira. Pastor na Igreja Assembleia
de Deus, Convenção CIADSETA, matrícula número 3749-12. Inscrito na CGADB,
número do registro 76248. Contatos para agenda: 63 - 84070979 (Oi) e 63 –
81264038 (Tim), pregação e ensino.
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