1.
Etimologia: Os termos "casamento" e
"matrimônio" são equivalentes e ambos usados para traduzir o grego gamos,
que indica também "bodas" (Jo 2.1,2) e "leito" conjugal (Hb
13.4). Trata-se de uma instituição estabelecida pelo Criador desde a criação,
na qual um homem e uma mulher se unem em relação legal, social, espiritual e de
caráter indissolúvel (Gn 2.20-24; Mt 19.5,6). É no casamento que acontece o
processo legítimo de procriação (Gn 1.27,28), gerando a oportunidade para a
felicidade humana e o companheirismo.
2.
Simbolismo: A intimidade, o amor, a beleza, o gozo e a
reciprocidade que o casamento proporciona fazem dele o símbolo da união e do
relacionamento entre Cristo e a sua Igreja (2 Co 11.2; Ef 5.31-33; Ap 19.7).
Essa figura é notada desde o Antigo Testamento.
3.
A ordem divina para o casamento de Oseias: Considerando a
santidade do casamento confirmada em toda a Bíblia, a ordem divina parece
contradizer tudo o que as Escrituras falam sobre o matrimônio. Temos
dificuldade em aceitá-la, mas qualquer interpretação contra o caráter literal
do texto é forçada. Quando Jeová deu a ordem, acrescentou: "porque a terra
se prostituiu, desviando-se do SENHOR" (1.2b). Isso era literal. A
infidelidade a Deus é em si mesma um adultério espiritual (Jr 3.1,2; Tg 4.4),
ainda mais quando se trata do culto a Baal, que envolvia a chamada prostituição
sagrada (4.13,14; Jz 8.33).
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Referência
bibliográfica
Revista Lições Bíblicas. OS DOZES PROFETAS MENORES, Advertências e Consolações para a
Santificação da Igreja de Cristo. Lição 02 – Oseias – a fidelidade no
relacionamento com Deus. II O matrimônio. 1. Etimologia. 2. Simbolismo. 3. A
ordem divina para o casamento de Oseias. Editora CPAD. Rio de Janeiro – RJ. 4°
Trimestre de 2012.
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