Total de visualizações de página

PESSOAS QUE GOSTAM DESTE SITE

25 dezembro 2011

LIÇÃO 01 – O SURGIMENTO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE / I – RAÍZES DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

[1] "1. Gnosticismo. Ainda em seus primórdios, a igreja cristã teve que refutar uma doutrina que demonstrou ser nociva pra a fé evangélica: o gnosticismo. Tratava-se de uma crença que se originou antes de Cristo, e está associada aos sírios, babilônicos, egípcios e gregos. Tal ensino afirmava que a matéria era má e o espírito bom.
Esse dualismo entre matéria e espírito (filosofia do antigo platonismo) levou seus adeptos a negar a realidade da matéria. Já que a matéria não era real, o sofrimento também não passava de ilusão. A influência desse pensamento sobre a Igreja Primitiva pode ser percebida na crença que negava a natureza humana de Cristo. Em outras palavras, Cristo sendo bom não poderia habitar em um corpo físico que era mau. Essa forma de crer levou  o apóstolo João a combate-los veementemente (1 Jo 2.23; 4.2,3;15).
Foi a partir das crenças gnósticas que surgiram os modismos e heresias que viriam ameaçar a pureza da doutrina cristã. Entre estas ameaças está a Teologia da Prosperidade."

[1] "2. Crenças perigosas. Tais pensamentos não ficaram restritos ao passado, pois a humanidade adora especulações (Ec 7.29). Para se entender o surgimento da Teologia da Prosperidade, é preciso conhecer um pouco da história de Phineas Parkhurst Quimby (1802 – 1866), criador do chamado “Novo Pensamento”. Quimby estudou espiritismo, ocultismo, parapsicologia e hipnose e, além de panteísta e universalista, acreditava também que o homem tem parte na divindade. Por isso, defendia que o pecado e a doença existem apenas na mente. Mary Baker Eddy (1821 – 1910), fundadora da “Ciência Cristã”, tornou-se discípula de Quimby após ser, supostamente, curada por ele."


[1] "3. Confissão positiva. A crença que diz ser possível ao cristão viver em total saúde e prosperidade financeira é resultado da junção dessas ideias. A ponte entre as crenças do Novo Pensamento, Ciência Cristã e a fé propriamente dita, foi feita por E. W Kenyon e posteriormente por Kenneth E. Hagin.
Kenyon foi um cristão devoto, mas contaminou-se com os ensinos da Ciência Cristã. Já Kenneth E. Hagin foi influenciado por Kenyon e deste obteve a maioria dos seus ensinamentos. Hagin fundou seu ministério passando a divulgar a Teologia da Prosperidade ou Confissão Positiva. Ao pregar que os cristãos não podem sofrer ou ficar doentes e que devem tornar-se ricos à custa de sua fé, esse ensino tem produzido uma geração de crentes interesseiros e materialistas.
Deus “tornou-se” refém de leis espirituais que Ele supostamente teria criado. O segredo é descobrir como usar tais leis e assim conseguir o que quiser. Uma das mais utilizadas é a do determinismo. Fórmula essa que tem a força de mandar até mesmo em Deus! Uma vez que essas distorções passaram a ser reproduzidas em todo o mundo, não tardaram a chegar aqui através dos que andam à procura de novidades, desprezando a suficiência das Escrituras (Sl 119. 14, 72; Mt 4.4; Jo 17.17)."


[1] Revista Lições Bíblicas CPAD 1°Trimestre de 2012. Lição 01 - O surgimento da Teologia da Prosperidade. I - Raízes da Teologia da Prosperidade. 1. Gnosticismo. 2. Crenças perigosas. 3. Confissão positiva.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Infelizmente vivemos uma situação triste dentro de nossas igrejas. Jesus está realmente voltando.

    ResponderExcluir
  2. Por mais de vinte anos de minha vida, eu fiz uso de Anafranil-50mg diárias, e Rivotril-2mg, devido a um severíssimo quadro psiquiátrico, caracterizado por depressão nervosa profunda, fobia social, alterações cognitivas, compulsões suicidas, alucinações, apatia, inibição psicomotora (efeito zumbi), entre tantos outros, além de ansiedade extrema. No início do tratamento, me foram receitados Haldol e Lítio (antipsicóticos). Os efeitos de tais medicações são terríveis, e entendi que estava sendo feito de cobaia. Parei de queixar os sintomas delirantes (vozes e compulsões), ficando condicionado às medicações inicialmente citadas, Anafranil e Rivotril. Ao final desse tempo, me rendi, à única verdade nesse mundo de sofismas, a Palavra de Deus, o Deus de Abraão, sem adaptações convenientes à natureza humana. Hoje, sou uma pessoa liberta em Cristo Jesus. Tenho a plenitude de Deus em mim, e a manifestação de Seus Frutos: Paz, amor, alegria, mansidão, domínio próprio, benignidade, longanimidade (Gálatas 5). Se eu tivesse encontrado esse Deus maravilhoso ao qual sirvo logo no início dos meus problemas, eu teria estudado, me profissionalizado, sendo uma pessoa próspera. Então, a miséria, apesar de real, é apenas uma situação crida pelo diabo.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação! Volte sempre!