1.
O juízo divino é anunciado. Antes de Habacuque perceber a
gravidade da situação, Deus, que está no controle de todas as coisas, apenas
aguardava o tempo oportuno para agir e mostrar a razão de sua intervenção. Tudo
estava nos planos do Senhor. O profeta e todo o povo de Judá precisavam prestar
mais atenção aos acontecimentos mundiais, pois o Eterno realizaria, naqueles
dias, uma obra que eles não creriam, quando lhes fosse contada (1.5). Essa obra
era um novo império que Deus estava levantando no mundo. Não obstante, esse
oráculo também diz respeito à vinda do Messias (At 13.40,41).
2. Os caldeus e a questão ética (1.6). O império dos caldeus crescia e agigantava-se sob a liderança do rei Nabucodonosor. Ele estava a caminho de Jerusalém para invadir a província de Judá. No entanto, Habacuque ficou desapontado com essa resposta. Como um povo idólatra, sem ética e respeito aos direitos humanos, poderia castigar o povo de Deus? Ele pergunta: “por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (1.13). Trataria o Senhor os filhos de Judá como os animais? (1.14). Permitiria à Babilônia fazer o que desejasse com o povo? (1.15-17).
1.
A espera de Habacuque (2.1). Sabedor de que Deus lhe
responderá, o profeta prepara-se para ser arguido por Deus. Ele se posiciona
como uma sentinela — figura comumente empregada para descrever os profetas
bíblicos. Sua função era ficar alerta para escutar a palavra de Deus e
transmiti-la ao povo (Is 21.8; Jr 6.17; Ez 3.17).
2. A visão. A resposta divina veio ao profeta através de uma visão transmitida com agilidade e nitidez, dispensando a necessidade de que alguém lesse e a interpretasse (2.2), pois se tratava de uma mensagem que, apesar de futurística, era claríssima: A Babilônia desaparecerá da terra para sempre! No entanto, Judá, apesar do castigo, sobreviverá (Jr 30.11). O desafio era crer na mensagem! Ainda que seu cumprimento tardasse, Deus é fiel para cumprir a sua palavra (2.3; Jr 1.12). Assim como naquele tempo, o mundo permanece no pecado por causa da incredulidade e por isso não crê na pregação do Evangelho (Jo 9.41; 15.22; 16.9; 2 Co 4.4).
3. O justo viverá da fé. A expressão “alma que se incha” (2.4) refere-se ao orgulho dos caldeus (1.10; Is 13.19). O justo é aquele que crê no julgamento de Deus sobre a Babilônia (2.8). Ele sobreviverá à devastação de Judá pelo exército de Nabucodonosor: “o justo, pela sua fé, viverá” (2.4b). Mas ao mesmo tempo é uma mensagem de profundo significado para a fé cristã (Rm 1.17; Gl 3.8; Hb 10.38). Em o Novo Testamento, o “justo” é quem, proveniente de todas as nações, acolhe a mensagem do Evangelho e é justificado pela fé em Jesus.
Conclusão. A Palavra de Deus é suficiente para corrigir o caminho tortuoso de qualquer pessoa. Apesar de a resposta divina nem sempre ser o que esperamos, ela é sempre a melhor. Quem não se lembra do fato ocorrido na vida de Naamã? (2 Rs 5.10-14). Isso acontece porque os caminhos e os pensamentos de Deus são infinitamente mais elevados que os nossos (Is 55.8,9). Vivamos, pois, pela fé!
_________________________
OBS: O
tamanho original de cada slide é 28x19, para manter as proporções e qualidades
dos slides sugerimos alterar o tamanho do seu slide no PowerPoint em “Design” e
depois “Configurar página”.
Referência
bibliográfica
Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a
Santificação da Igreja de Cristo. Lição 9 – Habacuque – A soberania
divina sobre as nações. III – A resposta divina. 1. O juízo divino é anunciado.
2. Os caldeus e a questão ética (1.6). IV Deus responde pela segunda vez. 1. A
espera de Habacuque (2.1). 2. A visão.
3. O justo viverá da fé. Conclusão. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4°
Trimestre de 2012.
Onde estar o princípio da Lição 09... cheguei aqui com tudo, faminta, preciso de uma ótima lição... Estou sempre aqui... mas quando vi, faltava a primeira parte...
ResponderExcluirEspero voltar e encontrar os dois primeiros pontos..
Parabéns querido...
Deus te abençõe
Maria Valda, a Paz do Senhor! Tem duas maneiras de ver a lição toda, a primeira, é só clicar no link "INÍCIO", é o primeiro link do lado direito do site, bem no início em "PÁGINAS PRINCIPAIS", logo acima do link "MAPA DO SITE". A segunda, é clicar no link "INÍCIO" que fica no final da página do site quando termina as postagens. Em qualquer um desses links abrirá a página principal do site com a publicação da lição inteira. Continue participando! Bons estudos! Deus abençoe! Shalom!
ExcluirPr.Ismael, ficou ótimo o slide sobre a lição de Habacuque, que Deus continue te abençoando uma boa semana!
ResponderExcluirPr.Ismael, ficou ótimo o slide sobre a lição de Habacuque, que Deus continue te abençoando uma boa semana!
ResponderExcluir