Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

12 novembro 2012

LIÇÃO 7 – MIQUEIAS – A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA / I - O LIVRO DE MIQUEIAS



1. Contexto histórico. Miqueias era de Moresete-Cate (1.1,14; Jr 26.18), cidade localizada a 32 quilômetros a sudeste de Jerusalém. Miqueias, assim como os demais profetas de Judá, não cita reis do Reino do Norte na introdução de seus oráculos. Seu ministério, porém, aconteceu no período dos reinados “de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá” (1.1). Essas datas estão entre 750 e 686 a.C, mas a soma desses anos deve ser reduzida significativamente por causa das corregências.

O profeta Jeremias afirma que a mensagem de Miqueias foi entregue no reinado de Ezequias (26.18). Considerando os últimos anos de Acaz e os primeiros de Ezequias, Miqueias deve ter profetizado entre 735 a.C. e 710 a.C.

2. Estrutura e mensagem. Trata-se de uma coleção de breves oráculos agrupados em sete capítulos divididos em três partes principais (1,2; 3-5; 6,7). Cada uma das partes marca o imperativo: “Ouvi” (1.2; 3.1; 6.1), que é fraseologia similar a de Isaías (4.1-5; Is 2.2-4).

O assunto do livro é a ira divina em relação aos pecados de Samaria e de Jerusalém. Miqueias dirigiu seu discurso contra a idolatria, censurou com veemência a opressão aos pobres e denunciou o colapso da justiça nacional (1.5; 2.1,2; 3.9-11). Além disso, anunciou, de antemão, o local do nascimento do Messias, em Belém (5.2 cp. Mt 2.1,4-6). O profeta chegou a ser citado pelo Senhor Jesus (7.6 cp. Mt 10.35,36).


_________________________

OBS: O tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e depois “Configurar página”.

Referência bibliográfica

Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a Santificação da Igreja de Cristo. Lição 07 – Miqueias – A importância da obediência. I O livro de Miqueias. 1. Contexto histórico. 2. Estrutura e mensagem. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4° Trimestre de 2012.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Minha Aula de Domingo será a cópia desta lição... Muito bem feita... parabéns...

    Toda segunda e terça estou aqui aprendendo....
    Deus lhe abençoe....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Valda, a Paz do Senhor. É sempre muito bom receber sua visita aqui no site! Obrigado pela deferência ao nosso trabalho, a honra e a glória pertencem ao nosso Senhor Jesus Cristo. Seja sempre bem-vinda! Um grande abraço! Participe sempre!

      Excluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!