1.
Mau governo. Infelizmente, alguns líderes, como Saul e
Jeroboão I, filho de Nebate, causaram a ruína do povo escolhido (1 Cr 10.13,14;
1 Rs 13.33,34). Amós encontrou um desses maus políticos no Reino do Norte
(7.10-14). Oseias, seu colega de ministério, também denunciou esses males com
tenacidade e veemência (Os 5.1; 7.5-7).
2.
A justiça social. É nossa responsabilidade pessoal lutar por
uma sociedade mais justa. Tal senso de justiça expressa o pensamento da lei e
dos profetas e é parte do grande mandamento da fé cristã (Mt 22.35-40). Amós
foi o único profeta do Reino do Norte a bradar energicamente contra as
injustiças sociais, ao passo que, em Judá, mensagem de igual teor aparece por
intermédio de Isaías, Miqueias e Sofonias.
3. O pecado. A expressão: “Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo” (2.6) refere-se não à numeração matemática, mas é máxima comum na literatura semítica (veja fraseologia similar em Jó 5.19; 33.29; Ec 11.2; Mq 5.5,6). Nesse texto, significa que a medida da iniquidade está cheia e não há como suspender a ira divina.
3. O pecado. A expressão: “Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo” (2.6) refere-se não à numeração matemática, mas é máxima comum na literatura semítica (veja fraseologia similar em Jó 5.19; 33.29; Ec 11.2; Mq 5.5,6). Nesse texto, significa que a medida da iniquidade está cheia e não há como suspender a ira divina.
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Referência
bibliográfica
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