1.
Contexto histórico. Habacuque exerceu o seu ministério quando os
caldeus marchavam vitoriosamente pelo Oriente Médio (1.6). Tal marcha
iniciou-se em 627 a.C. e foi concluída com a vitória sobre Faraó Neco, do
Egito, na Batalha de Carquêmis, em 605 a.C. (Jr 46.2). Tempo em que, de fato,
os caldeus tornaram-se um império pujante. Isso mostra que o profeta era
contemporâneo de Jeremias e Sofonias (Jr 1.1; Sf 1.1). Ele menciona ainda a
opressão dos ímpios sobre os pobres e o colapso da justiça nacional (1.2-4) e
descreve também o cenário do reinado tirânico de Jeoaquim, rei de Judá, entre
605 e 598 a.C. (Jr 22.3,13-18).
2. Vida pessoal. Não há informações, dentro ou fora do livro, sobre a vida pessoal de Habacuque. Apenas temos a declaração de que ele é profeta (1.1), detalhe este também encontrado em Ageu e Zacarias (Ag 1.1; Zc 1.1). A partir dessas poucas informações e pela finalização de seu livro (3.19), muitos estudiosos entendem que Habacuque era um profeta bem aceito pela sociedade e — há quem afirme — oriundo de família sacerdotal. A literatura rabínica apoia essa ideia.
3. Estrutura e mensagem. No estudo passado, aprendemos que o termo “peso” indica uma “sentença pesada e profecia”. A exemplo do livro de Naum, esse oráculo foi revelado à Habacuque na forma de visão (1.1). A profecia divide-se em três capítulos. O primeiro denuncia a corrupção generalizada da nação e a consequente resposta divina (1.2-17); o segundo, outra resposta do Eterno (2.1-20); e a terceira, a oração de Habacuque (3.1-19). O oráculo divino, que possui a mesma estrutura dos Salmos, tem como principal ênfase a fé.
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Referência
bibliográfica
Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a
Santificação da Igreja de Cristo. Lição 9 – Habacuque – A soberania
divina sobre as nações. I O livro de Habacuque. 1. Contexto histórico. 2. Vida
pessoal. 3. Estrutura e mensagem. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4°
Trimestre de 2012.
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